Exposição vem do Museu Oscar Niemeyer e tem abertura online na próxima quinta-feira (26)
Após oito meses de recesso nas exposições em função da pandemia, o Museu Campos Gerais reabre o calendário na próxima quinta-feira (26), com mostra da arquitetura de Vilanova Artigas, um dos ícones da história do modernismo no país. As peças e maquetes do acervo do Museu Oscar Niemeyer chegaram nesta semana e encontram-se em fase de finalização da expografia e iluminação.
A exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’ tem curadoria local da professora da UEPG e arquiteta Nisiane Madalozzo, dividida com o curador Gustavo Paris, arquiteto de exposições do MON. O evento resulta do projeto de itinerância de mostras do museu pelo interior do estado. Trata-se da primeira parceria entre os dois espaços para intercâmbio de exposições.
A abertura ocorre de modo online, em reunião remota transmitida pelas redes oficiais da UEPG (YouTube). A visitação do público, adaptada e controlada conforme protocolos de segurança, ocorre a partir de 1º de dezembro, mediante agendamento prévio. No primeiro mês, serão permitidos pequenos grupos de cinco pessoas de cada vez. Os detalhes de agendamento serão divulgados no site do MCG na próxima semana. Todas as visitas serão guiadas e respeitam as normas sanitárias e de higiene de combate à covid-19.
O público também terá acesso remoto às exposições, através de visitação em 360º no site do MCG, além de outros materiais de divulgação que passam a circular na próxima semana, a partir de depoimentos de pesquisadores e especialistas na área do patrimônio histórico e cultural – que investigam as marcas de Vilanova Artigas em Ponta Grossa.
A realização da exposição é da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com apoio da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais e da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).