Exposição ‘João Vilanova Artigas’ aposta em tecnologia e conectividade

Com o avanço da pandemia desde março de 2020, museus de todo o país viram-se obrigados a repensar e intensificar o uso da internet como forma de acesso a acervos e exposições. No Museu Campos Gerais, a vinda da mostra ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’, realizada a partir de acervo e projeto de itinerância do Museu Oscar Niemeyer, permitiu ao museu da Universidade Estadual de Ponta Grossa ampliar ofertas de conectividade.

“Faz parte das intenções dessa parceria entre museus que a exposição seja cada vez mais acessível, em que pesem as particularidades do período de pandemia. Essa experiência caminha ao lado de outras iniciativas do museu na digitalização e da própria UEPG na democratização do acesso ao conhecimento”, explica o diretor do MCG, Niltonci Chaves.

Pela primeira vez, o visitante do salão Saint-Hilaire pode direcionar a câmera do celular para QRCode nos expositores e encontrar informações complementares na web – sejam elas sobre o arquiteto Vilanova Artigas ou sobre a exposição original que deu origem ao recorte por ora apresentado no MCG.

Na seção sobre a arquitetura modernista em Ponta Grossa, o código leva à visualização de maquetes virtuais projetadas em vídeo do YouTube, material desenvolvido por estudantes e docentes do curso de Arquitetura da Cescage.

A abertura da exposição ocorreu de forma online, em live no dia 26 de novembro e disponível no YouTube da UEPG (Clique aqui e confira). A partir de 1º de dezembro, grupos de até cinco pessoas por dia visitaram a exposição mediante agendamento e os devidos controles sanitários. Todas as atividades foram guiadas e mediadas pela equipe de Ação Educativa do MCG.

Nesta terça-feira (8), ocorre a última visita presencial. O agravamento do quadro da pandemia no estado e a observação às novas resoluções da Secretaria do Estado da Saúde leva o MCG a suspender visitações controladas a partir da quarta-feira (9) (Clique aqui e leia a nota).

Uma das opções disponíveis ao público é a visitação por meio de fotografia 360º, acessível no site do museu (clique aqui para acessar). O tour foi produzido pelo fotógrafo Celso Margraf e permite apreciar detalhes das maquetes, fazer a leitura de textos e também acessar, por QRCode, informações complementares da exposição.

Visita online guiada

Um dos experimentos de conectividade do MCG foi a realização da primeira visita online guiada à exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’. A atividade teve como público na tarde de segunda-feira (6), estudantes e professores do projeto de extensão Cultura Plural, do curso de Jornalismo da UEPG, especializado na produção informativa na área da cultura, sob coordenação da professora Karina Janz Woitowicz.

Por meio de reunião na platafoma Google Meet e projeção das imagens em 360º, o público percorreu a mostra, sendo acompanhado pelas informações dos estagiários Ricardo Enguel Gonçalves e Gabriele Alessandra Lima Pedroso, ambos estudantes de História na UEPG. A reunião teve também participação do diretor de acervo Rafael Schoenherr e da professora Patricia Camera, diretora de Ação Educativa do MCG, que explicou os processos de elaboração das técnicas de mediação e interlocução com o público da exposição.

“Foi uma experiência muito proveitosa, ainda que a dinâmica se altere devido à interação tímida do público, uma vez que acompanhando por meio da plataforma virtual tende a participar menos, isso é contrastante com a realização presencial da atividade. Mesmo assim, a visita guiada no formato online cumpriu um dos principais objetivos da mediação: o de provocar os visitantes à percepção dos pormenores expostos nas diversas obras do arquiteto Vilanova Artigas em destaque no Museu Campos Gerais”, comenta Ricardo Enguel Gonçalves.

“Achei bem bacana, é uma maneira de contornar o cenário atual da pandemia e seguir com as visitas guiadas, mas funcionou muito bem com as imagens 360° da exposição”, destaca Gabriele Alessandra Lima Pedroso.

A próxima visita experimental guiada online ocorre com estudantes de Artes Visuais, dentro da disciplina de Curadoria, na sexta-feira, dia 18. Outras propostas de ação nesse sentido podem ser encaminhadas pelo e-mail mcguepg@gmail.com e serão avaliadas pela equipe.

Redes do MCG

A equipe do Museu Campos Gerais prepara novos materiais sobre a exposição e que devem ser publicados ainda nesta semana no Youtube, no Instagram e no site do MCG. Em um dos vídeos, os curadores da mostra, Gustavo Paris e Nisiane Madalozzo, apresentam a pertinência de se debater hoje o legado de Vilanova Artigas e da arquitetura modernista em cidades do Paraná. Nos mesmos canais, é possível acessar vídeos, fotos e relatos dos bastidores de montagem da exposição.

Serviço

•  Tour 360º da exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’, produzido pelo fotógrafo Celso Margraf
    Clique aqui e confira

•  Outras Redes do MCG