MCG prepara exposições para 2022

O Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual dePonta Grossa (UEPG), fecha temporariamente ao público neste mês de fevereiro. O motivo é a necessidade de reorganização do espaço expositivo principal para montagem das novas mostras previstas para este ano.

A equipe do MCG trabalha com a estimativa de reabertura no mês de março, com exposição sobre os acervos que chegaram durante os dois anos de pandemia. Pretende-se oportunizar ao público conhecer histórias em geral reservadas ao bastidor do museu e ainda inéditas aos visitantes, com peças e documentações diversificadas que passaram a compor o acervo nos últimos meses.

“Nossa primeira exposição de 2022 deve enfatizar a história local a partir de acervos que nos são recentes do ponto de vista da incorporação ao museu após doação, ainda passam pelas primeiras pesquisas, mas que são fundamentais para se pensar e debater a identidade cultural ponta-grossense”, explica o diretor do MCG, Niltonci Chaves.

O professor diz que o desenvolvimento da mostra envolve trabalho interdisciplinar de grupos de extensão e de pesquisa que se somam à equipe do museu. “Vamos expor em uma única mostra múltiplos acervos que expressam possíveis conexões e também singularidades no campo da produção cultural, na trajetória da universidade e na relação dos moradores com a cidade ou com a região. Quem vier ao museu a partir do próximo mês com certeza vai se identificar com alguma dessas coleções”. Além da exposição de reabertura do ano, o MCG trabalha em duas outras mostras previstas para 2022 no salão Saint-Hilaire.

Pesquisadores

O agendamento para pesquisa no acervo documental do MCG rebre nesta terça-feira (8). Basta preencher o formulário online disponível aqui e aguardar o contato da equipe do museu. As consultas presenciais reiniciam, conforme programação agendada, no dia 16.