RIF recebe trabalhos sobre Folkcomunicação e mídia local e regional

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) aceita submissões de artigos ao dossiê temático “Folkcomunicação e estudos de mídia local e regional” até o dia 15 de outubro. A organização do dossiê, que será publicado no segundo semestre de 2022, tem como editoras convidadas a professora Dra. Beatriz Dornelles (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e a professora Dra. Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Mídia local e regional na perspectiva da Folkcomunicação

A teoria da Folkcomunicação, formulada pelo pesquisador pernambucano Luiz Beltrão, compreende a região como um lugar onde se manifestam práticas singulares de comunicação e cultura. A diversidade de expressões culturais e os fluxos de comunicação popular e massiva encontram nos cenários local e regional um espaço produtivo para análises dos fenômenos da comunicação. Desse modo, o enfoque em uma abordagem baseada em contextos culturais específicos apresenta relevância diante das tendências, presentes na sociedade midiatizada, à valorização das narrativas hegemônicas e ao apagamento das referências que instituem a memória e a identidade de diferentes localidades.

Entende-se que a cultura local e regional apresenta significados próprios que se reconfiguram a partir de processos de troca, diálogo e intercâmbio, estabelecendo conexões com cenários globais. A lógica da proximidade, estabelecida pelo vínculo com o território, torna-se, portanto, representativa da construção da cultura de um local, contrastando com o processo de desterritorialização.

Ao colocar em foco as manifestações envolvendo a mídia local e regional, os estudos de Folkcomunicação oferecem contribuições para a identificação de produtos, práticas e processos comunicacionais que têm o lugar como característica central. Com o propósito de reunir pesquisas e reflexões referentes ao tema, a Revista Internacional de Folkcomunicação lança o convite para a submissão de artigos.

A edição contempla eixos temáticos que podem ser organizados como reflexões conceituais ou estudos empíricos que compreendem os seguintes aspectos: as culturas locais/regionais, hibridismos e processos de globalização; apropriações midiáticas das culturas locais; produções jornalísticas e representações da cultura local/regional; a folkcomunicação na valorização da cultura e dos saberes populares no contexto local/regional; bem como outras abordagens envolvendo estudos e investigações que discutem as relações entre a mídia e a cultura local/regional na perspectiva da Folkcomunicação.

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 15 de outubro pelo sistema on-line da revista, no endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista mantém periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. A RIF está disponível em diversos indexadores nacionais e internacionais.