O Museu Campos Gerais comunica mudança na equipe de direção, mediante pedido de desligamento no último mês da diretora de Ação Educativa, Patricia Camera, por motivos pessoais e familiares. Quem assume a função é o professor Ilton Cesar Martins, do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
O professor Martins, novo diretor de Ação Educativa do MCG, atua como professor de História do Brasil nos cursos de graduação e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História. Licenciado em História pela Unespar, é especialista em História do Brasil pela mesma instituição, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutor em História pelo PPGH-UEPG.
Na instituição desde 2021, Ilton Cesar Martins iniciou sua trajetória profissional na Unespar (Campus União da Vitória) em 2006, tendo atuado como coordenador de curso, coordenador de cursos especialização lato sensu e também como coordenador do Laboratório e Acervo de Fontes do Poder Judiciário (Lafjur) entre 2017 e 2020. O docente tem vasta produção tratando de temas como escravidão, violência e interseções entre a História e o Direito na região dos Campos Gerais, bem como da presença negra e da cultura africana e afro-brasileira em nossa região.
O MCG aproveita para enfatizar o trabalho competente da professora Patricia Camera desde setembro de 2018 em diversas frentes de atuação no MCG, movimento indispensável para a reformulação, qualificação e reabertura do museu em abril de 2019. Desde então, a diretora desempenhou de forma dedicada o desenvolvimento de metodologias de interação e pesquisa junto a exposições e acervos, além da organização regular de cursos e eventos de formação.
A docente participou diretamente da viabilização, curadoria, ação educativa ou montagem das diversas exposições ofertadas pelo MCG, incluindo a mostra ainda em cartaz, memórias Entrelaçadas. A então diretora teve ainda papel fundamental na vinda de novos acervos à instituição e respectiva organização, com destaque para Foto Elite e Foto Tanko.
O MCG agradece a parceria nesse período e registra, ainda, que a docente do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em História continua a conduzir pesquisas e demais atividades que solicitam acesso a acervos e espaços do museu, além de contribuir eventualmente com projetos e exposições como professora convidada.