Mestrado em Jornalismo da UEPG segue com inscrições abertas para turma de 2024

Seguem abertas até o dia 5 de fevereiro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para ingresso no primeiro semestre de 2024. Neste ano, o programa está ofertando até 15 vagas, das quais até 4 são reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as), além de 1 vaga adicional para cada uma das categorias a seguir: candidatos indígenas, pessoas com deficiência, pessoas Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis), candidatos/as estrangeiros/as com status de refugiados ou portadores de visto humanitário e servidores Técnico-Administrativos da UEPG.

O processo de seleção é dividido em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória. A primeira fase do processo é a elaboração do anteprojeto de pesquisa, que deve ser enviado pela internet. Os candidatos classificados na primeira fase são convocados para a defesa do anteprojeto. Todas as informações sobre o processo de seleção podem ser conferidas diretamente no edital (clique aqui para acessar).

O edital de homologação das inscrições será divulgado no dia 9 de fevereiro, no site do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor). A lista de aprovados será divulgada no dia 23 de fevereiro, também no site do PPGJor, onde serão disponibilizadas também informações sobre os procedimentos necessários para a matrícula.

Sobre o programa

O mestrado em Jornalismo da UEPG trabalha, atualmente, com duas linhas de pesquisa dentro da área de concentração do programa (Processos Jornalísticos): Processos de Produção Jornalística e Processos Jornalísticos e Práticas Sociais. O candidato deve indicar uma das linhas de pesquisa a qual tem interesse no anteprojeto.

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG iniciou as atividades no primeiro semestre de 2013 e é, atualmente, nota 4 na avaliação CAPES. O Programa de Mestrado em Jornalismo, primeiro da área no Paraná e segundo do Brasil, reconheceu desde o início o desafio de integrar a pós-graduação e a graduação, mantendo linhas de pesquisa com participação expressiva de estudantes de iniciação científica e pesquisadores voluntários.

Do mesmo modo, sem desconsiderar a trajetória no ensino da graduação, tem promovido a integração entre ações de pesquisa e extensão, de modo a qualificar as reflexões em torno das experiências de produção jornalística e inserção na comunidade local.

Aula inagural com o pesquisador Fernando Pessoa (Foto: Gabriel Miguel/Lente Quente)

Cleber Moletta no XXI Seminário de Inverno, evento do Mestrado que em 2024 terá sua XXVII edição (Foto: Veridiane Parize/Lente Quente)

Apresentação de trabalho científico em evento do Mestrado em Jornalismo da UEPG (Foto: Rafael Piotto/Lente Quente)