Professoras extensionistas são homenageadas na Assembleia Legislativa

Na última quarta-feira (14), a Universidade Estadual de Ponta Grossa esteve presente na Sessão Especial realizada  pela Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão teve o tema Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A Sessão foi proposta pelo deputado Alexandre Curi, com apoio da Escola do Legislativo e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). Da UEPG, participaram as professoras Maria Iolanda de Oliveira, do Departamento de Serviço Social; e Rita de Cássia da Silva Oliveira, coordenadora da Universidade Aberta da Terceira da Idade (Uati) da UEPG.  Ambas receberam homenagens pelo trabalho na defesa e garantia dos direitos das pessoas idosas.

O presidente do Cedi, Jorge Nei Neves, ressalta que o evento reforça também o dia mundial para o combate das violências contra a pessoa idosa, fixado em 15 de junho. Ele conta que as homenagens foram feitas a pessoas que se dedicam há muito tempo para cuidar das pessoas 60+ no estado. A sessão enfatizou “A importância do fortalecimento do controle social na garantia de direitos da pessoa idosa”, além do debate para fortalecer a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas. No evento as professoras foram destaque pelas ações extensionistas realizadas na UEPG para as pessoas idosas na cidade de Ponta Grossa.

A professora Maria Iolanda é coordenadora do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (Nasjepi) e atua na área do idoso na UEPG desde 2011. No evento da Assembleia Legislativa, a professora representou os projetos de extensão que realizam atividades socioassistenciais com pessoas idosas. “Estou muito contente e lisonjeada pelo reconhecimento do trabalho extensionista que desenvolvemos. Agradeço a homenagem recebida estendendo a toda equipe do Nasjepi, que tem atuado efetivamente na promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, destaca a docente.

Já a professora Rita está há mais de 30 anos no atendimento às pessoas idosas no município, por meio da Uati-UEPG. Para a homenagem, a educadora representava todas as Uatis. “Estou muito feliz e agradeço sensibilizada por esta homenagem e pelo reconhecimento das minhas ações, principalmente na área da educação em favor das pessoas idosas. Compartilhamos estes momentos com as demais Universidades paranaenses que possuem ações educativas voltadas para a pessoa idosa”, enfatiza.

Ações Extensionistas

O Nasjepi atua com a informação e orientação sobre os direitos da pessoa idosa seguindo o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003). Durante o mês de junho, o projeto realiza a campanha Sensibiliza Campos Gerais com o objetivo de mobilizar a sociedade para a prevenção da violência contra idosos, visando a sua valorização, a mudança de atitudes e o repúdio aos atos de violência praticados. Esta campanha faz parte das ações em relação ao Junho Violeta, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

A Uati trabalha para despertar maior respeito e valorização às pessoas 60+. Além disso, oferecer conhecimentos e informações para as pessoas idosas, elevar a auto estima, possibilitar maior inserção, inclusão e participação na sociedade, preconizando e buscando um envelhecimento ativo. A Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG é a mais antiga do Paraná, com atividades ininterruptas desde o ano de 1992, caracterizando-se uma das mais antigas do Brasil.

Texto: adaptado por Amanda Santos - CCOM/UEPG | Fotos: Assembleia Legislativa do Paraná

  

Skip to content