A grande procura de público pela exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista Paulo Leminski (1944-1989), vista por mais de mil pessoas no Museu Campos Gerais, levou à prorrogação da mostra, que poderá ser visitada até 22 de janeiro em Ponta Grossa.
“Quisemos dar oportunidade para ainda mais gente poder ver a exposição. Estamos prorrogando devido ao sucesso e procura do público, principalmente depois da abertura para visitação sem necessidade de agendamento prévio”, afirma Aurea Leminski, curadora da mostra.
O legado do artista está espalhado por toda área do Museu Campos Gerais destinada à exposições. Neste espaço, há painéis com fotos, vídeos, discos, reproduções de grafittis, histórias em quadrinhos, poesias, cadernos de anotação e livros. Nesse ambiente, o visitante pode conhecer um pouco mais desse multifacetado intelectual que transitava entre o romance, a poesia, a biografia, a tradução, o jornalismo, a publicidade e a composição musical.
Aberta em 3 de agosto, o acervo seria desmontado no início de dezembro. Com a nova data, vieram também novidades para as atividades paralelas do projeto. No dia 07/12, será inaugurada a mostra Ilustríssimo Leminski no hall do Museu Campos Gerais. Os 11 cartazes foram produzidos pela turma do 2° ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a partir de uma pesquisa sobre a obra e vida de Paulo Leminski. Com foco na interpretação de seus poemas, os alunos desenvolveram processo criativo com base nas orientações dadas durante as aulas de Gravura e Pintura, ministradas pelas professoras Patricia Camera e Cristina Mendes, no curso de Artes Visuais da UEPG.
Depois de Ponta Grossa, a exposição Múltiplo Leminski segue para Cascavel, décima segunda cidade a receber a exposição, no Brasil. A primeira foi Curitiba, terra natal do poeta. Na capital paranaense, a exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) foi vista por mais de 180 mil pessoas.