Museu Campos Gerais firma parceria com Colégio Estadual Presidente Kennedy (CEPK)

Na última quinta-feira (26/10) o MCG recebeu a visita da professora Gilsani Dalzoto, diretora do Colégio Estadual Presidente Kennedy (CEPK), tradicional escola pública de Ponta Grossa que em 2024 completa 60 anos de fundação.

A visita resulta de conversas prévias entre a diretoria do Museu e a diretora do CEPK para uma parceria entre as instituições a fim de possibilitar o resguardo de acervos. Neste caso, a colaboração busca, através do MCG e de sua equipe, cuidar, monitorar, digitalizar e democratizar o acesso ao acervo do Colégio Kennedy.

A professora aproveitou a visita ao museu para entender o funcionamento do nosso Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais (LMHD), local onde o acervo será trabalhado para tornar-se disponível para pesquisadoras e pesquisadores futuros no repositório Memórias Digitais (http://memoriasdigitais.museu.uepg.br). Na ocasião, a professora Gilsani Dalzoto reencontrou o bolsista Matheus Felipe D´Avila, egresso do CEPK, que atualmente atua no LMHD. O momento emocionou professora e ex-aluno e mostrou o quanto o diálogo entre instituições públicas de ensino são fundamentais para a formação de jovens em nosso país.

Coincidentemente, durante a visita da diretora do Presidente Kennedy, o Museu recebeu os primeiros documentos do Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez, trazidos pela professora Lindamar de Fátima Galiotto, que passarão por procedimentos de tratamento, identificação e digitalização, similares aos que serão realizados com a documentação do CEPK.

Ao final da visita ocorreu a formalização da cooperação entre o MCG e o CEPK com a assinatura do Termo de Cessão dos documentos.

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico do MGC.

Fotos: Giuvane Klüppel / Residente Técnico do MGC.