MCG participa da 20ª Semana Nacional de Museus e divulga programação

O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), volta a participar de forma presencial da Semana Nacional de Museus, após dois anos de programação remota on-line em função da pandemia. A 20ª edição desse que é um dos principais eventos nacionais do setor inicia na próxima segunda-feira (16), no Auditório Brasil Pinheiro Machado. Painéis, palestras e oficinas vão até a sexta-feira (20), com opções sempre gratuitas tanto no período matutino, quanto vespertino e noturno.

O evento é aberto ao público e deve reunir estudantes e docentes de diferentes áreas do conhecimento, além de agentes universitários e profissionais do segmento museal. Para otimização das acomodações e certificação, recomenda-se às pessoas interessadas fazer inscrição antecipada via formulário eletrônico. A participação integral corresponde a 20 horas em evento de extensão.

A organização tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex), da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti/PR) e da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), entidade criada no ano passado.

O Poder dos Museus’

Para debater o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação do MCG na 20ª Semana Nacional de Museus realiza abertura solene na segunda-feira (16), às 19h. A mesa-redonda apresenta o processo de restauro da sede histórica do museu. Participam o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, e o juiz federal Antônio César Bochenek.

No dia seguinte ocorre, pela manhã e em Curitiba, a única atividade dirigida e de participação restrita, voltada à qualificação de quadros profissionais da Remup. Agentes das entidades que compõem a rede de museus universitários do Paraná participam de curso rápido sobre identificação de autenticidade de obras de arte e objetos de herança cultural. A formação resulta de parceria entre a Polícia Federal e o Centro de Ciências Forenses da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já em Ponta Grossa na tarde de terça-feira (17), ocorre o painel, aberto ao público, voltado ao relato de experiências de trabalho e de pesquisa com acervos históricos. Participam da mesa os professores Ilton Cesar Martins e Elizabeth Johansen, ambos do Departamento de História da UEPG.

No dia 18, às 19h, o professor Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências, faz apresentação de livro sobre o Museu de Ciências Naturais da universidade, em fase de implantação dentro do Complexo de Museus da UEPG. Complementam a conversa a docente Carla Pimentel (Degeo), o professor Denilton Vidolin (Debio) e o mestrando Christopher Santos (PPGG/UEPG).

Na quinta-feira, às 19h, o professor Leonel Brizolla Monastirsky, da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC), faz palestra sobre “Patrimônio e Memória”. O evento acontece no Auditório Brasil Pinheiro Machado, no MCG. Por fim, no dia 20, o Núcleo de Digitalização do museu ministra oficina sobre digitalização de documentos. A ação aplicada inicia pela manhã e se estende pela tarde.

Confira a programação do MCG na 20ª Semana Nacional de Museus:

16/05, segunda-feira, às 19h

Abertura da 20ª Semana Nacional de Museus – ‘O Poder dos Museus’.

Conferência: Restauro da sede histórica do MCG

Miguel Sanches Neto (reitor da UEPG)

Andrea Tedesco (pró-reitora de Planejamento)

Antônio César Bochenek (juiz federal)

17/05, terça-feira, às 9h

Curso dirigido de qualificação (Remup)

Identificação de Autenticidade de Obra de Arte.

Seti/PR, Polícia Federal e Centro de Ciências Forenses da UFPR.

17/05, terça-feira, às 14h

Painel: Trajetórias em Acervos

Ilton Cesar Martins (Dehis/UEPG)

Elizabeth Johansen (Dehis/UEPG)

18/05 – quarta-feira, às 19h

Mesa-redonda: O Museu de Ciências Naturais – Geodiversidade e Biodiversidade

Antonio Liccardo (MCN)

Carla Pimentel (Degeo)

Denilton Vidolin (Debio)

Christopher Santos (PPGG/UEPG).

19/05/ – quinta-feira, às 19h

Palestra – Patrimônio e Memória

Leonel Brizolla Monastirsky – Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).

20/05/ – sexta-feira, das 9h às 17h

OFICINA – Digitalização de Acervos

João Paulo Leandro de Almeida (PPGG/UEPG e MCG)

Gabriele Alessandra de Lima Pedroso (MCG).

Comentários: 2

1. […] no local. A atividade integra mostra Cinema e Diversidade e funciona como aquecimento para a 20ª Semana Nacional de Museus, que inicia na segunda-feira […]

Os comentários estão fechados.