Exposição ‘Carolina em HQ’ de 19/11/2019 à 14/03/2020

A estreia nacional da exposição Carolina em HQ, composta por originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus, acontece no Museu Campos Gerais nesta terça-feira (19), às 19h. O evento conta com a presença dos autores João Pinheiro e Sirlene Barbosa, que assinam a biografia em quadrinhos Carolina (editora Veneta, 2016).

A curadoria é do jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck, e a exposição é um projeto selecionado pelo Concurso para Seleção de Projetos sobre Expressões e Manifestações da Cultura Afro-Brasileira – Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Conselho Municipal de Política Cultural.

Os artistas João Pinheiro e Sirlene Barbosa contam através dos quadrinhos a história da escritora Carolina Maria de Jesus, grande fenômeno literário do Brasil nos anos 1960. Seu livro de estreia, Quarto de Despejo, ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais 13 países.

Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho.

A história de luta, fama e declínio de umas das mais marcantes vozes femininas da literatura brasileira está em Carolina, biografia em quadrinhos de João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O livro narra sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

A entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até do dia 14 de março de 2020, no espaço cultural Debret, no Museu Campos Gerais, localizado na R. Eng. Schamber, 686 – Centro.

 

5 MOTIVOS PARA VER A EXPOSIÇÃO

1- Conhecer um pouco da vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977)

2- Primeira mostra nacional dos originais da HQ “Carolina”. A anterior aconteceu em Portugal.

3- A HQ “Carolina” foi premiada na França no Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême

4- Autores abrem a exposição e palestram no dia 19 de novembro, terça, 19h, no Museu Campos Gerais

5- Primeira mostra nacional de originais de quadrinhos do Museu Campos Gerais