Estudantes de administração aplicam questionário sobre a identidade visual da UEPG

Nesta quarta-feira (10), as alunas Marillia Hamati e Patricia Portes dos Santos, que estão no quarto ano do curso de administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), divulgaram um questionário sobre a reformulação da marca da Universidade.

A pesquisa, que faz parte do trabalho de conclusão de curso das acadêmicas, foi pensada para entender como a UEPG é vista pela comunidade, quais são seus pontos fortes e como é a imagem da instituição em seus diversos setores, após a reformulação da marca.

“O nosso trabalho de conclusão do curso de Administração, orientado pela professora Gislaine Martinelli Baninski, visa mostrar como o planejamento estratégico e o marketing foram utilizados para reformular a marca da UEPG e os resultados que foram obtidos em relação à imagem passada pela instituição”, explica Marillia. Após o levantamento de dados por meio de questionário on-line a próxima etapa será a tabulação e análise dos dados obtidos.

Segundo a estudante, a ideia do tema surgiu quando as alunas passaram a acompanhar os processo de reformulação da marca, e a visibilidade que a instituição ganhou, principalmente nas mídias sociais, bem como a mudança e intensificação da interação com a comunidade. A acadêmica destaca que todos os interessados podem participar da pesquisa.

Para responder ao questionário, basta acessar o link.

Sobre a nova identidade visual

O logotipo atual da instituição foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (COU) da UEPG em fevereiro de 2019. A nova identidade visual faz parte das ações previstas para a reestruturação da comunicação da Universidade, que passou a ser mais interativa, dinâmica e moderna.

O processo de desenvolvimento da marca começou em outubro de 2018. “No início de dezembro de 2018, a partir de uma primeira proposta da marca, foram realizadas entrevistas com grupos de servidores, professores, estudantes e comunidade externa para um mapeamento da percepção sobre a marca desenvolvida para a UEPG”, explica a chefe da coordenadoria de comunicação da instituição, Luciane Navarro. De acordo com ela, a reitoria, coordenadoria de comunicação (CCOM) e pró-reitorias participaram ativamente do processo que resultou na proposta apresenta ao COU.

A empresa responsável pela criação da marca foi a Porto Bureau, contratada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universdade (FAUEPG). Segundo a empresa, o novo logotipo transmite toda a força intelectual, econômica e social exercida pela Universidade. “O alinhamento da sua comunicação ao potencial da instituição foi construído com base em três pilares: comunidade, inovação e conhecimento”, descreve a Porto Bureau no seu site.

O reitor, professor Miguel Sanches Neto, enfatiza que a marca tem como ponto forte a letra E, de Estadual, o que reforça o caráter público e gratuito da instituição. “Além disso, o “E” é uma bandeira estilizada, num movimento ascendente, lembrando que estamos crescendo nos índices que avaliam o ensino superior no Brasil e no mundo”, afirma.

Simbologia

“Respeitando a história e memória visual da Universidade, a proposta gráfica manteve o azul escuro. O azul claro compõe a criação simbolizando a inovação”, afirma Rafael Zem Diretor de criação da Porto Bureau. “O amarelo, que na primeira marca da UEPG simboliza o pôr do sol da cidade de Ponta Grossa e da região de Uvaranas, foi mantido como parte de uma paleta de cores complementar”, diz.

Flávia Moro Barros, diretora de atendimento da agência, destaca que a bandeira tremulando transmite de uma universidade em movimento. “A bandeira representa a conquista, o território, a internacionalização”, explica.

Texto: Vanessa Hrenechen    Fotos: arquivo pessoal das acadêmicas e Vanessa Hrenechen