Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

Núcleo de Música do subprojeto Arte PIBID – UEPG

Núcleo de Música do Subprojeto Arte do PIBID – UEPG  desenvolve Concerto Didático

No dia 29 de novembro, no Colégio Estadual Becker e Silva, o Núcleo de Música do subprojeto Arte do PIBID UEPG realizou um concerto didático nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio. A atividade buscou desenvolver a percepção musical e ampliar o repertório dos alunos da escola por meio da exploração de elementos presentes em músicas de variados gêneros. Iniciou com a obra “Influência do Jazz”, de Carlos Lyra, dando ênfase no improviso musical e identificação do tema, tendo sido explorados os timbres e características dos instrumentos utilizados, tais como saxofone tenor e alto, escaleta, piano, violão, flauta transversal e pandeiro. A atividade apresentou na sequência a obra “Canto Ossanha”, composição de Badel Powel e Vinícius de Moraes. Sendo caracterizada pelo ritmo de Samba, os alunos das turmas foram incentivados a realizar um acompanhamento rítmico, enquanto os bolsistas PIBID executavam a música. De modo a aproximar o concerto do cotidiano musical dos alunos, a próxima música apresentada foi uma composição no estilo TRAP, uma vertente do RAP articulada à música eletrônica. Com a utilização de um software de edição de áudio, os alunos puderam conhecer as características do estilo. A atividade encerrou com a música Evidências, um clássico da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. As primeiras palavras da letra, juntamente com sua melodia, foram suficientes para os alunos identificarem a música. De modo a explorar a obra, teve sua primeira estrofe e refrão executados no arranjo original, contudo, subitamente o estilo original Sertanejo foi substituído pelo Samba, puxado pela batida do pandeiro. Esse momento arrancou risos dos alunos, que não esperavam tal mudança na música. Ao mesmo tempo, perceberam que era possível executar a mesma música em um estilo diferente do usual. O novo ritmo foi a base para que o refrão fosse repetido, sendo seguido então por mais mudanças, passando pelo Funk, Reggae, Bluegrass, TRAP e finalizando com um retorno ao Sertanejo. O arranjo nos variados estilos foi cuidadosamente elaborado pelos bolsistas, inclusive com as mudanças de métrica musical necessárias na melodia, caracterizando a forma de cantar de cada diferente estilo. A atividade foi muito elogiada pelos alunos das turmas, que puderam perceber nuances antes não identificadas nas músicas. O trabalho permitiu, igualmente, revisitar conteúdos tratados ao longo do ano na disciplina de Arte e no campo específico da Música. Para os bolsitas PIBID foi uma experiência formativa que permitiu ampliar as possibilidades didático-metodológicas do ensino de música na Educação Básica, aproximando a área da realidade musical dos alunos.

Algumas ações desenvolvidas durante o evento