Museu Campos Gerais abriu nesta quinta exposição sobre ‘Foto Cine Clube Vila Velha’

A simples menção ao nome “Foto Clube Vila Velha” em qualquer roda de conversa sobre fotografia em Ponta Grossa de imediato levanta lembranças e inquietações. Um misto de nostalgia e curiosidade por essa iniciativa setentista contagia pessoas de diferentes gerações apaixonadas por foto e que atuam na cidade 45 anos depois. Quando se encontram, o nome do fotoclube é uma espécie de código ou senha sobre a ainda pouco conhecida história local da fotografia – em que pesem tantas lacunas e valiosas contribuições.

Uma parte dessas informações entra em cartaz nessa quinta-feira (12) às 19h, no Museu Campos Gerais (R. Engenheiro Schamber, 686), com a exposição “Foto Cine Clube Vila Velha”. A mostra na recepção do museu se estende até maio e apresenta cartazes de exposições, documentos institucionais e fotos que oferecem um recorte da história do grupo, criado dentro do espaço universitário, em 1975, no então chamado Centro de Criatividade.

Trazer indícios e informações sobre como funcionava essa iniciativa relevante da trajetória da fotografia na cidade é o objetivo de pesquisa do ensino médio em Ponta Grossa. A investigação “Organização inicial do acervo documental e iconográfico do Foto Cine Clube Vila Velha” está registrada na modalidade PIBIC JR da Pró-Reitoria de Pesquisa da UEPG e tem financiamento do CNPq.

A estudante Marianne Lechinovski, inicialmente do colégio Senador Correia e, agora, do Regente Feijó, realiza a pesquisa sob orientação do professor Rafael Schoenherr, do Mestrado em Jornalismo da UEPG e diretor de acervo do Museu Campos Gerais. É a primeira vez que a estudante trabalha com acervos e conhece ‘por dentro’ um museu. O que mais chamou a atenção de Marianne nesse trabalho foram os documentos do fotoclube, como fichas de inscrição dos associados, com detalhes como profissão e equipamento fotográfico utilizado.

Para Schoenherr, realizar a exposição é uma experiência que mescla aprendizado, pesquisa e ação cultural. “É a primeira vez que o MCG faz uma exposição com base em resultado de uma pesquisa de ensino médio nessa interação com a universidade. O levantamento foi iniciado em agosto do ano passado e esse é um dos resultados de curto prazo desse contato inédito com um acervo precioso a ser explorado”, explica o professor.

Exposição ‘Foto Cine Clube Vila Velha’
abertura: 12/03/2020, às 19h
em cartaz até maio na recepção do MCG

Pesquisa: Marianne Lechinovski e Rafael Schoenherr
Curadoria: Marianne Lechinovski e Guilherme Alves da Silva
Montagem: Marianne Lechinovski e Guilherme Alves da Silva
Apoio: Projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Estadual Senador Correia, Colégio EstadualJosé Elias da Rocha, Pró-Reitoria de Pesquisa da UEPG, Mestrado em Jornalismo (UEPG), Neomil Macedo (Gráfica UEPG, doação de acervo).

Outras informações: (42) 3220-3470