Professora do Programa de Pós Graduação em Zootecnia realiza pós-doutorado em Modelagem de Agroecossistemas nos Estados Unidos

Professora do Programa de Pós Graduação em Zootecnia realiza pós-doutorado em Modelagem de Agroecossistemas nos Estados Unidos

Atualmente a engenheira agrônoma e  pesquisadora Dra. Laíse da Silveira Pontes do IDR Paraná realiza o estágio pós-doutoral no Department of Plant Sciences da Universidade da Califórnia – Davis, Estados Unidos. Um grande desafio para a pesquisa em agroecossistemas, atualmente, é conciliar a necessidade de intensificar a produção de alimentos, por razões de segurança alimentar, tendo em vista o crescimento da população mundial, e a urgente necessidade em proteger e restaurar a qualidade ambiental, especialmente num contexto de mudanças climáticas. O conceito de intensificação sustentável tem emergido para enfrentar este atual desafio de intensificar a produção de alimentos com qualidade ambiental. Dentre as estratégias de intensificação sustentável de uso da terra destacam-se os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA).

Diversidade é uma propriedade inerente ao SIPA. Quanto maior a diversidade em espécies, maior é a possibilidade de ocorrência de sinergismos. Portanto, ênfase é necessária na resposta das plantas aos efeitos interativos de fatores ambientais e/ou de manejo.

O objetivo no pós-doutorado é de trabalhar com modelagem de parâmetros de crescimento das plantas forrageiras (e.g. produtividade) visando prever, por exemplo, efeitos relacionados às mudanças climáticas (e.g. aumentos de temperatura, da frequência de períodos de estiagem, etc), associação com árvores (e.g. sombreamento) e manejo (e.g. intensidade de desfolha). Os modelos empregados serão utilizados visando a simulação da co-ocorrência de múltiplos fatores, tais como no atual contexto de SIPA. Investigações baseadas em modelos podem desenvolver ferramentas quantitativas de predição dos efeitos, por exemplo, das mudanças do clima e da disponibilidade em radiação fotossinteticamente ativa (especialmente em SIPA arborizados) nos parâmetros de desenvolvimento das plantas.

Um aspecto de grande relevância para o trabalho da pesquisadora no Brasil, será a formação em estatística avançada durante o pós-doutorado, o que contribuirá na qualidade das futuras pesquisas e publicações. O supervisor PhD Emilio A. Laca é especialista em interações planta-planta, planta-animal, modelagem e análises estatísticas aplicadas.

O pós-doutorado está sendo conduzido no Department of Plant Sciences da Universidade da Califórnia – Davis. Tal universidade está entre as cinco melhores universidades públicas dos Estados Unidos, de acordo com o Wall Street Journal/Times Higher Education College Ranking (2022).

Texto: Dra. Laíse Pontes

Skip to content