Na manhã do dia 22 de fevereiro, o Museu Campos Gerais recebeu as equipes de reportagem das emissoras RPC e Rede Massa.
A entrevista para a RPC foi realizada com o Diretor Geral e professor do Departamento de História da UEPG, Niltonci Batista Chaves, nos espaços da Sede Histórica. Em sua fala o professor historicizou o prédio, explicou como foi o planejamento e execução do restauro, e também enfatizou a importância do MCG como local de salvaguarda das memórias, histórias e identidades dos Campos Gerais.
Com a Rede Massa, a conversa se deu com Giuvane Klüppel, ex-residente técnico do Museu e atualmente coordenador do Projeto de Digitalização do Acervo Foto Elite, que contou sobre como funciona o processo de cuidado e disponibilização dos acervos documentais. Também mostrou à equipe algumas fotografias do Foto Elite e do Tanko, sendo a primeira um importante acervo ponta-grossense com mais de 200 mil imagens de nossa cidade e o segundo, que tem sua trajetória vinculada a cidade de Santo Antônio da Platina, que desvela aspectos daquela cidade e da formação do norte do Paraná.
Por fim, o diretor do MCG finalizou a entrevista com a Rede Massa evidenciando a relação direta que o MCG possui com a cidade e com toda a população dos Campos Gerais, o trabalho de nossa equipe em divulgar para todas e todos essas histórias e memórias locais/regionais por meio do Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais e Inovação (LAMUHDI) que atualiza constantemente nosso repositório, Memórias Digitais.
Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.
Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.