Novidade no acervo: professor Alcione Borges de Andrade

Acervos e coleções particulares de docentes constituem parte relevante da trajetória científica e intelectual das universidades do Paraná. Nesse percurso de 51 anos do decreto de autorização e 50 anos do início efetivo de atividades na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), objetos e documentos cuidadosamente guardados por familiares revelam episódios de uma história ainda por ser conhecida e melhor explorada.

É nesse contexto que o Museu Campos Gerais recebeu no fim de outubro, das mãos de Mylene Grollmann de Andrade, acervo do professor Alcione Borges de Andrade (1938-1998). O docente, formado em 1963 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, foi chefe do Departamento de Química (1979) e do Departamento de Farmácia. Atuou também como coordenador local do projeto Rondon no início dos anos de 1980, foi supervisor do Setor de Ciências Exatas e Naturais (1973-1974) e membro da Comissão Central de Vestibulares.

O acervo do professor Alcione, agora nos Arquivos Históricos Hugo Reis, conta com mais de 600 slides de motivos diversos, recortes de jornal (A Notícia, Diário dos Campos e outros a identificar), adereços desportivos e do projeto Rondon, carteira de identificação funcional, além de monóculos, negativos fotográficos cortados e fotos em papel.