Atividades desenvolvidas pela equipe PIBID – Biologia – UEPG (ago. 2019 – dez. 2019)
1. Oficina “SEXUALIDADE E ESCOLA: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO”
A equipe PIBID-Biologia UEPG realizou diversas oficinas educativas sobre o tema sexualidade, para estudantes do ensino médio (faixa etária entre 15 e 19 anos), de escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Ponta Grossa, PR, com o intuito de promover a educação sexual e a educação em saúde. De forma dialogada foram abordados os seguintes assuntos: fisiologia da reprodução, ciclo menstrual, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e as principais IST’s (AIDS/HIV, sífilis, HPV). Após as apresentações foram executadas algumas dinâmicas de grupo, do tipo “perguntas e respostas”, “certo ou errado?” e “transmissão”. Para finalizar, os estudantes também foram incentivados a fazer perguntas, tirar dúvidas e comentar sobre o que aprenderam.
Período de realização: out./nov. 2018 e out. a dez. 2019.
2. Oficina ” DROGAS NÃO”
Uma das questões mais preocupantes para pais e educadores, nos dias atuais, é a facilidade de acesso a drogas por jovens e adolescentes. Assim, esta oficina foi sugerida pela equipe pedagógica da escola onde está sendo realizado o PIBID-Biologia, tendo sido prontamente atendida pela equipe e teve como objetivo promover uma reflexão por parte dos estudantes sobre os perigos das drogas para sua saúde. A fim de tornar a discussão mais interessante, foi sugerido incialmente que os estudantes (de diferentes turmas do ensino médio) colocassem suas dúvidas em uma “caixa de perguntas”. E então, de forma expositiva e dialogada, as dúvidas foram sendo esclarecidas e discutidos temas como: a ação das substâncias psicoativas sobre o sistema nervoso central (SNC) e as alterações de comportamento, humor e cognição dos usuários, quais as principais drogas lícitas e ilícitas consumidas pelos jovens no Brasil e quais os problemas que o uso abusivo dessas substâncias pode trazer ao indivíduo e à sociedade como um todo. Para fixação dos conteúdos, durante as apresentações, foram realizadas dinâmicas do tipo “verdadeiro ou falso” e projetado um vídeo educativo (https://www.youtube.com/watch?v=k8TWJTlEG_s&feature=youtu.be).
Período de realização: set. a dez. 2019.
3. Visando promover a prática docente e aprofundar os conteúdos de Biologia, foram executadas diversas AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO, sendo algumas delas descritas abaixo. Os escolares mostraram bastante interesse e relataram que as práticas ajudaram na aprendizagem e fixação dos conceitos.
a) Preparo de LÂMINAS HISTOLÓGICAS de vegetais – para estudantes do ensino médio (set.2018).
b) EXTRAÇÃO DE DNA DE BANANA – para estudantes do ensino médio (out.2018).
c) Exposição sobre animais peçonhentos – para estudantes do ensino fundamental e médio (set.2018).
4. Buscando a promoção da prática docente e incentivo à ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS NO ESPAÇO ESCOLAR, os estagiários puderam participar de diversas atividades, sendo algumas delas descritas abaixo:
a) Apoio e organização para a visitação dos alunos do ensino médio à exposição de trabalhos realizados pelos cursos da UTFPR/ Ponta Grossa (set.2019).
b) Apoio à organização da SEMATEQA – Semana do Técnico em Química e Alimentos, acompanhando as turmas dos terceiros e segundos anos na visitação das salas com exposição de materiais (set.2018 e set.2019). c) Organização de atividades em comemoração do “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, com objetivo de promover a educação inclusiva e aprofundar a discussão sobre temas atuais da sociedade (out.- nov.2018 e nov.2019).
5. Com vistas a aprofundar e discutir temas da atualidade, a equipe do PIBID Biologia pôde acompanhar diversos PAINÉIS DE DEBATE, promovidos pela PRAE-DAAD (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade), SEBISA e pela PROGRAD/SEMA/SEED/PR dentre eles:
a)“O autismo na universidade: demandas psicossociais e jurídicas” (abr.2019).
b) “Assédios plurais” (mai.2019).
c) “Identidade de gênero” (ago.2019).
d) Seminário “Suicídio: precisamos falar sobre isso! Novos tempos, novas descobertas, novas necessidades” (set.2019)
e) “Audiência pública sobre educação ambiental (EA) (set.2019)
6. Buscando aprofundar e debater questões relacionados às Ciências, à educação científica e ao estágio curricular obrigatório, foram realizadas diversas atividades, dentre elas:
a) Organização e apresentação (para o grupo PIBID-Biologia) SEMINÁRIOS SOBRE DIVERSOS TEMAS, dentre eles: “depressão na escola”; “mulheres na ciência”; “a questão de gênero na escola”; “meio ambiente e educação ambiental”; “pseudociência e métodos científicos” (set.-nov.2019). b) Palestra “Estágio e práticas pedagógicas”, proferida pelo Prof. Dr. Rodrigo Souza, do DEED (out.2019).
7. Buscando inserir o acadêmico pibidiano no COTIDIANO ESCOLAR, foram executadas diversas atividades pedagógicas, como:
a) Acompanhamento das aulas de Ciências e Biologia e correção de trabalhos e avaliações (ago.2018-dez.2019).
b) Apoio às SALAS DE “MAIS APRENDIZAGEM” – para escolares de diferentes anos, com dificuldade de aprendizagem (ago.-nov.2019).
c) Aulas de preparo para o PSS – Processo Seletivo Seriado da UEPG (out.2018 e out.2019).
d) Apresentação do trabalho “SEXUALIDADE E ESCOLA: UM ESPAÇO DE CONSCIENTIZAÇÃO” para apresentação no III ENLIC SUL 2019, em Curitiba, PR (nov.2019).
e) Reuniões de planejamento e avaliação das atividades (ago.2018-dez.2019).
Avaliação das atividades
As intervenções educativas foram avaliadas positivamente tanto pelos estagiários pibidianos, como pelos adolescentes participantes.
O desafio de organizar as práticas pedagógicas, a partir da observação da realidade escolar, considerando e atendendo à diversidade da sala de aula possibilitou ao grupo articular os objetivos de ensino com os objetivos de realização dos estudantes, favorecendo, assim, a interação e a cooperação entre todos.