Laboratórios e Grupos de Ensino e Pesquisa

Laboratório de Parasitologia Animal

Lab.05, Bloco Zootecnia

Neste laboratório são realizadas aulas práticas da disciplina de Parasitologia Aplicada à Zootecnia aos alunos do 2º ano do Curso de Zootecnia. No local, pesquisas de iniciação científica, atividades de extensão e pesquisas de mestrado e doutorado são conduzidas.

Laboratório de Informática e Sistematização de dados

BioModel – Biologia integrativa e modelagem na produção de não ruminantes

O BioModel é um grupo de pesquisa de caráter interdisciplinar e multi-institucional certificado pelo CNPq. O grupo de pesquisa BioModel tem a colaboração de vários professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil os quais definiram várias estratégias para desenvolver a biologia integrativa e modelagem. Diante disso, um dos principais objetivos do grupo é fomentar e capacitar alunos de graduação e pós-graduação para atuar em pesquisas com biologia integrativa e modelagem na produção animal. As pesquisas são voltadas a suinocultura e avicultura com foco em avaliação de aditivos e nutrição através de experimentos in vivo, sistematização de dados, meta-análise e modelagem.

Laboratório de Biotecnologia e Melhoramento animal

Lab. 06, Bloco Zootecnia

LeMA – Laboratório de estudos em Melhoramento Animal

Os trabalhos desenvolvidos pelo LeMA têm por objetivo avaliar geneticamente os animais, de diversas espécies de interesse zootécnico, a fim de selecionar reprodutores superiores que possam ser utilizados como melhoradores dos rebanhos. Além disto, o grupo atua na área de genômica animal com o intuito de identificar genes e marcadores moleculares que auxiliem os criadores em seus programas de melhoramento animal. As metodologias utilizadas pelo grupo nos sistemas de avaliação são desde métodos quantitativos de análise até interpretação gênica das amostras de DNA animal.

Laboratório de Fauna Silvestre e Aquicultura

Lab. 07, Bloco Zootecnia

No laboratório  são desenvolvidas pesquisas com foco na nutrição de peixes de interesse comercial, especialmente tilápias com o envolvimento de alunos do ensino médio e graduação,  e pós-graduação.

Fish Nutrition

O grupo  de pesquisa “Fish Nutrition” tem como missão a formação de recursos humanos qualificados com foco na nutrição de peixes em pesquisas sobre a avaliação de de alimentos,  avaliação e desenvolvimento de aditivos e determinação das exigências nutricionais, considerando o desempenho, saúde e qualidade da carne. As pesquisas são realizadas buscando produção sustentável e produção de alimentos seguros para consumo humano.

Laboratório de Biologia Cromossômica: Estrutura e Função

Lab. 36B, bloco M

Citogenética, Biologia Molecular e Genômica Animal

A linha de pesquisa voltada a produção animal busca a integração de dados de “ômicas”, biologia molecular e características fenotípicas aplicadas na caracterização de variantes, regiões regulatórias, screening da expressão gênica tecidual e quantificação da expressão gênica para a compreensão de vias moleculares de interesse zootécnico.

Laboratório de histologia, hematologia, bioquímica e imunologia

Bloco M

O laboratório possui moderna estrutura e equipamentos para realizar análises histológicas, sanguíneas e imunológicas para apoio nas pesquisas do PPGZ.