Linhas de pesquisa:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0593810363013174
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui mestrado e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez estágio sanduíche de doutorado pela Université de Lille III. Atualmente, está em licença pós-doutoral junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le Monde Lusophone, na Université Paris Nanterre. É professor associado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Tem se dedicado a estudar afinidades entre filosofia francesa pós-estruturalista e poéticas em língua lusófona no presente.
EUNICE DE MORAIS
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0351544602905413
Mestre (2003) e doutora em Letras pela UFPR (2009), professora adjunta do curso de graduação em Letras desde 2012. Integra a equipe editorial da Revista Uniletras/UEPG e atua no conselho editorial da Revista Scripta Alumnis ? UNIANDRADE, da Revista Muitas Vozes e da Editora Texto e Contexto. Desenvolve, na UEPG, o projeto de pesquisa continuada "Estudos sobre ficção, História e Memória: Gêneros de Fronteira? e participa desde 2005 no Grupo de pesquisa (CNPq) ?Estudos sobre ficção histórica no Brasil?, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marilene Weinhardt e também da linha de pesquisa Subjetividade, Texto e Ensino. Tem publicado artigos e resenhas em periódicos especializados e capítulo de livros, os quais versam sobre os estudos da ficção histórica de língua portuguesa e de língua estrangeira. Atuou como coordenadora geral do Congresso Internacional de Estudos em Linguagem , nas edições de 2015 e 2017, implementando atividades de pesquisa e extensão universitária. Atualmente está no exercício da coordenação geral do Programa de Pós-graduação Estudos da Linguagem da UEPG.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8875201385333765
Possui graduação em Letras Inglês (2002), mestrado em Estudos Literários (2005) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2012). Em 2017, concluiu o estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2002 atua como docente de disciplinas nas áreas de Língua Inglesa, Literaturas em Língua Inglesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: teorias da recepção, literatura e figurações utópicas, literatura e história, literatura e outras linguagens e o fantástico na literatura. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde leciona no curso de graduação em Letras Português-Inglês e no curso de Mestrado em Estudos da Linguagem.
JANE KELLY DE OLIVEIRA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9151650468012440
Licenciada e Bacharelada em Letras Português-Grego pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2002), com mestrado (2005) e doutorado (2009) em Estudos Literários, área de concentração em Teoria e Crítica do Drama, pela mesma instituição e com pós-doutorado (2020), pela Universidade de Coimbra. É professora associada no Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Suas pesquisas atuais voltam-se para os seguintes temas: literatura da antiguidade clássica grego-romana; recepção da literatura clássica greco-romana na modernidade; teorias da recepção; estudos do texto teatral.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6558952854074161
Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003), Mestra em Literatura, área de concentração em Literatura Brasileira (2005), Doutora em Literatura, área de concentração em Teoria Literária, pela UFSC (2009) com pós-doc em Literatura pela Sorbonne Université - Paris IV (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, principalmente nos seguintes temas: literaturas de língua portuguesa; narrativa moderna e contemporânea; migração e exílio na literatura. Atualmente é professora adjunta de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, no Departamento de Estudos da Linguagem, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. É membra do GT de Literatura Comparada da ANPOLL desde 2014. Autora do livro "A comunidade em exílio: literatura comparada entre Lima Barreto e Roberto Arlt" (Annablume, 2013), e organizadora, em parceria com André Cechinel, do livro: "A comunidade errante: ensaios de literatura e exílio" (Texto e Contexto, 2020).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2783202240241667
Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(1989), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(1992), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas(1998) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina(2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de curso UAB _ EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Membro de corpo editorial da UniLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas:Poesia século XX, Teoria Literária, Florbela Espanca, Literatura Portuguesa, Estudos literários e Literatura e Mulher.
Naira de Almeida Nascimento
Currículo Lattes: https:lattes.cnpq.br/0236397197143225
Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Estudos Portugueses pela Universidade de Coimbra (1993), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e História, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa, ficção histórica, literatura paranaense e literatura regional.
Rosana Apolonia Harmuch
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2949382347180985
Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste / Unicentro, Guarapuava, mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua principalmente nos seguintes temas: Estudos do romance, em especial das figurações de leitores e de escritores nas narrativas (oriundos ou não da realidade empírica). Estudos sobre concepções de autoria. Estudos sobre as relações entre a teoria literária e o ensino de literatura. Os objetivos incluem a análise de documentos oficiais sobre o ensino de literatura, de textos sobre a formação de leitores e daqueles que tratam das especificidades do discurso literário. Livros didáticos e provas de seleção (concursos públicos, Enem, vestibulares) também são alvo das reflexões. É também docente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da mesma instituição.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0469779306533497
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pós-doutorada em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com pesquisa supervisionada pelo Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os interesses de pesquisa nos últimos anos centram-se nas relações entre literatura e filosofia, com destaque para a abordagem da teoria do romance de Mikhail Bakhtin e da produção de Gilles Deleuze e Felix Guattari com vistas à leitura e anotação de autores em língua portuguesa cuja produção concentre-se após 1960.
CLÓRIS PORTO TORQUATO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4009679922563932
Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, ideologias linguísticas, formação de professores, prática pedagógica, letramentos, discurso (Círculo de Bakhtin), interculturalidade e estudos decoloniais. Desenvolve projeto de extensão em Português Língua Adicional, no qual trabalha com todos os temas explicitados acima
IONE DA SILVA JOVINO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6714175723955949
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal de São Carlos, com doutorado em Educação (2010) e Estágio de Pós-doutorado em Educação (2017) na mesma universidade. Docente do Departamento Estudos da Linguagem da UEPG, atua na graduação e pós-graduação . Desde 2019 está como Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG. É integrante do Núcleo de Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade, o NUREGS. Membro do Laboratório de Estudos do Texto , o LET. Participa de ações de pesquisa e extensão, bem como em cursos de formação de professoras e professores. No momento desenvolve projeto de pesquisa e extensão sobre educação e relações étnico-raciais que atua em escolas indígenas e quilombolas. Trabalha com os seguintes temas: educação e relações étnico-raciais; criança, infância e raça; literatura infanto-juvenil e relações étnico-raciais; educação e diversidade étnico-racial-cultural; iconografia e representação; desigualdades no plano simbólico.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7446589855128901
Sou licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente sou professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atuo nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem, na mesma instituição. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada e oriento trabalhos nos seguintes temas: pluralidade/diversidade linguística; ensino de língua e políticas linguísticas em contextos sociolinguisticamente complexos; formação inicial e continuada de professores de língua; educação (escolar) indígena.
LUCIMAR ARAUJO BRAGA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8582701929104828
Graduada em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de linguística, pragmática, língua espanhola, currículo e as diversidades e formação de professores.
MÁRCIA CRISTINA DO CARMO
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/2884402957502701
Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizou Pós-Doutorado (2014-2015) na University College London (UCL), por meio do Programa de Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutora em Estudos Linguísticos (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Durante o Doutorado, realizou Estágio no Exterior (doutorado-sanduíche), com bolsa CAPES, na Newcastle University (2011-2012). Na UNESP, obteve, também, os títulos de Mestre em Estudos Linguísticos (2009), com bolsa FAPESP, e de Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Inglês (2006), com bolsa de Capacitação Técnica FAPESP, por sua participação como integrante da equipe técnica do projeto "Amostra Linguística do Interior Paulista" (ALIP, 2004-2006). Atuou como professora colaboradora junto ao Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), câmpus de Paranaguá (11/2017-05/2018) e ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG (03/2016-11/2017). Ademais, atuou como professora substituta junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2015) e como professora pesquisadora bolsista CAPES do curso à distância de Licenciatura em Letras da UFLA (2015) e da UEPG (2017-2019). Atua, desde 2020, como editora-chefe da Revista UniLetras (DEEL/UEPG). É pesquisadora dos grupos "Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português (do Brasil)" (CNPq/UFMG) e "Língua(gem) e significação" (CNPq/UEPG). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética, Fonologia e Sociolinguística.
MARCOS BARBOSA CARREIRA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4511065124819029
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (2015), área de concentração em Estudos Linguísticos, linha de teoria e análise gramatical. Possui licenciatura em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sintática, sintaxe minimalista, sintaxe da predicação (predicado secundário e small-clauses) sintaxe dos sintagmas nominais e adjetivais. Tenho também me aventurado em linguística computacional, processamento de linguagem natural, bem como em temas relacionados linguagem e neurodiversgências.
PASCOALINA BAILON DE OLIVEIRA SALEH
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0801180629816075
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos temas aquisição da escrita e ensino de língua materna.
PAULO FACHIN
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2707418857014611
Desenvolveu atividades de Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, câmpus Cascavel/PR, Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Possui formação em Pedagogia (Unipar), Letras Português/Espanhol (Uniube) e Letras Português/Inglês (Uniube). É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - MEC/INEP. Credenciado na categoria de docente colaborador (sem vínculo) da área de Letras e Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL da Unioeste, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nas Linhas de Pesquisa em Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino/em Literatura, Memória, Cultura e Ensino, nível de mestrado e doutorado. Professor de língua espanhola do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São Lourenço do Oeste. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Comunicação IFSC e docente do curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica - EaD (câmpus Florianópolis-Continente).
RÚBIA CARLA DA SILVA
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1931810488681893
Doutora em Linguística - área de concentração: Linguística Aplicada (UFSC). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Unidade Ponta Grossa. Especialista na área de Língua Portuguesa: teoria e prática (ESAP); Especialista em Educação Especial (UEPG); Licenciada em Letras-Português (UEPG); e Intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais (FENEIS/SEED/PR). Professora efetiva da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, pelo departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), coordenadora da área de Libras. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Continuada "Proficiência em Língua de Sinais: da teoria à prática" (2018-2022). Coordenadora do Projeto de Extensão "Oficinas de leitura e produção de textos para alunos do Ensino Fundamental II" (2018-2019). Supervisora do Projeto de Extensão "Educação Semiótica em Perspectivas Interdisciplinares e Interculturais (2017-2019; 2020-2022; 2023-). Participante da elaboração do PPC e criação do curso de Letras Português-Libras da Faculdade Sant'Ana, permanecendo na Coordenação desde fevereiro de 2014 a janeiro de 2017. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "A Arte da Tradução e Interpretação em Língua de Sinais", pela Faculdade Sant'Ana (2015-2016). Professora em cursos de Pós-graduação (especialização) na área de Educação Especial, Libras e Psicopedagogia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8105118674329126
Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), Mestre (2004) em Estudos Linguísticos pela UFPR, Doutor (2009) em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorando (2019) na UFPR. Professor Adjunto do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Linguística Cognitiva, desenvolvendo pesquisa sobre os seguintes temas: Pragmática Cognitiva e Ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola. Presidente da Associação Brasileira de Pragmática (ABRAP) - biênio 2017-2018.
VALESKA GRACIOSO CARLOS
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5305551484510716
Possui graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (1999), mestrado (2006) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Espanhola e Inglesa. Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística e Dialetologia, investigando as atitudes linguísticas e descrevendo as línguas em contato na fronteira do Brasil com o Paraguai. Além disso, seus estudos abarcam pesquisas de cunho sociodialetológico, aprofundando questões de identidade, variação, atitude, crenças e políticas linguísticas, fundamentais no processo de ensino/aprendizagem, visando o desenvolvimento de ações voltadas à formação do professor de línguas materna e estrangeira.