Quem foi Herman Hana, editor do jornal Radio Rapport

Samara Lima, do Centro Cultural Castrolanda

Dados coletados no Centro Cultural Castrolanda através da senhora Anneke Hana Borg (filha de Herman Hana)

Herman Hana nasceu em Blaricum – Holanda, em 3 de agosto de 1913, chegou ao Brasil, com a esposa Elizabeth e 7 filhas nas idades de 1 a 14 anos, em 1º de novembro de 1962. Investigador da polícia holandesa aposentado, em Castrolanda trabalhou inicialmente como zelador da Igreja Evangélica Reformada e mais tarde encarregado da fábrica de ração da Cooperativa de Castrolanda.

Residiu em Castrolanda de 1962 a 1966; em Castro, de 1966 a 1968; volta a morar na Colônia de 1968 a 1970. Em 1970, se mudou para Curitiba, vivendo na capital até 1972, quando regressou para a Holanda com a esposa e quatro de suas filhas (as três mais velhas, casadas, permaneceram no Brasil). Hana faleceu em dezembro de 1989 em EindhovenHolanda.

Começou o jornal em 1966, encerrando as atividades no final de 1968, datilografando as notícias que ouvia diariamente da rádio holandesa RNW (Radio Nederland Wereldomroep) e pesquisando informações vinculadas às colônias no Brasil, especialmente no Paraná. Segundo relatado por sua filha, Anneke Borg, poucos jornais circulavam em Castrolanda e nem todas as famílias da colônia dispunham de aparelhos de TV. O jornal, dessa forma, servia como comunicador e entretenimento para a comunidade.

Inicialmente, seu trabalho era solo, em alguns momentos quando necessitava se ausentar, suas filhas se revezavam para anotar os conteúdos transmitidos pela rádio holandesa, porém o trabalho de seleção de informações e construção de conteúdo para o jornal era exclusivamente seu trabalho, contando a partir de 1967 do auxílio do senhor Frederico Augusto de Geus, de Carambeí.

A mantenedora do Jornal eram os patrocinadores (anunciados no jornal) e os assinantes, dispostos em Castro, Castrolanda, Ponta Grossa e nas colônias de Carambeí e Arapoti.

Skip to content