MCG prestigia lançamento de obra sobre ex-governador do PR

O mesmo auditório que outrora abrigou discurso do então governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Netto, sediou na noite de ontem (6) palestra de revisão de sua trajetória e de seu legado ao desenvolvimento regional.

Direção e Núcleo de Digitalização do Museu Campos Gerais prestigiaram em Curitiba o lançamento do livro “O Paraná Moderno de Bento Munhoz da Rocha Netto – Ações para implantação de novo modelo agrário (1951-1955)”, de autoria do professor e historiador Renê Wagner Ramos, assessor de Cultura e Museus da @setiparana.

O evento na Biblioteca Pública do Paraná teve presença de familiares do professor e engenheiro Bento Munhoz da Rocha Netto (1905-1973), do governador do Paraná em exercício, Darci Piana, do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, da superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira e do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. O público foi recepcionado pelo diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost.

O livro analisa o governo do professor Bento Munhoz da Rocha Netto entre 1951-1955. A obra resulta de tese de doutorado em História e discorre sobre um novo projeto agrário, que teve como base colônias agroindustriais e o cooperativismo, e como este fez o Estado investir em infraestrutura de energia, transportes, educação e saúde.

Em comum, palestrantes destacaram o papel das universidades no fortalecimento do modelo econômico e de desenvolvimento agroindustrial. O professor Renê abordou ainda a maior disponibilidade de fontes históricas para pesquisa como nova possibilidade de interpretação do Estado.

A equipe do MCG, ao lado da professora Ana Paula Peters, do curso de Museologia da Unespar, representou a Rede de Museus Universitários do Estado do Paraná.