Ponta Grossa: 100 anos apresenta edições do Diário dos Campos datadas de 1923

O Museu Campos Gerais inaugura neste sábado (25) a exposição Ponta Grossa: 100 anos. Os 11 cartazes em exibição no hall do museu foram selecionados pela equipe do MCG entre as edições do jornal Diário dos Campos, de agosto e setembro de 1923.

A exposição inicia as atividades desenvolvidas pelo MCG em comemoração ao bicentenário da independência de Ponta Grossa, que vai ocorrer em 15 de setembro de 2023.

As edições em exposição serão publicadas uma vez por semana nas redes sociais do MCG. Até a data do aniversário do município, novas edições devem entrar em exposição. A ideia é que os visitantes possam acompanhar as discussões públicas que se faziam sobre o centenário a partir da linha editorial do Diário dos Campos.

À época, o jornal estava sob supervisão do jornalista Hugo Reis – articulista, chefe de redação e chefe-proprietário do jornal –, que dá nome ao acervo documental do MCG, e que tinha uma postura de embate frente à prefeitura. Daí porque a primeira menção pública sobre o centenário é uma provocação: “E a prefeitura nada fará para commemoral-a?”.

Nas edições em exposição, os visitantes também poderão encontrar notícias da Revolução Gaúcha de 1923, de ecos da Primeira Guerra Mundial, e também anúncios da Photographi Biachi, do Cine Renascença, da Importadora Frederico Lange, da Cervejaria Adriatica e do Restaurante União Fascista, além de menções a sujeitos como Coronel Brasílio Ribas, Major Vitorino Antonio Batista, Caetano Munhoz da Rocha e Marechal Hermes da Fonseca.

Digitalizados pela Casa da Memória Paraná, os jornais podem ser consultados e pesquisados através da mídia digital, disponível no repositório Memórias Digitais.

Skip to content