Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

ANALISANDO O DISCURSO: SABERES ESCOLARES

CASTRO, Islaine Moraes
RAUPP, Eliane Santos (ORIENTADORA)

RESUMO – Este trabalho apresenta algumas reflexões provenientes dos encontros realizados no GETE – Grupo de Estudos do Texto – Projeto de Extensão vinculado ao Programa Laboratório de Estudos de Textos – LET, lotado no Departamento de Letras Vernáculas, um espaço disponibilizado para a organização de grupos de pesquisas e projetos de extensão para acadêmicos interessados em ampliar seu conhecimento. O GETE, de maneira ampla, objetiva desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a compreensão do processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa e do processo de formação do professor de língua portuguesa.  Nessa perspectiva, visa favorecer a formação acadêmica e profissional dos acadêmicos envolvidos, a partir de reflexões de natureza multidisciplinar.  A temática desenvolvida na presente pesquisa (em andamento) destaca que o conhecimento de diferentes discursos e o saber analisá-los são fundamentais para o desenvolvimento de um olhar crítico em relação à produção textual. Assim, busca-se verificar e analisar o conhecimento dos alunos dos primeiros anos do curso de Letras, dos alunos do ensino médio e dos professores de língua materna em relação à natureza discursiva da linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: leitura, discurso, ensino-aprendizagem.