Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

RODRIGUES, Edson  Budny
MORGADO, Emília Aparecida
VALGAS, Carmen Lúcia

RESUMO: O Projeto de Extensão “Matemática em Ação: um exercício de cidadania” é desenvolvido na Escola Estadual Maestro Bento Mossurunga, com alunos da 8ª série. Como nos últimos anos foi disponibilizado na escola um laboratório de informática, utiliza-se, portanto, este espaço, aplicando o presente subprojeto: A aprendizagem da Matemática com incentivo da informática. Tem por objetivo dotar os alunos das habilidades necessárias para acessar novas fontes de informação, gerando novas experiências de aprendizagem.  Com o uso do computador, utilizando sites interativos, softwares matemáticos e jogos computacionais trabalha-se de uma forma mais dinâmica, levando os alunos a reflexão, a discussão, ao questionamento, a construção de significados, a mobilização e reconstrução desses significados em novas situações. Além disso ao trabalhar em grupos procura-se aumentar o envolvimento e a participação dos alunos, esperando despertar nos mesmos o prazer do aprender, para que a matemática seja percebida como uma experiência ativa, colaborativa, investigativa, criativa. Com isso acredita-se estar contribuindo para que o aluno perceba a importância das novas tecnologias para sua aprendizagem, além de propiciar uma melhor compreensão dos conceitos e conteúdos trabalhados em sala de aula. O projeto propicia ainda uma experiência relevante para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, permitindo-lhes conhecer a realidade onde vão atuar depois de formados.