Inclusão social pauta agenda de visitas de grupos ao MCG

Desde a abertura da exposição Memórias Entrelaçadas, no fim de março, e com o fluxo presencial de público normalizado, o Museu Campos Gerais recebe de forma crescente a visita de grupos sociais e escolares. As turmas procuram nos acervos e nas exposições espaço complementar de formação, de problematização, fruição, lazer e diálogo cultural.

Um exemplo disso é a visita de migrantes e refugiados venezuelanos, programada para 23 de junho, dentro das atividades da 37ª Semana do Imigrante, que nesta edição tematiza “Migração e Saberes”. O agendamento foi realizado por intermediação da Cáritas Diocesana e do setor de ação educativa do MCG. As datas de 19 e 20 de junho marcam, respectivamente, o Dia Nacional do Migrante e o Dia Mundial do Refugiado.

Ainda para o mês de junho, estão previstas visitas escolares como a do Colégio Sagrada Família, do Colégio São Jorge e também de estudantes do município de Itararé, em São Paulo. Ainda existem datas disponíveis para visitação. As visitas individuais ou de famílias não precisam ser agendadas.

Em maio, o museu recebeu visita de alunos(as) da Escola de Guardas Mirins “Tenente Antônio João” sediada em Ponta Grossa e administrada pelo Instituto Duque de Caxias. Os jovens puderam conhecer o Núcleo de Digitalização do MCG, exposições e reserva técnica. No mesmo mês, abrigados do Asilo São Vicente de Paulo puderam relembrar lugares e personagens da cidade de Ponta Grossa ao visitarem fotos, objetos e documentação da exposição Memórias Entrelaçadas.

Como agendar sua visita

Existem dois canais de comunicação para agendamento da visita de grupos escolares e sociais. O contato inicial pode ser feito tanto pelo Instagram do MCG (instagram.com/museucamposgerais) quanto por e-mail (museucamposgerais@uepg.br). Recomenda-se informar dados básicos como nome da instituição, contato da pessoa responsável, opções de data e horário, quantidade de estudantes e de professores, faixa etária, objetivo principal da visita, demanda de atendimento a pessoas com necessidades especiais ou deficiência. A partir daí, a equipe de ação educativa retorna com as informações necessárias e combina-se a melhor programação.

Quais as exposições em cartaz

Memórias Entrelaçadas (em cartaz até julho): a mostra apresenta um conjunto de seis acervos incorporados ao museu e pesquisados durante os anos iniciais de pandemia. São peças e documentação diversificada que expressam transformações no campo cultural desde a virada do século XIX para o XX, com ênfase na imprensa, no campo da fotografia, do teatro, da publicidade e da própria universidade.

Salus – histórias da saúde em Ponta Grossa: a exposição reúne objetos de hospitais, clínica odontológica e farmácia de modo a remontar distintos saberes que se organizam para a constituição do campo da saúde na cidade, em período anterior ao das especializações médicas. Destaca-se o módulo referente à trajetória da enfermeira Wanda Horta, com documentação de interesse ao campo da enfermagem, e o escritório do psiquiatra Cândido de Mello Neto.

Intelectualidades – trajetória de Wilson Martins: mostra alusiva ao percurso do crítico literário, professor e jornalista Wilson Martins. O público pode visitar parte de sua biblioteca, de seu sistema de catalogação de obras e conhecer prêmios e condecorações do autor de História da Inteligência Brasileira.

Ilustríssimo Leminski: mostra na recepção do museu apresenta gravuras de autoria de estudantes de Artes Visuais da UEPG inspiradas em poemas de Paulo Leminski.

Auditório Brasil Pinheiro Machado

O MCG dispõe de auditório próprio para exibição de filmes, vídeos instrutivos, bem como para abrigar aulas e oficinas. A capacidade é para 50 pessoas. A solicitação de uso segue a mesma lógica das visitas escolares e de grupos sociais.

Conectividade

Todo o espaço do museu dispõe de sistema wi-fi de acesso a Internet. As exposições Memórias Entrelaçadas e Ilustríssimo Leminski trazem QRCode que pode ser acessado por visitantes com o uso de celular para o aproveitamento de informações complementares em texto, áudio e vídeo. Outras formas de navegação digital pelo museu são o serviço de visita em 360º disponível no site do MCG e o repositório Memórias Digitais.