Seti planeja criação de Fórum de Museus Universitários do PR

Em reunião online pela manhã do dia 23 de abril, a Assessoria em Museus e Cultura da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). O objetivo do novo espaço de interlocução seria a construção de uma política estadual do setor, que tende, a médio prazo, a viabilizar recursos orçamentários e humanos às instituições.

“Os museus universitários possuem características que os diferenciam, uma delas é a proximidade para com os pesquisadores”, expõe Renê Wagner Ramos, coordenador do setor na Seti. “Outra característica é a capacidade de reunir uma diversidade de áreas do conhecimento, o que permite o desenvolvimento de uma visão cultural mais ampla ao município de origem da instituição”, completa. Ramos pondera, ainda, que uma das realidades que deve impactar positivamente os quadros técnicos é a futura formação da primeira turma do curso de Museologia da Unespar.

Participaram da reunião direções do Museu Histórico de Londrina (UEL), do Museu de Ciências Naturais (Unicentro) e do Museu Campos Gerais (UEPG) – todas convidadas para elaboração do documento inicial da proposta do fórum. O encontro também debateu a necessidade de criação de uma conferência online nos próximos meses que marque a iniciativa, bem como o lançamento de uma publicação editorial com o registro das experiências dos museus universitários no Paraná.