MCG faz atividade interna com a presença da professora Rosangela Zulian

Na tarde de ontem (07/02) a equipe do MCG participou de uma atividade interna.

A atividade em questão foi a apresentação do nosso ex-Residente Técnico, Me. Giuvane de Souza Klüppel, de seu TCC referente a especialização em Gestão Cultural concluída na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), possibilitada pelo programa de Residência Técnica do Estado do Paraná (Restec). O orientador deste trabalho foi o Diretor do Museu, Niltonci Chaves, e a banca o Diretor de Ação-Educativa e de Acervos do MCG, Ilton Martins e Robson Laverdi, respectivamente.

Giuvane, graduado em História pela UEPG e Mestre em Estudos da Linguagem na mesma instituição, integrou a equipe do Museu por dois anos como bolsista do programa Restec. Este programa é uma iniciativa organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio da Coordenadoria de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão, tendo como parceiros e parceiras as universidades estaduais, órgãos e autarquias da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Paraná.

O objeto de análise de Giuvane para o seu trabalho final foi o próprio Museu Campos Gerais, suas trajetórias, seus diretores, locais de atuação, as disputas políticas e de narrativas que permeiam a existência do Museu desde as primeiras discussões sobre a preservação da cultura e da identidade regional em Ponta Grossa, iniciadas a partir de 1948 pelo Centro Cultural Euclides da Cunha – CCEC (1947-1985).

O principal objetivo da apresentação de Giuvane para o grupo foi o caráter basilar de sua análise para se pensar toda a expografia para uma exposição sobre o Museu, que será uma das exposições fixas na Sede Histórica em um futuro breve.

Convidada para assistir e debater o trabalho apresentado por Giuvane Klüppel, a professora Rosangela Zulian, que por mais de três décadas foi um quadro referencial do Dehis/UEPG participou da atividade, compartilhando suas memórias sobre o MCG, a FAFI, o Centro Cultural Euclides da Cunha e o professor Faris Michaele, fundador do Museu. Ao final da atividade, a professora “Pingo”, como é carinhosamente chamada, recebeu uma homenagem por parte da equipe do MCG.

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico no MCG.

Fotos: Instagram.