Museu de Ciências Naturais da UEPG lança documentário sobre Geodiversidade na América do Sul

O documentário “South America: Geodiversity Between Two Seas” (América do Sul: Geodiversidade entre dois Mares) foi a atração do terceiro dia da 15ª Primavera dos Museus, na programação do Museu Campos Gerais (MCG). O audiovisual aborda geoturismo, geodiversidade e patrimônio geológico. O filme de 30 minutos tem como cenário diversas paisagens do Paraná, como as Cataratas do Iguaçu, Buraco do Padre, Parque Nacional dos Campos Gerais e a ilha do Mel. O vídeo percorre em cerca de 30 minutos mais de 20 parques, sítios arqueológicos e reservas naturais do Brasil, do Chile e da Argentina. 

A exibição ocorreu na tarde de quarta-feira (22), via Google Meet, com apresentação do professor Antônio Liccardo, diretor do Museu de Ciências Naturais (MCN) e que assina a produção. O documentário visa oferecer informação geológica com finalidades de turismo e educação. Segundo Liccardo, a ideia era atingir potenciais visitantes do museu e um grupo geral de pessoas com interesse em ciências naturais. O trabalho foi feito de experiências múltiplas, do esforço de várias pessoas que visitaram os locais, o que deu ao projeto um aspecto multiforme.  

O professor do departamento de Geociências da UEPG diz ter se inspirado nas produções da BBC para criar o documentário, pela diversidade de imagens e valorização de aspectos culturais presentes nas produções. Rafael Bello, editor e coprodutor do vídeo, conta que o audiovisual levou mais de um ano para ficar pronto e que é um dos trabalhos de que mais se orgulha. “Foi o trabalho mais longo que já fiz. Liccardo já tinha a ideia desse documentário há mais de dois anos e foi realmente trabalhoso, principalmente porque tínhamos muitas imagens, mas é muito gratificante poder ver o material finalmente concluído”. 

O documentário foi produzido também para ilustrar as informações sobre amostras da geodiversidade do acervo do MCN, sem finalidade comercial. O vídeo está disponível no canal do museu no YouTube em inglês e português. 

 

Assista ao evento de apresentação do vídeo: 
Assista ao documentário em português: 

 

Assista ao documentário em inglês:

Museus da região 

Na noite de ontem (22), o MCG realizou segunda roda de conversa online com gestores de museus da região dos Campos Gerais, dando continuidade à programação de terça-feira. Participaram representantes do Museu de História Witmarsum (Palmeira), Museu do Garimpo (Tibagi), Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, MCG, MCN e do Centro de Documentação e Pesquisa em História da UEPG. As rodadas de retrospecto fazem parte das comemorações de um ano de atividades da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais. 

 

Quinta-feira (23) 

Nesta quinta-feira (23), o evento recebe, às 14h, Aurea Leminski para falar sobre a relação com seu pai, o poeta e escirtor Paulo Leminski (1944-1989). Já às 19h tem início a palestra “Convergir experiências e sentimentos pelas nossas histórias e memórias: Os museus possíveis”, com a Prof. Dra. Ana Paula Peters (EMBAP-UNESPAR) e Nery Assunção (Museu do Garimpo). É possível acompanhar os eventos via Google Meet (para inscritos), com transmissão pelo canal do MCG no YouTube. 

 

A 15ª Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com organização local do Museu Campos Gerais, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG e apoio da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais. 

 

(Texto: João Paulo Fagundes / projeto Ações Culturais no Museu Campos Gerais) 

 

Skip to content