Ainda na tarde de ontem (07/02), o MCG recebeu as professoras Lorena Zoomer (Dehis/UEPG) e Talita Gonçalves Medeiros (UNIMONTES), que coordenaram a produção de uma entrevista com Débora Osorio e Dilmaniz Osório, ambas filhas da modista Dilma Ozório, para o projeto de extensão do Museu, intitulado “Entre Linhas, Fitas e Folhas: o Acervo de Dilma Ozório nos Campos Gerais”.
Este projeto de extensão busca produzir uma exposição no Museu a partir do acervo de Dilma, que está sob a salvaguarda do MCG desde 2006. O trabalho das professoras ao entrevistar as filhas é trazer um olhar e uma narrativa mais intimista e familiar para a exposição. Além disso, visa compreender a dinâmica de trabalho de Dilma, tanto profissional quanto intelectual, uma vez que o acervo possui cadernos de anotações, croquis, revistas nacionais e internacionais, entre outros itens. Débora e Dilmaniz contribuíram na contextualização de alguns desses objetos.
As entrevistas desempenham um papel fundamental para auxiliar na expografia e curadoria da exposição, acrescentando informações que vão além de Dilma Ozório como uma modista famosa que exerceu grande influência social nos Campos Gerais e que ganhou diversos prêmios notáveis durante toda sua carreira, desde a década de 1950 até o início do século XXI.
Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico no MCG.
Fotos: Instagram.