Ilustríssimo Leminski apresenta cartazes inspirados em poemas

O Museu Campos Gerais inaugura nesta terça-feira (7) a exposição Ilustríssimo Leminski. Os 11 cartazes em exibição no hall do museu foram produzidos pela turma do 2° ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a partir de uma pesquisa sobre a obra e vida de Paulo Leminski. Com foco na interpretação de poemas, os estudantes desenvolveram processo criativo bom base em orientações das aulas de Gravura e Pintura.

O grupo participou de uma visita guiada, online, à exposição Múltiplo Leminski e assistiu à duas lives feitas com as professoras Patricia Camera, Cristina Mendes e Aurea Leminski. Para os professores, a realização dessa exposição junto ao projeto Múltiplo Leminski promoveu a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na exposição, o visitante pode apreciar os cartazes, acompanhados da declamação da poesia em áudio ou à música que inspirou a criação. As orientações foram realizadas pelos professores Patricia Camera, Cristina Mendes, Marcio Campos e Priscila Mocelin. O evento ocorrerá até dia 22 de janeiro de 2022.

Texto curatorial

O poeta Paulo Leminski é conhecido por sua versatilidade criativa, tendo transitado, além da literatura, pela arte marginal e de rua, o grafite e a cultura pop. Os cartazes, como os lambe-lambes, são uma das mais populares formas de expressão das ruas, veiculando mensagens em muros, postes, pontos de ônibus e onde mais for possível chamar a atenção.

Composta por onze imagens, a exposição Ilustríssimo Leminski é o resultado de estudos que envolvem a gravura e a pintura, os quais foram realizados pela turma do 2° ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da pela turma do 2° ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A partir de pesquisas sobre os usos e funções dos cartazes, surge a união entre as imagens e as palavras, palavras estas, inspiradas no livro Toda Poesia (2013), de Paulo Leminski.

Esperamos que esta contribuição dos estudantes, que ora se agrega à exposição Múltiplo Leminski no Museu Campos Gerais, possa suscitar novos pensamentos sobre a obra do poeta. Procuramos evidenciar possibilidades de inovações didáticas e educativas e, acima de tudo, ampliar o elemento que mais interessa a todos nós: mergulhar no inesgotável universo do artista e dele sair com a sensibilidade aguçada, percebendo que a vida adquire mais sabor diante da complexa obra leminskiana.

(Priscila Mocelin Lara e Cristina Mendes, em dezembro de 2021)