MCG sedia eventos internacional e nacional de ensino de história

O Museu Campos Gerais sedia nesta semana as Terceiras Jornadas Latino-americanas de Ensino de História e o XIII Seminário Nacional de Didática da História. A programação vai de quarta a sexta-feira (27 a 29 de abril) e inclui conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A iniciativa é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em História da UEPG, por meio do Grupo de Estudos em Didática da História, e da Maestría en Enseñanza de la Historia da Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF).

O evento híbrido discute as Encruzilhadas do ensino e aprendizagem da História na América Latina’. “O tema do evento, encruzilhadas do ensino e aprendizagem de história, reflete o momento atual de crise de legitimidade da história e seu ensino, diante da ascensão dos extremismos ao poder político e a parcelas importantes da hegemonia cultural de nossa sociedade, bem como do avanço de políticas públicas oriundas da ideia de estado mínimo no qual o espaço curricular e cultural para o ensino de história vem sendo constrangido”, informa o texto de apresentação.

A inscrição para ouvintes vai até o dia 26 e deve ser feita no site do evento.

A conferência de abertura debate “História e Ensino de História na América Latina”, com Sebastián Plá, da Universidad Autónoma de México, às 18h. Os painéis de diálogo ocorrem às 14h de quarta a sexta (veja a programação completa), em salas do PPGH no terceiro andar do museu e também no Auditório Brasil Pinheiro Machado.

Imagem de Rafael Schoenherr (2019)