Inscrições para o Mestrado em Jornalismo da UEPG são prorrogadas

Foi prorrogado até o dia 15 de fevereiro o prazo para inscrições no processo de seleção para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para ingresso no primeiro semestre de 2024. Agora, os estudantes interessados têm até o dia 15 de fevereiro para efetuarem suas inscrições.

Com a prorrogação do prazo de inscrição, prevista no Edital Nº 002/2024, as demais datas do processo seletivo também sofreram alterações. Confira abaixo:

Prazo para inscrições: até 15 de fevereiro
Divulgação das inscrições homologadas: 19 de fevereiro
Entrevistas: 26 e 27 de fevereiro
Divulgação dos aprovados: 1º de março
Início das aulas: 7 de março

As etapas de seleção do Mestrado seguem as mesmas. Para se inscrever, os candidatos precisam enviar cópias digitalizadas dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar e Diploma de Graduação ou Certidão de Instituição de Ensino Superior de aluno concluinte de Curso de graduação (em qualquer área de conhecimento), CPF, RG, Título de Eleitor, Curriculum Lattes atualizado, Anteprojeto de pesquisa, sendo uma versão com nome do(a) autor(a) e a outra sem identificação. Toda a documentação deve ser enviada pela internet, através deste endereço. Todas as informações sobre o processo de seleção, bem como orientações para a elaboração do anteprojeto, podem ser conferidas diretamente no edital (clique aqui para acessar).

O processo de seleção é dividido em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória. A primeira fase do processo é a elaboração do anteprojeto de pesquisa, que deve ser enviado pela internet. Os candidatos classificados na primeira fase são convocados para a defesa do anteprojeto.

Sobre o programa

O mestrado em Jornalismo da UEPG trabalha, atualmente, com duas linhas de pesquisa dentro da área de concentração do programa (Processos Jornalísticos): Processos de Produção Jornalística e Processos Jornalísticos e Práticas Sociais. O candidato deve indicar uma das linhas de pesquisa a qual tem interesse no anteprojeto.

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG iniciou as atividades no primeiro semestre de 2013 e é, atualmente, nota 4 na avaliação CAPES. O Programa de Mestrado em Jornalismo, primeiro da área no Paraná e segundo do Brasil, reconheceu desde o início o desafio de integrar a pós-graduação e a graduação, mantendo linhas de pesquisa com participação expressiva de estudantes de iniciação científica e pesquisadores voluntários. Do mesmo modo, sem desconsiderar a trajetória no ensino da graduação, tem promovido a integração entre ações de pesquisa e extensão, de modo a qualificar as reflexões em torno das experiências de produção jornalística e inserção na comunidade local.

Foto capa: Aula inagural com o pesquisador Fernando Pessoa (Autor: Gabriel Miguel/Lente Quente)