Do Paraná para o mundo

Programa financia intercâmbio de nove estudantes e professores da rede pública ponta-grossense em 2023

Viajar é uma das formas de conhecer novas culturas e criar memórias. Viagens a passeio ou intercâmbios são sonhos de muitos, mas são luxos que não se encaixam na realidade de todos. Porém, alunos e professores da rede estadual do ensino médio têm esta oportunidade de conhecer outros países a partir do programa Ganhando o Mundo.

A iniciativa é um programa de intercâmbio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no Paraná (Seed-PR) com objetivo de oferecer a estudantes e educadores formação acadêmica em instituições de ensino de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Com a experiência adquirida durante o semestre fora do país, os participantes podem contribuir com o repertório cultural e vivências em sala de aula. Em 2023, o Ganhando o Mundo está em sua terceira edição.

Uma das participantes foi Julia Cominezi Cordeiro, de 17 anos, que viajou na primeira edição do programa em 2021 e passou seis meses no Canadá durante o primeiro ano do ensino médio. “Minha vida mudou completamente após a viagem. Tenho um olhar muito mais receptivo a mudanças e diferenças. Aprendi que cada cultura tem um quê especial e percebi o quanto a cultura brasileira é rica e única”, conta a estudante. Julia comenta que, sendo um país que recebe milhares de imigrantes, estudar no Canadá possibilitou que ela conhecesse diversas culturas, como muçulmana, japonesa, chinesa e coreana. A interação com outros estudantes mudou sua percepção como aluna e incentivou a trazer novos elementos para o seu cotidiano.

O processo seletivo para os educadores e para os estudantes é distinto. Os estudantes devem ter cursado do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública estadual, ter média igual ou superior a 7,0, frequência de pelo menos 85% nas disciplinas e estar matriculado na primeira série do ensino médio. O programa dura três semanas para os professores, enquanto os estudantes passam um semestre escolar no exterior. Para os educadores, é necessário participação nos cursos online “Formadores em Ação”, organizados pela Seed-PR, e a produção de um vídeo propondo solução para um problema em ambiente escolar a partir dos aprendizados dos cursos.

Dos 100 educadores selecionados para a edição deste ano, nove deles são da rede pública de Ponta Grossa. Ricardo Vinicius Batista é professor de Inglês nas Escolas Medalha Milagrosa e Jesus Divino Operário e descobriu sobre o programa durante bate papo com outros professores. “Minha diretora me parou no corredor e perguntou se eu havia feito a inscrição, incentivando que eu fizesse”, explica o professor. A previsão é de que ele embarque para a Finlândia no mês de outubro.

Ricardo encontrou dificuldades durante os cursos formativos e a produção do vídeo. “Cada curso era um novo desafio que precisava ser superado. A criação do vídeo também não foi simples, pois traz em si a responsabilidade de representação e aprimoramento”, explica. Com a aprovação, ele se prepara para participar do programa. “Sabemos que a estruturação desta viagem envolve muitos detalhes, discussões, organização, disponibilidade e, sobretudo, precisa atender a todas as normas legais para que seja um sucesso”.

O professor de Geografia no Colégio José Elias da Rocha, Willian Santana, também foi selecionado para participar do intercâmbio, e viaja para o Canadá em outubro. Após ouvir sobre o programa durante reunião pedagógica, buscou o edital e fez a inscrição. Desde a aprovação, Willian participa do curso de aperfeiçoamento de língua inglesa em preparação para a viagem. “O curso é realizado por meio da plataforma Inglês Paraná, com professores das Filipinas. Além disso, estamos organizando todos os documentos solicitados para obtenção do visto canadense”, explica.

Reportagem: Maria Luiza Pontaldi
Arte: Maria Luiza Pontaldi