Ciclo promove semana de reflexão sobre a democracia

A semana de 18 a 22 de março será repleta de atividades como debates, painéis, mostra de documentário e exposição fotográfica para lembrar e refletir sobre os 60 anos do golpe militar de 1964, os 40 anos da campanha de redemocratização Diretas Já e os 20 anos do movimento estudantil 2 de março. A programação acontece no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e faz parte do 5º Ciclo Descomemorar Golpes, em defesa da democracia e dos direitos humanos.

A mais recente tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023, indica a atualidade e importância das discussões, conforme o coordenador do ciclo, professor Sérgio Gadini. “Nenhum ataque ao estado de direito ou à democracia pode ser entendido como normal, que aí a gente começa a naturalizar os desrespeitos constitucionais”, explica. Segundo ele, a lógica do ciclo considera que ataques à democracia e desrespeito aos direitos humanos não devem ser comemorados, mas descomemorados, para que nunca mais se repitam.

A abertura do ciclo acontece nesta segunda-feira (18), às 8h, no Grande Auditório da UEPG, seguida por um debate, às 8h30, sobre as memórias da resistência à ditadura no Paraná, com a participação dos jornalistas Aluízio Palmar e Alexandre Palmar. Aluízio foi perseguido e exilado político e é responsável pelo site Documentos Revelados, criado para facilitar o acesso ao acervo histórico sobre a ditadura. Às 10h, os professores Felipe Pontes (UEPG) e Luciano Miguel, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), relembram as duas décadas do movimento 2 de março, que em 2004 reivindicou a contratação de professores para a UEPG. Às 16h, haverá a exibição do documentário Calabouço 1968 – um tiro no coração do Brasil, no Laboratório de Telejornalismo.

Ao longo da semana, outros temas serão explorados, como a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia durante a ditadura militar, na terça-feira (19), às 19h, no Mini Auditório de Humanas, com participação dos professores Alessandro de Melo (UEPG) e Regis Costa, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); participantes do movimento falam sobre as memórias da campanha Diretas Já em Ponta Grossa e no Paraná, na quarta-feira (20), às 13h30, no Laboratório de Telejornalismo; e também na quarta, às 19h, no Grande Auditório, acontece o painel sobre a responsabilidade penal dos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, com a representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Ponta Grossa, Thaís Machinski, o professor Pedro Miranda (UEPG) e o presidente da Seção Sindical dos Docentes da UEPG (Sinduepg), Volney Campos.

Na quinta-feira (21), às 18h, ocorrem lançamentos editoriais e, às 19h, acontece a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UEPG, com o professor Luís Felipe Miguel, da Universidade de Brasília (UnB), abordando a importância de Refletir e descomemorar golpes. A única atividade fora da UEPG será a mostra do documentário Vida de Inseto, que ocorre na sexta-feira (22), às 16h, na sede da Ocupação Ericson John Duarte. O encerramento do ciclo será marcado pelo lançamento da exposição 20 anos do Movimento 2 de Março, organizada pelo projeto de extensão Lente Quente, Agência de Jornalismo e Sinduepg/Andes.

O Ciclo Descomemorar Golpes é uma realização do Mestrado em Jornalismo e da Agência de Jornalismo da UEPG.