Projetos do programa ‘Mulheres Paranaenses’ selecionam bolsistas

Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), projetos de extensão estão com editais abertos para seleção de bolsistas, para ações aprovadas pela instituição no âmbito do Programa Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses. A UEPG teve selecionados 12 projetos, totalizando R$ 421.676,57, para o custeio das atividades de 26 bolsistas. O ‘Mulheres Paranaenses’ visa à concessão de apoio financeiro para implantação e desenvolvimento de ações voltadas à formação de lideranças e empoderamento de mulheres por meio de capacitação, curso de formação e divulgação de práticas inovadoras.

Dos projetos que serão desenvolvidos pela UEPG, cinco tiveram editais abertos neste início de ano. Três deles encerram inscrições neste final de semana ou já se encontram na fase de seleção dos candidatos. Estes somam cinco bolsas de apoio técnico, aberta a profissionais graduados, e um bolsa de iniciação extensionista, para acadêmicos dos cursos de graduação da instituição. Dois projetos estão como editais abertos para a fase de inscrição, contemplando três bolsas para graduandos e duas bolsas, para graduados. As bolsas de iniciação extensionistas têm remuneração de R$ 500; e para apoio técnico, proventos de R$ 2 mil.

O projeto de extensão ‘Proteção e empoderamento de mulheres: desenvolvimento de aplicativo de segurança para celulares e de cursos de formação para rompimento de ciclo de violência’ abre inscrições neste sábado (18/2), com encerramento em 28 deste mês. São duas bolsas para alunos da graduação; e uma para profissional graduado. O projeto objetiva o desenvolvimento de tecnologia com uso social inovador no ambiente universitário, ao produzir um aplicativo de celular para segurança de mulheres atendidas na Casa da Mulher de Ponta Grossa, que poderá ter uso estendido para outros órgãos governamentais. Confira detalhes do edital de seleção AQUI.

Para o projeto de extensão ‘O que você estava vestindo? Uma proposta de enfrentamento à violência sexual por meio da curricularização da extensão’, estão previstas uma bolsa para acadêmico extensionista e uma para profissional graduado. Entre seus objetivos, a iniciativa visa proporcionar aos participantes a reflexão qualificada para o enfrentamento da violência sexual; desmistificar a ideia de que a violência sexual ocorre por culpa da vítima (em sua maioria, mulheres), especialmente pela roupa que estava vestindo; e capacitar a equipe executora para abordar o tema com a comunidade. O período de inscrições acontece de 9 a 13 de março. As diretrizes para inscrição podem ser conferidas AQUI.

Já estão com processo de seleção de candidatos em andamento, os projetos de extensão ‘Empoderamento de mulheres na prevenção do câncer do colo do útero: conscientização da importância da vacinação contra o vírus HPV em crianças e adolescentes e a importância do exame preventivo do câncer cervical em mulheres mães dos escolares em bolsões de pobreza em Ponta Grossa, Paraná’; ‘Mulheres na Economia Solidária: Perspectivas de empoderamento na cidade de Ponta Grossa e região; e ‘Formação de lideranças e empoderamento de mulheres através da construção de projetos de desenvolvimento urbano e regional de municípios com IDH Baixo no Estado do Paraná, por meio da elaboração / revisão de seus planos diretores participativos’.

Veja AQUI os projetos aprovados pela UEPG.

O Programa

A iniciativa do programa Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses, lançada pelo Governo do Estado em 2022, resultou no desenvolvimento de 86 projetos de extensão e pesquisa acadêmicas focados no empoderamento feminino. Pesquisadores e extensionistas de 13 diferentes instituições de ensino superior e de pesquisa do Paraná contam com um orçamento de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de seus projetos. O programa é articulado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e financiado pela Fundação Araucária. Entre as instituições financiadas estão as sete universidades estaduais, três federais (UFPR, UTFPR e Unila) e as particulares PUCPR e Instituto Cesumar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná).