Museu Campos Gerais fornece Oficina de Digitalização de Periódicos

A digitalização desempenha papel importante para a arquivologia, a ciência de organização de arquivos. Os principais fundamentos da digitalização são a preservação de documentos e sua acessibilidade, além da sustentabilidade em guardar arquivos digitalmente.

No dia 18 de abril, foi realizada no Museu Campos Gerais a oficina de digitalização de periódicos, que faz parte do projeto “Transição Digital nos Programas de Ciências Humanas e Sociais da UEPG e no Museu Campos Gerais”, financiado pela Fundação Araucária. O projeto tem como objetivo intensificar a digitalização nas pesquisas dos PPGs envolvidos. A oficina é promovida pela parceria entre o Programa de Pós Graduação em Jornalismo (PPGJOR), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA), o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Museu Campos Gerais.

O evento foi ministrado por João Paulo Leandro de Almeida, coordenador do Núcleo de Digitalização do museu e doutorando em Geografia na UEPG (CAPES). Ele foi assessorado por Gabriele Lima Pedroso e Andrielí Gmach, que atuaram junto ao núcleo até o mês de abril.

O ministrante da oficina ensinou estudantes da graduação e pós-graduação em Jornalismo a digitalizar documentos e sua importância para a arquivologia. De acordo com Almeida, a preservação e disponibilização do material digitalizado são fatores de suma importância para a pesquisa e acessibilidade de outras pessoas. “Na minha observação, a oficina foi enriquecedora, tanto para as pessoas que foram em busca de conhecimento sobre a digitalização, quanto para pessoas que integram ou integraram o Núcleo de Digitalização, pois identificamos observações sobre nossa prática de pesquisadores do campo do Jornalismo, abrindo possibilidades de avanços com parcerias. Os limitadores relacionados ao tempo de uma oficina (2 horas) e ao número de equipamentos do núcleo, que impediram uma efetiva prática, não impediu que fosse transmitido como ocorre o processo de digitalização e as adaptações necessárias a determinados periódicos.”

A chefe do departamento de Jornalismo da UEPG, Karina Janz, esteve presente na oficina, bem como a agente universitária Taís Maria Ferreira, técnica do laboratório de foto e coordenadora do arquivo de fotografia do departamento de Jornalismo. Também estavam presentes estudantes da graduação e da pós-graduação em Jornalismo, incluindo integrantes do projeto Ações Culturais no MCG, que levaram exemplares do antigo jornal estudantil “Cajado”, do Centro Acadêmico de Jornalismo.

Os documentos digitalizados no Museu Campos Gerais estão disponíveis na aba “Memórias Digitais”, no site do museu. Esse acervo contém um repositório variado de periódicos da região de diversos períodos, além de livros, fotografias e demais documentos. O Memórias Digitais pode ser acessado pelo link: http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/

Texto: Mariana Borba / Ações Culturais no MCG
Fotos: Loren Leuch e Mariana Borba / Ações Culturais no MCG