Curso

O inicialmente denominado Programa de Pós-Graduação em “Linguagem, Identidade e Subjetividade” – atual Programa de Pós-Graduação em “Estudos da Linguagem” – foi homologado pelo CNE, PORTARIA MEC 970, DIÁRIO DA UNIÃO DE 13/10/2009, PARECER CES CNE Nº 253/2009 e começou suas atividades em 2010. A decisão de solicitar mudança no nome do programa, aprovada no final de 2016 pela CAPES, foi fruto da percepção do grupo de que o título de “Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade” poderia prejudicar os egressos quando da realização de concursos públicos, uma vez que esta não é propriamente uma área de estudos da linguagem. Desse modo, o programa e o curso passaram a se chamar “Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem”, com área de concentração em “Linguagem, Identidade e Subjetividade”, o que está mais adequado ao trabalho efetivamente realizado no programa e garante uma indicação clara de formação para os egressos do Curso. A área é composta por duas Linhas de Pesquisa: “Texto, subjetividade e horizontes teóricos” e “Pluralidade, identidade e ensino”.

A definição da área de concentração “Linguagem, identidade e subjetividade” evidencia questões que, de maneira variável, perpassam todos os programas de mestrado em Letras existentes atualmente no estado do Paraná, no entanto o diferencial do PPGEL está na abordagem temática da área, delineada pelo rol de disciplinas ofertadas. A perspectiva do Programa compreende a linguagem pelo viés da interação social. O homem se constitui na e pela língua (gem). Essa língua(gem) é heterogênea, plural, multifacetada e, portanto, constitui o homem desse mesmo modo. Nesse sentido, os estudos desenvolvidos no âmbito do PPGEL têm contribuído, por um lado, para investigar a subjetividade presente no uso da linguagem e, por outro, para observar como os indivíduos revelam e negociam suas participações e pertencimento a determinados grupos sociais pelo uso da linguagem. Tal é a especificidade do PPGEL/ UEPG.

O objetivo do curso é propiciar reflexões sobre questões relacionadas à linguagem e à formação de professores da área. Com isso, pretende-se formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino e pesquisa em estudos da linguagem e fomentar a produção de conhecimento sobre a linguagem e sobre as áreas afins. É também objetivo do curso promover uma maior aproximação entre as questões voltadas para as relações entre Língua, Linguagem e Literatura, considerando os horizontes teóricos em transversalidade com o texto (compreendido em amplitude) e a subjetividade. Desde os anos iniciais do Programa, temos observado reflexos positivos quanto ao fortalecimento dos Cursos de graduação em Letras (Espanhol, Francês e Inglês) ofertados na UEPG, bem como quanto à atuação em outros níveis de ensino dos profissionais que vêm sendo formados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UEPG.

O curso se volta para a formação de um profissional que conceba a linguagem como um lócus produtivo de estudos e de pesquisa, em especial, no que diz respeito ao ensino dos diversos vértices da linguagem e às políticas culturais, linguísticas e educacionais. Ele deve ser capaz de reconhecer a subjetividade presente na linguagem, o papel da linguagem na constituição identitária dos indivíduos e saber articular questões de linguagem a fim de compreendê-las e descrevê-las em seus vários âmbitos, sejam eles sociais, culturais, éticos e estéticos e, assim, apontar possíveis respostas aos anseios da academia e da sociedade em geral. O Programa possui uma política de acompanhamento de egressos, seja por meio do acompanhamento das atividades que esses declaram em seus currículos Lattes, seja pelo contato que alguns mantêm com seus ex-orientadores, como coautores de artigos ou textos para publicação em periódicos ou livros ou como participantes de: a) grupos de pesquisa; b) projetos de pesquisa; c) projetos de extensão; d) simpósios ou GTs, como membros, em eventos como o SETEDI.

A presença do programa na UEPG possibilita que egressos dos cursos de graduação se qualifiquem e assim possam atender a demanda, cada vez maior, por profissionais aptos a bem atuar na Educação Básica e no Ensino Superior, na área dos Estudos da Linguagem.

Nossos alunos advêm em grande parte (aproximadamente 90%) de cursos de licenciatura em letras, mas em razão da natureza temática do curso, cuja proposta é capaz de atender a projetos multi e transdisciplinares, recebemos também alunos egressos de outros cursos, como História, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Secretariado Executivo,  Arquitetura e Fonoaudiologia. Vários de nossos ex-alunos graduados em história, pedagogia e jornalismo, em curso de bacharelado, diga-se de passagem, encaminharam-se para docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

Como forma de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos, atender aos prazos de integralização do curso e garantir a qualidade das pesquisas desenvolvidas, damos especial destaque à criação, no ano de 2017, de um seminário de acompanhamento das dissertações em curso no programa, intitulado SETEDI – SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO. Os Anais do I e II SETEDI, com a publicação dos Resumos Expandidos de todos os trabalhos aprovados para apresentação e publicação, estão disponíveis no endereço eletrônico Anais do SETEDI, com a inscrição no ISSN 2596-1616.

 

Objetivos  específicos:

  • Formar pessoal qualificado para o exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa em Estudos da Linguagem.
  • Propiciar a reflexão sobre questões relacionadas ao ensino e à formação de professores de Línguas e Literaturas.
  • Desenvolver pesquisas na área de estudos do texto, do discurso, da Literatura e de horizontes teóricos específicos
  • Desenvolver pesquisas nos diversos níveis de descrição envolvendo corpus do português falado e/ou escrito, literário ou não, articulando esses dados a aspectos da pluralidade cultural e social da comunidade.
  • Estudar as identidades periféricas (ou não) e suas expressões nas literaturas de língua portuguesa e de línguas estrangeiras.

 

Estrutura curricular:

Duração Máxima: 24 meses (quatro semestres), incluídas neste prazo a elaboração e a defesa da Dissertação de Mestrado. No que diz respeito à estrutura do Programa, o aluno deve cumprir um total de 44 créditos, entre disciplinas eletivas e obrigatórias: ODT I e ODT II; EDM (Estágio de docência do Mestrado); Atividades Programadas (12 créditos); e Dissertação de Mestrado. Os créditos são distribuídos da seguinte forma, na grade curricular:

DISCIPLINAS ELETIVAS: 12 (doze) créditos

ODT I – 02 (dois) créditos

ODT II – 02 (dois) créditos

EDM – Estágio de docência do Mestrado – 04 (quatro) créditos

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – 12 (doze) créditos

ATIVIDADES PROGRAMADAS – 12 (doze) créditos

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