UEPG - (42)3220-3157
Unicentro - (42) 3629-8323
UEPG: ppgbioevol@uepg.br / Unicentro: mestrado_dbioevol@hotmail.com

Estrutura – UNICENTRO

Laboratórios do PPGBioEvol:

Laboratório de Ecologia, Biologia e Comportamento de Vespas e Abelhas (LEBICOVA):

– Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas da estrutura de comunidades e redes ecológicas de vespas e abelhas visando o estudo da diversidade de vespas e abelhas em ambientes naturais e alterados, através da estrutura de suas comunidades e de suas redes tróficas.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Diversidade e Ecologia de Mamíferos (LDEM):

 

– Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas sobre a diversidade e Ecologia de Mamíferos visando o aprimoramento do conhecimento científico sobre a biodiversidade de mamíferos silvestres do Brasil. A diversidade dos mamíferos é abordada por seus aspectos taxonômicos, distribucionais, morfológicos, ecológicos e comportamentais.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Morfologia e Anatomia Vegetal (LMAV):

 

– Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas na área de Morfologia e anatomia de Angiospermas nativas do Bioma Mata Atlântica visando o estudo da reprodução e embriologia de Angiospermas para utilização em interpretações taxonômicas e evolutivas.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Genética e Evolução (LAGEV):

 

– Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas na área de Biologia Evolutiva de populações e espécies Neotropicais de Drosophila. Esta área de pesquisa tem como objetivo fazer o levantamento da comunidade de drosofilídeos neotropicais visando a utilização de algumas espécies de Drosophila para o entendimento dos processos e padrões resultantes da fragmentação histórica e/ou contemporânea de habitats. Para tanto são utilizadas ferramentas clássicas, tais como análises de ecologia de comunidades, de morfometria geométrica de caracteres sistemático-taxonômicos, e de genética de populações utilizando marcadores moleculares.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Genética e Biologia Molecular Vegetal (LGBMV):

 

– Neste laboratório são desenvolvida pesquisas na área de Genética e Biologia Evolutiva de Plantas Nativas da Mata Atlântica visando a caracterização genética de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica, com ênfase em genética de populações de espécies da Floresta com Araucária. Nesta linha são empregados marcadores moleculares baseados em DNA para gerar dados que possibilitam inferir os processos evolutivos atuais e históricos atuantes nas populações em estudo.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Microbiologia Aplicada (LMA):

 

– Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas na área de Microbiologia Aplicada, visando o isolamento e a bioprospecção de fungos produtores de enzimas de interesse industrial, a partir dos mais variados ambientes, incluindo a Floresta Ombrófila Mista, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

Equipamentos disponíveis para uso:

Fotos do Laboratório:

 

Laboratório de Biologia Molecular (LABMOL):

 

– Laboratório com 50 m2 que serve de apoio ao Laboratório de Genética e Evolução (LAGEV). Contem infraestrutura para análises moleculares através de diversos marcadores, tais como isoenzimas, DNA microssatélite e DNA mitocondrial. Este laboratório está equipado com uma geladeira de 1 porta e uma duplex, um freezer, uma máquina de produção de gelo moído, um destilador de água, um deionizador de água, um sistema de produção de água ultrapura, duas estufas bacteriológicas de secagem, um agitador orbital, um vórtex, uma balança analítica, um microondas, um Sistema de Fotodocumentação Loccus com Transiluminador (Branca/UV), 6 cubas e 3 fontes para eletroforese, um termociclador gradiente Biorad e um microcomputador com acesso a internet.

Skip to content