Museu Campos Gerais lamenta falecimento do fotógrafo Domingos Silva Souza

O Museu Campos Gerais lamenta o falecimento neste sábado (20) do fotógrafo Domingos Silva Souza, aos 79 anos. Ele foi vítima de um acidente vascular cerebral nesta madrugada, na cidade de Rondon do Pará, no estado do Pará, onde residia com a família desde 2019. O museu e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prestam condolências aos familiares neste momento de profundo pesar.

Domingos Silva Souza iniciou na fotografia em Ponta Grossa em meados de 1950, na empresa Foto Weiss. Pouco mais de duas décadas depois, assumiria o comando do Foto Elite, então localizado na Avenida Bonifácio Vilela e que, mais tarde, se tornaria um ponto de referência na Rua Francisco Ribas, visitado não apenas por clientes, mas também por professores, estudantes e amigos de longa data.

Formado em Geografia pela UEPG, Domingos mais tarde viria a prestar serviços fotográficos diversos para a universidade, também para a Câmara Municipal de Vereadores, para a Telepar (a conta de telefone dependia da foto do registro), para o Jockey Clube, Sesc, clubes sociais diversos, hospitais (costumava-se fotografar partos, por exemplo), jornais (que em geral não possuíam laboratório próprio para revelação), entre tantas outras instituições e encomendas.

Ciente da importância das imagens constituídas ao longo de quase sete décadas para a documentação da vida social no município e mediante a intenção de encerramento das atividades do Foto Elite, a UEPG adquiriu o acervo em julho de 2019. Na ocasião, uma homenagem simbólica na Reitoria, em Uvaranas, emocionou o fotógrafo Domingos, que assistiu atento a esse vídeo:

Antes disso, naquele mesmo ano, Domingos marcou presença na reabertura do museu, em 12 de abril. Foi flagrado, por outras lentes, então feliz, como de costume, com amigos e conhecidos que não evitavam o contato com essa pessoa de conversa fácil, amistosa e de raro conhecimento. Uma das fotos marcantes dessa noite registra o oportuno encontro entre o autor da exposição, o fotógrafo Orlando Azevedo, e Seu Domingos.

Antes de sua mudança ao Pará, em julho de 2019, as equipes do Museu Campos Gerais e do projeto Lente Quente, do curso de Jornalismo da UEPG, gravaram um longo depoimento de Domingos sobre o então recém-adquirido acervo do Foto Elite. O vídeo está disponível no canal do MCG no Youtube:

Neste documentário – ‘Foto Elite: acervo em pesquisa’ – o fotógrafo relembra em detalhes sua entrada no ramo da fotografia e as diferentes fases que marcaram seu trabalho em Ponta Grossa, além do contato com outros profissionais, como Germano Koch, falecido em dezembro passado, de quem herdou o Foto Elite e com quem aprendeu muito do ofício.

Outra produção audiovisual que capta cenas do evento de despedida da cidade organizado por Seu Domingos e reúne falas de homenagem ao trabalho do fotógrafo é o documentário ‘Nas Lentes de Domingos’, do Canal Historiô:

Em setembro de 2019, por ocasião do aniversário de Ponta Grossa, o museu promoveu a primeira mostra parcial de imagens do acervo do Foto Elite, marcando o início dos trabalhos de estudo e investigação sobre fotos e negativos. A exposição foi organizada pela professora Patricia Camera, diretora de Ação Educativa do MCG e coordenadora do projeto de extensão que faz a curadoria do Fundo Foto Bianchi.

Uma equipe multidisciplinar de estudantes e pesquisadores se dedica desde então para conservação, organização e identificação de mais de 200 mil negativos fotográficos, documentos e peças do acervo Foto Elite, no MCG. Em 17 de dezembro de 2020, Domingos esteve no museu e concedeu uma última entrevista aos pesquisadores.

Para a direção do MCG, a dedicação de Domingos Silva Souza ao ofício se materializa na diversidade presente no acervo documental e iconográfico, no volume de registros que documentam diferentes faces da vida em Ponta Grossa e na região, o que obriga a se pensar daqui em diante em seu trabalho e na sua vida como um capítulo fundamental da história local da fotografia.

texto: Rafael Schoenherr

Fotos: Andrea Rita da Silva Nabozny (1); David Candido/Lente quente (2, 3, 4 e 5)