UEPG - (42)3220-3157
Unicentro - (42) 3629-8323
UEPG: ppgbioevol@uepg.br / Unicentro: mestrado_dbioevol@hotmail.com

CORPO DOCENTE

 

O CORPO DOCENTE

O PPG-BioEvol conta com duas linhas de pesquisa, a Caracterização da Biodiversidade e Biologia Evolutiva. O programa conta atualmente com um total de 19 docentes nas duas áreas, sendo 17 professores permanentes e 2 professores colaboradores. Na linha de Caracterização da Biodiversidade, o programa conta com 8 docentes que orientam exclusivamente nesta linha de pesquisa. Já na linha de Biologia Evolutiva, o programa conta com 4 docentes que orientam exclusivamente nesta linha de pesquisa. Os demais docentes orientam em ambas as áreas. Destes docentes, 9 orientam pela Unicentro, 8 pela UEPG, um pelo MBM e um pela UFSCar.

Professores

Área de Atuação: Microbiologia Ambiental.

Visa realizar a bioprospecção de microrganismos em busca de novas enzimas de interesse biotecnológico, a partir da exploração da diversidade microbiana. Objetiva-se também produzir estas enzimas a baixo custo, empregando-se diferentes resíduos agroindustriais.

Nome: Profª. Drª. Adriana Knob – Permanente

E-mail: adriknob@gmail.com

 

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Morfologia e Anatomia Vegetal de Angiospermas nativas do Bioma Mata Atlântica.

Observação: Este Docente também orienta na Linha de Biologia Evolutiva

Atua na área de Morfologia e Anatomia Vegetal, fazendo uso de múltiplas técnicas (ultraestrutura celular, morfo-anatomia, histoquímica) para estudo da reprodução e embriologia de Angiospermas. Estruturas florais e processos como a antera e a formação do grão de pólen, o ovário e desenvolvimento do óvulo, são utilizadas em interpretações taxonômicas e evolutivas. Atualmente desenvolve trabalhos com as famílias botânicas Iridaceae e Passifloraceae.

Nome: Prof. Dr. Adriano Silvério – Permanente

E-mail: adrianosilverio@unicentro.br

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Filogenia, taxonomia e sistemática de Angiospermas com ênfase na família Urticaceae.

Observação: Este Docente também orienta na Linha de Biologia Evolutiva

Na Filogenia o objetivo é propor hipóteses filogenéticas para grupos de plantas da Família Urticaceae com base em caracteres morfológicos e marcadores moleculares baseados em DNA. Na taxonomia o objetivo é a revisão e aplicação correta dos nomes das espécies de plantas, além da descrição de novos táxons.

Nome: Prof. Dr. André Luiz Gaglioti – Colaborador

E-mail: agaglioti@gmail.com

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Microbiologia Ambiental.

Biodiversidade e ecologia microbiana; genômica, transcriptômica e proteômica de procariotos. Associações microbianas relacionadas à fixação biológica do nitrogênio.

Nome: Profª. Drª. Jesiane S. S. Batista – Permanente

E-mail: jesiane.batista@gmail.com

 

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Diversidade e Ecologia de Mamíferos

Observação: Este Docente também orienta na Linha de Biologia Evolutiva

Visa o aprimorar o conhecimento científico sobre a biodiversidade de mamíferos silvestres do Brasil. A diversidade dos mamíferos é abordada por seus aspectos taxonômicos, distribucionais, morfológicos, ecológicos e comportamentais.

Nome: Prof. Dr. João M. D. Miranda – Permanente

E-mail: guaribajoao@yahoo.com.br

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Microbiologia Ambiental.

Biodiversidade e ecologia microbiana; genômica, transcriptômica e proteômica de procariotos. Rotas metabólicas de degradação de herbicidas, alterações em estrutura de microbiotas de solo e ambientes aquáticos, em resposta a estresses ambientais.

Nome: Prof. Dr. Marcos Pileggi - Permanente

E-mail: marcos.pileggi@pq.cnpq.br

 

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Estrutura de comunidades e redes ecológicas de vespas e abelhas.

Visa estudar a diversidade de vespas e abelhas em ambientes naturais e alterados, através da estrutura de suas comunidades e de suas redes tróficas. Essas redes representam associações (links) entre as espécies que compõem a comunidade, e são normalmente interpretadas como sendo produto de mecanismos ecológicos e evolutivos que modelam o grau de especialização das associações. Os estudos sobre biodiversidades tornam-se mais completos quando estas interações são compreendidas e consideradas.

Nome: Profª Drª Maria Luisa Tunes Buschini – Permanente

E-mail: isatunes@yahoo.com.br

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Zoologia.

Estudo da biodiversidade, status de conservação, reprodução e contaminantes ambientais particulados em invertebrados aquáticos, com ênfase em gastropodes e bivalves.
Para isto são desenvolvidas pesquisas em ambiente natural e experimentação laboratorial em espécies terrestres, dulcículas, marinhos costeiros e oceanicos.
Os interesses são voltados ao estudo de reprodução, distribuição e cultivo de espécies nativas, exóticas e de interesse economico (ornamental, alimentar e bioindicador ambiental).

Nome: Profa. Dra. Susete Wambier Christo - Permanente

E-mail: swchristo@hotmail.com

 

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Sistemática de Monocotiledôneas.

Esta linha, criada em 2002, tem como objetivos conhecer a Diversidade de Monocotiledôneas, com ênfase nas famílias Bromeliaceae e Orchidaceae do Paraná, propiciando a identificação, dados geográficos e o status de conservação das espécies, além de colaborar na tarefa de inventariar a “Flora do Paraná”.

Nome: Profª. Drª. Rosângela Capuano Tardivo – Permanente

E-mail: rc.tardivo@uol.com.br

Currículo Lattes

 


Área de atuação: Ecologia e biogeografia de peixes de água doce.

Estudo da diversidade morfológica, taxonômica e funcional de peixes de água doce por meio de caracteres morfológicos e moleculares, com o objetivo de avaliar hipóteses evolutivas e biogeográficas.

Nome: Dr. Vinícius Abilhoa - Permanente

E-mail: vabilhoa@uol.com.br

 

Currículo Lattes

 

Skip to content