PPGJor abre inscrições para mestrado em Jornalismo na UEPG

Foto: Marizandra Rutilli

Programa é conceito 4 na avaliação CAPES e processo de inscrição é totalmente gratuito

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) está com inscrições abertas para o processo seletivo de mestrado para a turma de 2023. Serão ofertadas até 15 vagas, das quais até quatro são reservadas para cotas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de fevereiro de 2023 de forma online, neste link. É importante destacar que o programa também oferece, em caráter adicional, mais cinco vagas, destinadas para candidatos indígenas (1), pessoas com deficiência (1), transexuais, transgêneros e travestis (1), refugiados (1) e servidores técnico-administrativos da UEPG (1).

“Nossa área de concentração é em Processos Jornalísticos e temos duas linhas de pesquisa uma que concentra as pesquisas nas práticas jornalísticas e a outra que dialoga com as práticas sociais”, explicou a professora Cíntia Xavier, coordenadora do programa.

A seleção é composta por duas etapas. A primeira é eliminatória e consiste na análise do anteprojeto de pesquisa dos candidatos. A segunda etapa, que será a apresentação e defesa do anteprojeto, tem caráter classificatório. Qualquer portador de diploma de graduação pode participar da seleção. No entanto, as propostas devem, obrigatoriamente, tematizar o Jornalismo em suas diferentes manifestações e interfaces. Há previsão de duas bolsas de auxílio pesquisa.

Sobre o PPGJor

O Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), área de concentração Processos Jornalísticos, foi autorizado pela Capes em 2012 (Proposta APCN 7334), iniciando as atividades no primeiro semestre de 2013.

A aprovação do Programa foi resultado do processo de consolidação do Curso de graduação em Jornalismo da UEPG, existente desde 1985, que possui destacada atuação na área da Comunicação pela trajetória em defesa da qualidade da formação superior, pela atuação do seu corpo docente em pesquisas em Comunicação e pelo nível de envolvimento e participação na comunidade local por meio de projetos e ações extensionistas e de apoio à mídia comunitária e cidadã.

O Programa de Mestrado em Jornalismo, primeiro da área no Paraná e segundo do Brasil, reconheceu desde o início o desafio de integrar a pós-graduação e a graduação, mantendo linhas de pesquisa com participação expressiva de estudantes de iniciação científica e pesquisadores voluntários. Do mesmo modo, sem desconsiderar a trajetória no ensino da graduação, tem promovido a integração entre ações de pesquisa e extensão, de modo a qualificar as reflexões em torno das experiências de produção jornalística e inserção na comunidade local. O programa alcançou nota 4 na última avaliação da CAPES.

Foto: Marizandra Rutilli