MCG recebe roda de conversa sobre espaços, costumes e vivências de pessoas negras nos Campos Gerais

Na sexta-feira (10/11), além das mesas redondas feitas de maneira remota, o MCG realizou um evento presencial no Auditório Brasil Pinheiro Machado.

A atividade em questão foi a Roda de Conversa “Territórios, Sociabilidades Negras e Educação”, promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (COMPIR/PG) em parceria com o Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade (NUREGS/UEPG).

Esta atividade teve como apresentadoras as professoras Ione Jovino (UEPG) e Merelyn Ricielli. Ambas debateram sobre o direito da população negra à lugares de memória, educação e lazer; bem como a presença desses assuntos dentro de sala de aula, como aborda-los e integra-los na dinâmica de ensino aprendizagem em todo e qualquer nível de escolaridade. Ainda, foi evidenciado espaços, costumes e vivências das pessoas negras nos Campos Gerais, a fim de demonstrar que essas pessoas também fazem parte da historicidade deste local e, por fim, o impacto das cotas raciais tanto para aquelas e aqueles que possuem este direito quanto para a própria Universidade.

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico no MCG.

Imagens: Vitor Bomfim Lopes e Thais Ribeiro / Residente Técnico e Estagiária no MCG.