Alep homenageia a UEPG pelos 50 Anos de fundação

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta quarta-feira (6), às 18h, sessão solene em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento relembra a data de criação das universidades estaduais pelo Governo do Estado do Paraná através da Lei 6.034, de 6 de novembro de 1969.

A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Hussein Bakri. O parlamentar afirma que, ao lado do Parque Estadual de Vila Velha, a UEPG hoje é a cara de Ponta Grossa para o Paraná e para todo o Brasil. “São 50 anos de uma história belíssima, formando profissionais competentes, prestando serviços à comunidade e promovendo inovação em nosso Estado”, diz Bakri.

Para o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, esta justa e merecida homenagem é muito representativa para o Paraná em todas as áreas. “A existência histórica da UEPG nos Campos Gerais, assim como as Universidades Estaduais de Maringá e de Londrina, foi fundamental para que o estado atingisse o patamar de desenvolvimento que tem hoje”. Ele complementa que “esta homenagem justa e merecida homenagem é apenas um símbolo, um momento de reconhecimento público do Poder Legislativo Estadual do que o nosso estado deve à existência das nossas instituições estaduais de ensino superior”.

Miguel Sanches Neto, atual reitor da UEPG, que assumiu há um ano a instituição, afirma que o fato de a Universidade completar 50 anos durante o seu mandato foi um presente. “Temos a oportunidade de, em conjunto com todos os departamentos, professores, alunos e servidores, avaliar amorosamente esta trajetória de sucesso de uma universidade pública de qualidade e bem colocada em rankings nacionais e internacionais”.

Sanches enaltece as personalidades envolvidas na criação da instituição. “A UEPG surgiu do sonho de uma comunidade e foi ampliado por todos aqueles que chegaram depois e deram materialidade a ele. Hoje, a UEPG é o principal motor de desenvolvimento da Região dos Campos Gerais e os seus 50 anos se confundem com a história do Paraná moderno”, enfatiza. “Queria aqui prestar uma homenagem especial a cada um dos professores e a cada uma das professoras, servidores e servidoras, alunos e alunas que pertencem ou pertenceram à UEPG, pois são eles e elas o nosso grande patrimônio, e não os nossos prédios, os nossos equipamentos e as nossas propriedades”, complementa.

Primeiros passos

A UEPG foi regulamentada como fundação pública pelo então governador Paulo Pimentel através do Decreto Estadual nº 18.111, de 28 de janeiro de 1970. Entre as datas célebres da história da UEPG, o professor Odeni Villaca Mongruel, primeiro vice-reitor e segundo reitor da UEPG, lembra emocionado da noite de 7 de novembro de 1973. “Estávamos no Fenata, no Auditório da Reitoria, quando o reitor Álvaro Augusto da Cunha Rocha noticiou o reconhecimento da instituição como Universidade, pelo Conselho Federal de Educação. Ele disse: a Universidade Estadual de Ponta Grossa nasce sob o signo do Teatro. Foi emocionante”, recorda Mongruel.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa resultou da incorporação das Faculdades Estaduais de Filosofia, Ciências e Letras; Farmácia e Odontologia; Direito; Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa. A existência das faculdades é apontada por Mongruel como um ponto positivo, mas também um desafio. “Já tínhamos um ensino superior robusto para a época. Fomos responsáveis pela reorganização de uma estrutura preexistente. O desafio foi desfazer e depois refazer as Faculdades, fundindo-as numa Fundação. Nesse processo contamos muito com os diretores”, diz.

O professor Mongruel participou ativamente do surgimento da UEPG e avalia os primeiros oito anos como decisivos. “Os anos de 1970 a 1974 foram de afirmação, a Universidade se tornava realidade. Os quatro anos seguintes foram de consolidação. A instituição existia mas, entre outras coisas, precisava de um conjunto de leis que a regulassem. Com orgulho, participei deste período”, enfatiza.

Crescimento Regional

Sobre a homenagem que acontece na quarta-feira, em Curitiba, o professor Odeni acredita que merecem destaque o ex-governador Paulo Pimentel, Álvaro Augusto da Cunha Rocha, primeiro reitor, um intelectual brilhante (nas palavras de Mongruel) e Candido Manuel Martins de Oliveira, Secretário de Educação do Paraná à época. “Essas figuras importantes criaram as universidades que interiorizaram o ensino superior no Paraná e foram responsáveis pelo desenvolvimento das cidades que as receberam. A UEPG teve, e ainda tem, papel importante no desenvolvimento de Ponta Grossa. Certamente, sem a universidade a cidade não seria tão promissora, não chegaríamos onde estamos”, avalia.

No mesmo sentido, o vice-reitor, Everson Krum, enfatiza que ao completar 50 anos de fundação, a UEPG orgulha se por ter contribuído para o desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. “São anos de transferência de conhecimentos, de prestação de atendimentos e projetos para a comunidade, pesquisando e transformando nosso ambiente. Temos orgulho do passado, do presente e sabemos que estamos construindo um futuro de conquistas e sucesso”, diz o vice-reitor.

“A Universidade é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento regional dos Campos Gerais e não apenas nesta data especial, mas todos os dias, merece os nossos aplausos e o nosso reconhecimento”, enfatiza Hussein Bakri.