COMUNIDADE PARTICIPA ATIVAMENTE DA PALESTRA: NÃO É BRINCADEIRA! NAZISMO

A comunidade lotou o grande auditório do Campus Central e o auditório do Centro Integrar do Campus de Uvaranas da UEPG, para ouvir o Professor Daniel Osowicki, da StandWithUs Brazil a respeito de um tema tão importante.

Discursos e atitudes antissemitas, infelizmente, voltaram a fazer parte do cenário brasileiro e a iniciativa da parceria entre a PRAE, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade e a StandWithUs foi trazer à comunidade, o conhecimento qualificado dos fatos para corrigir os preconceitos.

Bacharel em Direito e Mestre em História da América Latina pela Universidade Bar Ilan, de Israel, guia e educador no Museu do Holocausto em Jerusalém, o Professor Daniel trouxe os fatos a respeito da Shoá, popularmente conhecida como “holocausto”. O Professor Daniel esclareceu que o termo Holocausto significa “sacrifício em nome de Deus” e é portanto, inapropriado para descrever essa grande tragédia que assolou o povo Judeu.

Por meio de uma brilhante exposição a respeito do contexto histórico antes, durante e depois da Shoá, entre tantas informações, o professor demonstrou por meio de fatos porque a apologia ao nazismo é crime e não pode ser considerada uma mera “brincadeira”.

Os ouvintes compuseram uma plateia heterogênea de mais de 250 pessoas, formada por professores e estudantes universitários e da Educação Básica; representantes dos mais diversos coletivos e movimentos sociais e comunidade em geral.

Após a exposição, seguiu-se o debate qualificado com a comunidade que participou ativamente tirando dúvidas, fazendo perguntas e contribuindo com suas considerações.

A PRAE agradece:

– aos Coordenadores e Coordenadoras de curso que fizeram o esforço de divulgação e incentivaram seus estudantes e docentes a participar;

– ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor Dr. Miguel Sanches Neto, pela visão, incentivo e atuação no enfrentamento a todos os tipos de discriminação e preconceito e ao Vice-Reitor, Professor Ivo Mottin Demiate, pelo olhar sensível, apoio e por sua presença durante todo o evento,

– especialmente à comunidade, que disse SIM ao combate à violência, participando ativa e massivamente;

– e à StandWithUs Brazil que, na pessoa do Professor Daniel nos trouxe de maneira tão generosa, um tema tão sensível e necessário.

Um dia cheio de aprendizado, emoção e significado. Como diria Theodor Adorno, filósofo alemão, de origem judaica, “Que a Educação nos livre de toda barbárie”.