Ontem (01/12) o MCG recebeu o professor do Departamento de História da UEPG e ex-diretor do Museu (2006-2009), Roberto Edgar Lamb, e sua turma do 3º ano de Bacharelado em História.
No período em que o Prof. Roberto foi diretor do Museu, as discussões sobre a criação de um Plano Museológico para os museus do Brasil eram bastante embrionárias. Foi com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, lidando com o Estatuto de Museus, que se estabeleceu a obrigatoriedade da estruturação, execução e atualização do Plano Museológico para todos os museus brasileiros.
Sabendo disso, e lecionando a disciplina de Museus e Espaços de Memória para o Bacharelado, o Prof. Roberto realizou uma aula com a sua turma no Auditório Brasil Pinheiro Machado para debater temas como: conceitos de museu e suas novas abordagens, patrimônios históricos e Plano Museológico.
Como forma de aprofundar o último tema, o atual Diretor do MCG, Prof. Niltonci Chaves apresentou o Plano Museológico ainda vigente no Museu e explicou todo o contexto de sua produção e execução. Também evidenciou as transformações que o Museu passou e vem passando desde os primeiros anos de implementação do Plano até os dias de hoje, com o fortalecimento de novas redes de comunicação e parceria entre os museus paranaenses e, principalmente, dos Campos Gerais, a produção técnica e científica do Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais (LAMUHD), a futura abertura da Sede Histórica do MCG, o diálogo direto e constante com o PPGH/UEPG, e como esse conjunto de coisas pautará a elaboração do novo Plano Museológico do MCG, que deverá entrar em funcionamento a partir de 2024.
Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico no MCG.
Fotos: Giuvane Klüppel / Residente Técnico no MCG.