Prae-UEPG promove encontro com estudantes PcD

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) promoveu debate com acadêmicos com deficiência (PCD) da instituição. A roda de conversa “Conhecer as demandas cotidianas dos/das estudantes PCD no contexto universitário” ocorreu em 11 de abril, no auditório da Biblioteca Central da UEPG, no Campus Uvaranas, e reuniu cerca de vinte estudantes PCD, com necessidades educativas especiais e altas habilidades de superdotação.

A equipe da Prae organizou o encontro com o objetivo de conhecer as demandas dos estudantes e apresentar os espaços de acolhimento, as políticas afirmativas e canais de comunicação da Universidade. Durante o encontro, os acadêmicos contribuíram com propostas para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPG (NAI), que está em desenvolvimento pela Prae e atenderá às demandas da comunidade acadêmica PcD na UEPG.

A atividade foi mediada pela equipe de pedagogas e psicólogas da Pró-reitoria, que prestou esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Prae. “As conversas em roda cumprem um papel importante de apresentar aos estudantes projetos de seu interesse e sensibilizá-los para tornarem-se protagonistas e ajudarem na construção desses espaços por meio de sugestões”, explica a diretora de Ações Afirmativas e Diversidades da Prae e coordenadora de atividade, Silmara Carneiro e Silva. Ela reforça que espaços de diálogo são uma metodologia amplamente empregada pela Prae para diversas situações e pela primeira vez foi utilizada como canal de diálogo com alunos PCD.

Durante a conversa, os estudantes relataram suas experiências pessoais e deram sugestões para o desenvolvimento do NAI. Hiago Rocha Siqueira é acadêmico do segundo ano de Agronomia e destaca a importância de espaços de diálogo que permitem conhecer pessoas que vivem experiências similares no ambiente universitário. “Eu tenho acesso à Prae desde que entrei para a UEPG. Penso que, apesar de ser necessárias melhorias em algumas questões, a UEPG está à frente de outras instituições no apoio prestado aos estudantes PCD”, revela.

Outras ações

Além das rodas de conversa e a formulação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG desenvolve o acompanhamento individualizado para os alunos PCD da Universidade, atuando no acolhimento, análise e envio de pareceres psico-pedagógicos aos colegiados de curso dos estudantes. Também são desenvolvidas ações sob demanda, como rodas de conversa com turmas onde esses alunos estudam e treinamentos para professores, oferecidos em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Texto e fotos: Gabriel Miguel