Desenho Básico - Intermediário
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através do registro gráfico manual. O desenho como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. O desenho com instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão do desenho na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais do desenho, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, e teoria das cores, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas de desenho a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos de desenho avançados com o decorrer das aulas, como por exemplo, desenvolver histórias ilustradas, também evidenciar e praticar as produções de Desenho de Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho ao Ar Livre
MATERIAIS
- Lápis grafite HB, 2B, 4B, 6B e 8B;
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 180g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Estilete, Apontador, Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Maleta de plástico tamanho A4 para levar os materiais para a aula.
Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
Pintura em Tela
EMENTA:
O aluno terá contato com técnicas e materiais específicos para a o desenvolvimento da pintura em tela e de suas habilidades pessoais, consequentemente ampliará sua capacidade de criação e do pensamento crítico. Trabalhará com observação de paisagens e objetos reais, imagens de obras de arte, fotografias e outros materiais no intuito de que sejam produzidos trabalhos originais.
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno a ampliação de sua sensibilidade, do pensamento artístico e da percepção estética, da autoestima e saúde mental, tanto ao produzir estudos e obras artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer obras artísticas. Apresentar ao aluno a possibilidade de uso e de aplicação de diversos materiais sobre a tela e de várias técnicas. Aprofundar o estudo dos elementos formais da imagem em especial a teoria da cor.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados, buscando fazer uma avaliação diagnóstica do conhecimento prévio dos estudantes sobre a técnica da pintura em tela, partindo então para exposição inicial, oral/dialogada de teorias relacionadas à pintura. A partir dai serão aplicadas práticas de observação e estudos dirigidos de mistura de cores e ténicas de pinceladas ou técnica com espátula da aplicação da tinta e outros materiais sobre a tela.
MATERIAIS
- Tintas (acrílicas ou óleo): azul da prússia; azul cerúleo, amarelo de cádmio; amarelo limão; vermelho de cádmio; verde vessiê; branco titânio e magenta.
- Pinceis: - referência da marca Tigre: - 141 - números: 10 e 16; 815 – números: 14 e 20; - 315 – número:0. (Pode ser outra marca).
- Tela 30X40;
- lápis HB, borracha branca; 20 folhas de papel A4;
- panos de algodão e vidros para a limpeza dos pinceis;
- paleta ou bandejas de isopor;
- espátula.
- Para o uso de tintas a óleo acrescentar à lista: - Secante de cobalto e querosene.
Artes Teen
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através de produções artísticas nas mais diversas linguagens. As Artes Visuais como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. As Artes Visuais como instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão das Artes Visuais: Desenho, Escultura, Gravura e Pintura, na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas, bem como, movimentos artístico e artistas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais das Artes Visuais, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, teoria das cores, planos e tridimensionalidade, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas das artes visuais a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos Artes Teen partindo de conhecimentos e técnicas que serão estudadas a partir da história da Pintura, do Desenho, da Escultura e etc, evidenciando e praticando as produções a partir da Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho e Pintura ao Ar Livre.
MATERIAIS
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 200g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Apontador; Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
EMENTA
Proporciona ao aluno o início no piano apresentando melodias e exercícios técnicos que busquem uma evolução gradativa junto ao instrumento. De uma forma que procure estimular o interesse do estudante serão realizadas atividades que trabalhem a percepção musical. A teoria musical será proposta aos alunos desde o início do curso. Alunos iniciantes e intermediários serão aceitos porque o curso está disponível para vários níveis.
OBJETIVOS
- Ensinar ao aluno acordes, melodias, escalas musicais, técnica musical e teoria musical
- Trabalhar a percepção musical do aluno
- Estimular a memorização das músicas e dos exercícios
METODOLOGIA
O método procura trabalhar melodia e exercícios de técnica musical de forma simultânea
MATERIAIS
- Lápis,
- Borracha
- Caderno pautado.
EMENTA
O curso de violão procura oferecer ao aluno a oportunidade de contatar com diferentes períodos da historia da música, desde a renascença até a música contemporânea. O aluno terá oportunidade de conhecer e tocar estudos de grandes mestres do violão tais como: Fernando Sor, Dionísio Aguado, Mauro Giulliani, Francisco Tárrega, Napoleão Coste, Heitor Villa Lobos, Abel Carlevaro, Agostín Barrios, Antonio Lauro, Léo Brower etc. Também serão trabalhadas diversas músicas folclóricas nacionais e internacionais bem como música popular brasileira, sendo que o Brasil é muito rico em música escrita para ser executada ao violão. Esses estudos e músicas proporcionarão ao aluno um conhecimento profundo da técnica e interpretação de grandes obras musicais compostas ou transcritas para o violão. Para o desenvolvimento de ritmos e ouvido harmônico será trabalhado também duos, trios, e quartetos, onde os alunos através de audições poderão mostrar e desenvolver seus talentos.
OBJETIVOS
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e /ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
MATERIAIS:
- Violão (opcional)
- Caderno pautado
- Lápis
- Borracha
EMENTA
- Curso Básico – oferece ao aluno ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades musicais, através de reconhecimento das partes do instrumento, exercícios técnicos, acordes, batida/levadas e repertório;
- Curso Avançado – oferece ao aluno ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades musicais, através do conhecimento de: escalas, formação de acordes, improvisação, leitura musical, sonoridades do instrumento, repertório, entre outros.
OBJETIVOS
Estudar um instrumento musical é uma atividade que vai muito além do simples aprendizado de uma habilidade técnica. Envolve um série de beneficios que influenciam positivamente no desenvolvimento cognitivo, disciplinar,
expressão emocional, autoestima e confiança, bem-estar, trabalho em equipe e social, entre outros.
METODOLOGIA
O processo metodológico será através de:
- Conteúdos musicais aplicados na prática;
- Estudos dirigidos ao processo de aprendizagem do aluno;
- Observação do desenvolvimento musical dos alunos.
MATERIAIS
- Violão
- Caderno (comum).
EMENTA
Oferece a/ao praticante as ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades pessoais como a consciência corporal, lucidez, senso ético e crítico. A prática regular do yoga promove melhora da saúde física, emocional e mental, o que reflete em uma melhor qualidade de vida. Através do autoconhecimento o curso possibilitará que a/o praticante possa desenvolver a sua prática pessoal, com segurança e autonomia.
OBJETIVOS
Facilitar práticas de yoga de forma respeitosa, segura, real e acolhedora; Apresentar as principais técnicas do yoga; Apresentar a possibilidade de uso de diversos acessórios; Auxiliar o/a praticante a despertar as suas potencialidades,
respeitar os seus limites e administrar melhor as suas emoções; Trabalhar pelo menos uma escritura filosófica relevante para embasar a prática; Criar um espaço gentil, acolhedor e livre de preconceitos para trocas genuínas;
Proporcionar um momento de autocuidado, autoestudo, autossuperação e autoentrega ao/a praticante.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados de forma prática, teórica e teórico-prática, sempre buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes. As aulas contarão com uma exposição oral/dialogada da obra estudada, com a prática das
técnicas (respiratórias, de purificação, corporais, de relaxamento/descontração, de concentração/meditação, entre outras) e/ou ambas as formas.
MATERIAIS
- Tapete pessoal/cadeira,
- blocos, faixa/cinto de yoga,
- apoio para joelho e/ou os acessórios que achar pertinente.
EMENTA
CURSO DE CERÂMICA I - A proposta deste curso é oferecer aos participantes um primeiro contato com diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas de fácil acesso a todos, proporcionando meios para o desenvolvimento dos trabalhos pessoais. Espera-se que ao final dos encontros os participantes possam ter aprendido um pouco mais sobre como transformar barro em cerâmica, compreender algumas diferentes formas de se trabalhar com essa matéria e que ao transcorrer das aulas todos possam desenvolver suas próprias peças cerâmicas, sejam elas utilitárias ou decorativas.
CURSO DE CERÂMICA II - A proposta do módulo II deste curso é oferecer aos participantes a possibilidade de aprofundamento nas diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas onde os alunos consigam manter uma produção dos trabalhos pessoais com maior propriedade e acabamento refinado. Espera-se que ao final dos encontros cada participantes tenha desenvolvido uma linha de trabalhos com características próprias e que possam vender se assim os quiserem, sendo essas produções utilitárias ou decorativas.
OBJETIVOS
- apresentar diferentes técnicas de trabalho com argila, com aprofundamento em moldes, modelagem e esmaltes;
- compartilhar exemplos de artistas que trabalharam a partir das técnicas apresentadas, tanto artistas do passado como artistas contemporâneos;
- orientar os processos criativos de elaboração dos projetos pessoais de peças cerâmicas (projeto, procedimentos de execução e finalização);
- ter ao final do projeto uma coleção de peças desenvolvidas de forma autoral.
METODOLOGIA
Os encontros serão compostos por uma parte teórica e outra prática, onde os participantes do curso poderão conhecer diferentes formas de se trabalhar com essa matéria.
Especificamente, na parte teórica serão apresentadas formulações para preparação do gesso para moldes, composição química das argilas, conceitos escultóricos e artistas de referência. Os participantes irão experimentar todos os procedimentos conforme eles forem sendo explanados.
Em relação à parte prática, por mais que todos estejam aprendendo o conteúdo teórico ao mesmo tempo, cada um irá aplicar esse conteúdo de acordo com as suas vontades de produção, por isso é tão importante o acompanhamento individual de cada trabalho por parte do ministrante. Junto desse acompanhamento individual serão apresentadas referências específicas para cada participante, possibilitando assim com que eles pensem no seu trabalho e como ele pode se expandir. Ao final do curso, caso seja possível, pretende-se fazer uma exposição com essas produções realizadas pelos participantes.
MATERIAIS
CURSO DE CERÂMICA I
- 5kg Argila,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada)
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
CURSO DE CERÂMICA II
- 5kg Argila,
- 2kg de gesso de secagem rápida,
- objetos para serem moldados,
- folha de acetato,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada).
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
EMENTA
O Curso esta voltado para dar todas as bases possveis dentro dos limites do público inscrito, para o desenvolvimento da boa fala, dicção, capacidade de comunicação e marketing pessoal.
OBJETIVOS
Apresentar as principais técnicas de Oratória e Apresentação em Público, marketing pessoal, linguagem corporal, dicção e impostação da voz, leitura expressiva, clareza e objetividade no discurso.
METODOLOGIA
BASE DO CURSO DE ORATÓRIA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL – SEMESTRAL - MÁXIMO 15 ALUNOS – UMA HORA DE AULA
- O QUE É A ORATÓRIA E O PODER DA AUTO ESTIMA
- EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
- TÉCNICAS VOCAIS
- EXERCÍCIOS TRAVA LÍNGUA
- A ORATÓRIA AO LONGO DO TEMPO
- TRABALHO COM TEXTOS NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS ALUNOS
- RELAXAMENTO E TÉCNICAS DE CONHECIMENTO SOBRE VALORES E CAMINHOS
MATERIAIS
- ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO;
- CAIXA DE SOM;
- CADEIRAS
- PAPEL E APOSTILA A SER IMPRESSA
EMENTA
A preparação vocal e a compreensão de vocalizes. O gerenciamento da respiração no canto. A agilidade e flexibilidade vocal no canto popular. O timbre e as possibilidades de ressonância no canto. Formantes e articulação para o canto individual e em grupo. Vibrato e sustentação vocal. Extensão e estabilização no canto. Afinação e desafinação vocal. A diversidade na voz e a escolha de repertório. Classificações vocais. Expressão cênica para o canto. Interpretação, dinâmica e performance. Alterações vocais e cuidados com a voz. O manejo da ansiedade de performance no canto individual e em grupo. Aplicação ao repertório.
OBJETIVOS
- Desenvolver habilidade de performance vocal;
- Conhecer a diversidade vocal e suas técnicas;
- Compreender as possibilidades de repertórios
- Apresentações para a comunidade;
METODOLOGIA
- Aulas práticas de canto coletivo com momentos de performance individual
- Apresentações artísticas para a comunidade;
- Aplicação de exercícios vocais;
- Dinâmicas de expressão corporal e vocal
- Análise de performances
MATERIAIS
- Piano,
- microfone,
- caixa de som,
- data-show
EMENTA
Teatro e Ludicidade:
Existem vários benefícios para o teatro, aumento da capacidade imginativa, desenvolvimento social e corporal.
O teatro proporciona um ambiente seguro para os participantes experimentarem diferentes papéis e se expressarem livremente. Isso ajuda a aumentar a autoconfiança e a autoestima, pois os indivíduos aprendem a lidar com desafios e a se sentir mais confortáveis em situações sociais e, uma atividade colaborativa, que requer trabalho em equipe e interação com os outros participantes. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais, como a capacidade de ouvir, cooperar, negociar e resolver conflitos.
Durante as práticas e apresentações teatrais, os participantes precisam se concentrar e memorizar falas, movimentos e cenários. Isso ajuda a melhorar a capacidade de concentração. Oferece a oportunidade de explorar diferentes histórias, culturas e perspectivas. Isso ajuda a promover a empatia e a compreensão das diferenças, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e tolerante.
O teatro pode ser uma forma de escapismo e uma maneira de lidar com o estresse e as emoções. A atuação permite que os participantes expressem e liberem suas emoções de forma saudável.
OBJETIVOS
O teatro estimula a imaginação e a criatividade, permitindo que os participantes explorem diferentes personagens, histórias e situações. A prática teatral ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, tanto verbalmente quanto através da expressão corporal. Os participantes aprendem a projetar suas vozes, a articular as palavras de forma clara e a utilizar gestos e movimentos para transmitir emoções.
METODOLOGIA
Nesse curso serão aplicadas técnicas de teatro físico, interpretação de texto, improviso, contação de histórias, dança dos povos técnica Meisner e o método Stanislavski.
MATERIAIS
Roupas confortáveis e neutras e garrafa de água.
EMENTA
A disciplina procura elucidar a importância da linguagem teatral na formação do ser, como instrumento de participação política, social e cultural.Trata de fundamentos conceituais do Teatro estruturando camadas de conscientização contempladas pela apreciação, reflexão e prática artística.
OBJETIVOS
Geral: Promover a apropriação de saberes culturais e estéticos por meio do fazer teatral, inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão, bem como identificar e valorizara Cultura Artística Brasileira.
Específicos: Educar a sensibilidade e estimular a criatividade. Buscar e organizar informações sobre o Teatro em contato com diversos recursos. Exploraras competências e habilidades artísticas através do Teatro. Conhecer e valorizaras diferentes formas de manifestações artísticas da Cultura Brasileira.
METODOLOGIA
TEATRO (AULAS DE 1:15) – MÁXIMO 15 ALUNOS – ESPAÇO DO PALCO TERCEIRO ANDAR PROEX.
- NOÇÕES DO QUE É A ARTE TEATRAL
- TEATRO NO TEMPO E ESPAÇO
- EXERCÍCIOS DE VOZ
- EXERCÍCIOS DE CORPO
- EXERCÍCIOS E INTERPRETAÇÃO
- TÉCNICAS TEATRAIS
- MODELOS DE EXERCÍCIOS DE CRIATIVIDADE
- MINI ESQUETES TEATRAIS
- APRESENTAÇÕES DE MINI MONÓLOGOS
MATERIAIS
- Sala de aula ampla e arejada, adequada para as atividades de teatro.
- Roupa adequada para realização das atividades práticas.
- Material didático-pedagógico (textos, impressos, slides, projetor, caixa de som, cabop2-p10 etc.)
EMENTA
Este curso oferece uma abordagem abrangente da fotografia, desde os conceitos básicos até técnicas avançadas. Os alunos serão introduzidos aos fundamentos da composição, iluminação, exposição e narrativa visual. Através de aulas
teóricas e práticas, exploraremos diferentes estilos fotográficos, desde retratos e paisagens. Os alunos também serão incentivados a desenvolver uma visão pessoal e criativa, expressando-se através da linguagem visual da fotografia.
OBJETIVOS
Familiarizar os alunos com os princípios básicos da fotografia, incluindo composição, exposição e foco.
Explorar uma variedade de estilos fotográficos e gêneros, incentivando a experimentação e a criatividade.
Introduzir os alunos ao uso de diferentes equipamentos fotográficos, incluindo câmeras profissionais, analógicas e
celulares.
Desenvolver habilidades básicas em técnicas de edição e pós-produção de imagens.
METODOLOGIA
As aulas serão uma combinação de teoria e prática, com ênfase na participação ativa dos alunos. Serão realizadas apresentações para introduzir novos conceitos, seguidas de exercícios práticos para aplicação imediata do
conhecimento adquirido. Os alunos serão encorajados a trazer suas próprias câmeras, sejam profissionais, analógicas ou celulares, para as aulas práticas.
MATERIAIS
- Câmeras profissionais DSLR ou mirrorless(opcional)
- Câmeras analógicas (opcional)
- Smartphones com câmera