Desenho Básico - Intermediário
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através do registro gráfico manual. O desenho como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. O desenho com instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão do desenho na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais do desenho, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, e teoria das cores, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas de desenho a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos de desenho avançados com o decorrer das aulas, como por exemplo, desenvolver histórias ilustradas, também evidenciar e praticar as produções de Desenho de Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho ao Ar Livre
MATERIAIS
- Lápis grafite HB, 2B, 4B, 6B e 8B;
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 180g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Estilete, Apontador, Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Maleta de plástico tamanho A4 para levar os materiais para a aula.
Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
Pintura em Tela
EMENTA:
O objetivo do ensino da arte é proporcionar aos alunos situações onde poderão desenvolver suas competências estética e artística nas diversas modalidades de pintura em tela que compõem o fazer artístico, estimulando assim, a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e das diversas técnicas de pintura sobre tela. Contribuindo para a produção de pinturas em tela para que possam, progressivamente: projetar, produzir, criar, apreciar, desfrutar e valorizar as pinturas.
OBJETIVOS
1. Reconhecer a arte como área de conhecimento autêntico e autônomo, respeitando o contexto sócio cultural em que está inserida.
2. Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade.
3. Proporcionar vivências significativas em pintura em tela, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas com criatividade e liberdade, munindo-os, contudo, de cuidados e técnicas facilitadoras.
5. Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos e técnicas de pintura em tela, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
6.Incentivar e estimular a criatividade dos alunos, levando-os a vencer as barreiras e a produzir obras de pintura que representem a externalização dos seus sentimentos.
7. Familiarizar o aluno com os elementos formais da linguagem visual como: desenho de linhas e formas, cores, perspectivas, sombra e luz e outros saberes teóricos sobre materiais e técnicas de pintura.
METODOLOGIA
Serão realizados encaminhamentos que visam ajudar os alunos na apreensão viva e significativa de noções, habilidades e técnicas para que possam produzir pinturas em tela, para isso será disponibilizado um espaço apropriado para a produção das pinturas e um ambiente agradável para que o aluno se sinta livre e apto a se expressar artisticamente.
MATERIAIS AULAS COM PROFESSORA ROSSANA
LISTA DE MATERIAIS PARA PINTURA EM TELA PINTURA COM TINTA ACRÍLICA.
Tinta acrílicas nas cores:
- Azul da prússia;
- Azul cerúleo;
- Amarelo de cádmio;
- Amarelo limão;
- Vermelho de cádmio;
- Verde vessiê;
- Branco titânio;
- Magenta
OBS:
As cores podem ser substituídas por cores similares
Pinceis: - referência da marca Tigre
- 141 - números: 10 e 16;
- 815 – números: 14 e 20;
- 315 – número: 0
OBS: O aluno poderá adquirir pincéis de qualquer outra marca.
- Tela 30X40;
- Lápis HB.
- Borracha branca;
- 50 folhas de papel A4.
- Panos de algodão para enxugar os pinceis;
- Vidro de conserva vazio com tampa de metal;
- Uma espátula para pintura. (Pode ser de plástico)
- Paleta para pintura (Pode ser substituída por bandejas de isopor).
PINTURA COM TINTA A ÓLEO
- O material para pintura com tinta a óleo é o mesmo da pintura com tinta acrílica.
- Acrescentar à lista: - Secante de cobalto;
- Querosene para limpeza dos pinceis.
MATERIAIS AULAS COM PROFESSOR JHONY
Tinta óleo: azul da prússia; azul cerúleo, amarelo de cádmio; amarelo limão; vermelho de cádmio; verde
vessiê; branco titânio e magenta. Pinceis: - referência da marca Tigre: - 141 - números: 10 e 16; 815 – números: 14 e 20; - 315 – número:0. (Pode ser
outra marca). Tela 30X40;
lápis HB, borracha branca; 20 folhas de papel A4;
panos de algodão e vidros para a limpeza dos pinceis;
paleta ou bandejas de isopor;
espátula. Para o uso de tintas a óleo acrescentar à lista: - Secante de cobalto e querosene
HORÁRIOS
Quarta:18:30-20:15 - Jonhy
Quinta: 14h-16h Rossana
Sexta: 9h-11h; Rossana
Sexta 18:30-20:15 - Jhony
Artes Teen
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através de produções artísticas nas mais diversas linguagens. As Artes Visuais como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. As Artes Visuais como instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão das Artes Visuais: Desenho, Escultura, Gravura e Pintura, na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas, bem como, movimentos artístico e artistas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais das Artes Visuais, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, teoria das cores, planos e tridimensionalidade, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas das artes visuais a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos Artes Teen partindo de conhecimentos e técnicas que serão estudadas a partir da história da Pintura, do Desenho, da Escultura e etc, evidenciando e praticando as produções a partir da Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho e Pintura ao Ar Livre.
MATERIAIS
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 200g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Apontador; Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
HORÁRIO
Segunda: 08h-10h ou 15h-17h - prof. Smailen
Segunda: 18h-20h - Thayssa
Terça: 15h às 17h - Thayssa
Quinta:18h30-20h15 - Tamiris
EMENTA
Proporciona ao aluno o início no piano apresentando melodias e exercícios técnicos que busquem uma evolução gradativa junto ao instrumento. De uma forma que procure estimular o interesse do estudante serão realizadas atividades que trabalhem a percepção musical. A teoria musical será proposta aos alunos desde o início do curso. Alunos iniciantes e intermediários serão aceitos porque o curso está disponível para vários níveis.
OBJETIVOS
- Ensinar ao aluno acordes, melodias, escalas musicais, técnica musical e teoria musical
- Trabalhar a percepção musical do aluno
- Estimular a memorização das músicas e dos exercícios
METODOLOGIA
O método procura trabalhar melodia e exercícios de técnica musical de forma simultânea
MATERIAIS
- Lápis,
- Borracha
- Caderno pautado.
HORÁRIO
Segunda: 8h-8:50; 9h-9:50; 10h-10:50; 13:30-14:20; 14:30-15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Terça: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Quarta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Quinta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Sexta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
EMENTA
O curso de violão procura oferecer ao aluno a oportunidade de contatar com diferentes períodos da historia da música, desde a renascença até a música contemporânea. O aluno terá oportunidade de conhecer e tocar estudos de grandes mestres do violão tais como: Fernando Sor, Dionísio Aguado, Mauro Giulliani, Francisco Tárrega, Napoleão Coste, Heitor Villa Lobos, Abel Carlevaro, Agostín Barrios, Antonio Lauro, Léo Brower etc. Também serão trabalhadas diversas músicas folclóricas nacionais e internacionais bem como música popular brasileira, sendo que o Brasil é muito rico em música escrita para ser executada ao violão. Esses estudos e músicas proporcionarão ao aluno um conhecimento profundo da técnica e interpretação de grandes obras musicais compostas ou transcritas para o violão. Para o desenvolvimento de ritmos e ouvido harmônico será trabalhado também duos, trios, e quartetos, onde os alunos através de audições poderão mostrar e desenvolver seus talentos.
OBJETIVOS
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e /ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
MATERIAIS:
- Violão (opcional)
- Caderno pautado
- Lápis
- Borracha
HORÁRIO
Segunda: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Terça: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Quarta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20;
ou
Quinta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Sexta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20;
EMENTA
O curso oferecerá aos alunos conhecimento básico e avançado relacionado a conteúdos musicais como:Conhecimento das partes do violão, exercícios técnico para mão direita e esquerda, acordes (maiores, menores, maiores com sétima, menores com sétima e maiores com sétima maior), batida/levada, repertório e, acordes (invertidos 1°, 2° e 3° grau)
OBJETIVOS
apresentar aos alunos as partes do violão;
apresntar aos alunos diferentes estilos musicais;
proporcionar aos alunos habilidade para que o próprio desenvolva suas habilidades musicais;
apresentar ao aluno técnicas de estudo ao violão;
METODOLOGIA
Proporcionar ao aluno os recursos por meio de conteúdos musicais aplicados na prática para que o próprio possa desenvolver e praticar o estudo do violão de maneira satisfatória
MATERIAIS
- Violão
- Caderno (comum).
- Caneta
HORÁRIO
Segunda:
08h30min às 10h
10h às 11h30min
13h30min às 15h
15h às 16h30min
18h30min às 20h
EMENTA
Oferece a/ao praticante as ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades pessoais como a consciência corporal, lucidez, senso ético e crítico. A prática regular do yoga promove melhora da saúde física, emocional e mental, o que reflete em uma melhor qualidade de vida. Através do autoconhecimento o curso possibilitará que a/o praticante possa desenvolver a sua prática pessoal, com segurança e autonomia.
OBJETIVOS
- Facilitar práticas de yoga de forma respeitosa, segura, real e acolhedora;
- Apresentar as principais técnicas do yoga;
- Apresentar a possibilidade de uso de diversos acessórios; Auxiliar o/a praticante a despertar as suas potencialidades,
respeitar os seus limites e administrar melhor as suas emoções; - Trabalhar pelo menos uma escritura filosófica relevante para embasar a prática;
- Criar um espaço gentil, acolhedor e livre de preconceitos para trocas genuínas;
Proporcionar um momento de autocuidado, autoestudo, autossuperação e autoentrega ao/a praticante.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados de forma prática, teórica e teórico-prática, sempre buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes. As aulas contarão com uma exposição oral/dialogada da obra estudada, com a prática das técnicas (respiratórias, de purificação, corporais, de relaxamento/descontração, de concentração/meditação, entre outras) e/ou ambas as formas.
MATERIAIS
- Tapete pessoal/cadeira,
- blocos, faixa/cinto de yoga,
- apoio para joelho e/ou os acessórios que achar pertinente.
HORÁRIO
Quinta:
18h30min às 19h30min
Sexta:
Yoga na cadeira
08h30min às 09h20min
10h30min às 11h30min
EMENTA
CURSO DE CERÂMICA I - A proposta deste curso é oferecer aos participantes um primeiro contato com diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas de fácil acesso a todos, proporcionando meios para o desenvolvimento dos trabalhos pessoais. Espera-se que ao final dos encontros os participantes possam ter aprendido um pouco mais sobre como transformar barro em cerâmica, compreender algumas diferentes formas de se trabalhar com essa matéria e que ao transcorrer das aulas todos possam desenvolver suas próprias peças cerâmicas, sejam elas utilitárias ou decorativas.
CURSO DE CERÂMICA II - A proposta do módulo II deste curso é oferecer aos participantes a possibilidade de aprofundamento nas diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas onde os alunos consigam manter uma produção dos trabalhos pessoais com maior propriedade e acabamento refinado. Espera-se que ao final dos encontros cada participantes tenha desenvolvido uma linha de trabalhos com características próprias e que possam vender se assim os quiserem, sendo essas produções utilitárias ou decorativas.
OBJETIVOS
- apresentar diferentes técnicas de trabalho com argila, com aprofundamento em moldes, modelagem e esmaltes;
- compartilhar exemplos de artistas que trabalharam a partir das técnicas apresentadas, tanto artistas do passado como artistas contemporâneos;
- orientar os processos criativos de elaboração dos projetos pessoais de peças cerâmicas (projeto, procedimentos de execução e finalização);
- ter ao final do projeto uma coleção de peças desenvolvidas de forma autoral.
METODOLOGIA
Os encontros serão compostos por uma parte teórica e outra prática, onde os participantes do curso poderão conhecer diferentes formas de se trabalhar com essa matéria.
Especificamente, na parte teórica serão apresentadas formulações para preparação do gesso para moldes, composição química das argilas, conceitos escultóricos e artistas de referência. Os participantes irão experimentar todos os procedimentos conforme eles forem sendo explanados.
Em relação à parte prática, por mais que todos estejam aprendendo o conteúdo teórico ao mesmo tempo, cada um irá aplicar esse conteúdo de acordo com as suas vontades de produção, por isso é tão importante o acompanhamento individual de cada trabalho por parte do ministrante. Junto desse acompanhamento individual serão apresentadas referências específicas para cada participante, possibilitando assim com que eles pensem no seu trabalho e como ele pode se expandir. Ao final do curso, caso seja possível, pretende-se fazer uma exposição com essas produções realizadas pelos participantes.
MATERIAIS
CURSO DE CERÂMICA I
- 5kg Argila,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada)
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
CURSO DE CERÂMICA II
- 5kg Argila,
- 2kg de gesso de secagem rápida,
- objetos para serem moldados,
- folha de acetato,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada).
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
HORÁRIO
Terça: 09h-11h
ou
Quarta: 09h-11h ou 19h-21h
ou
Quinta: 19h-21h
ou
Sexta: 19h-21h
EMENTA
CURSO DE ORATÓRIA – Oferece ao aluno as ferramentas básicas para que possa melhor sua dicção, interpretação de textos, capacidade vocal, apresentação em público e demais áreas a fim para expressão vocal e corporal, mesclada ao aperfeiçoamento humano como elemento de refinamento e organizando assim as capacidades criativas do aluno para que possa desenvolver uma linguagem própria, com segurança e autonomia.
OBJETIVOS
Apresentar ao aluno a importância do “falar bem” na composição da dinâmica do dia a dia e de eventos;
Apresentar as técnicas básicas com exercícios vocais e leitura de textos ;
Apresentar ao aluno a possibilidade de uso de diversos caminhos através de dinâmicas para perder o
medo, aprender a ter confiança e capacidade de expressão;
Aprofundar o estudo de textos, interpretação, dinâmica de voz e expressão corporal mesclada a vocal.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados, buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes, partindo então para exposição inicial, oral/dialogada de teorias relacionadas a Oratória. A partir dai serão aplicadas práticas de observação e estudos dirigidos ao trabalho de voz e interpretação, como dinâmicas e exercícios de desenvoltura, dando ao aluno a capacidade para melhor interagir, expor suas ideias e poder até apresentar eventos, TCC e demais áreas a fim
MATERIAIS
Textos a serem entrega a medida do decorrer do curso
Uso de microfone, pedestal, aparelho de som.
Espaço amplo para atividades
HORÁRIO
Segunda Feira - 18h30min às 19h30min
EMENTA
A preparação vocal e a compreensão de vocalizes. O gerenciamento da respiração no canto. A agilidade e flexibilidade vocal no canto popular. O timbre e as possibilidades de ressonância no canto. Formantes e articulação para o canto individual e em grupo. Vibrato e sustentação vocal. Extensão e estabilização no canto. Afinação e desafinação vocal. A diversidade na voz e a escolha de repertório. Classificações vocais. Expressão cênica para o canto. Interpretação, dinâmica e performance. Alterações vocais e cuidados com a voz. O manejo da ansiedade de performance no canto individual e em grupo. Aplicação ao repertório.
OBJETIVOS
- Desenvolver habilidade de performance vocal;
- Conhecer a diversidade vocal e suas técnicas;
- Compreender as possibilidades de repertórios
- Apresentações para a comunidade;
METODOLOGIA
- Aulas práticas de canto coletivo com momentos de performance individual
- Apresentações artísticas para a comunidade;
- Aplicação de exercícios vocais;
- Dinâmicas de expressão corporal e vocal
- Análise de performances
MATERIAIS
- Piano,
- microfone,
- caixa de som,
- data-show
HORÁRIOSegunda: 18h-18h50 ou 19h-19h50;
ou
Quinta: 18h-18h50 ou 19h-19h50;
ou
Sexta: 19h-19:50
EMENTA
CURSO DE TEATRO ADULTO – Oferece ao aluno as ferramentas básicas para que possa aprender as grandes e básicas teorias teatrais e seus atores, sendo as mesmas colocadas em práticas em exercícios simples para iniciantes. Desenvolver e aguçar a criativdade e gerar um processo de desinibição.
OBJETIVOS
Apresentar as principasi linhas do Teatro Ociental e seus principais criadores
Praticar exercícios sobre as linhas teatrais, exercícios de concentração e exercícios de relaxamento a de textos;
Apresentar ao aluno a possibilidade de uso de diversos caminhos através de dinâmicas para perder o
medo, aprender a ter confiança e capacidade de expressão;
Aprofundar o estudo de textos, interpretação, dinâmica de voz e expressão corporal mesclada a vocal.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados, buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes, partindo então para exposição inicial, oral/dialogada de teorias relacionadas ao Teatro. A partir dai serão aplicadas práticas de observação e estudos dirigidos ao trabalho de voz e interpretação, como dinâmicas e exercícios de desenvoltura, dando ao aluno a capacidade para melhor interagir, expor suas ideias e poder seguir a carreira artística se assim o desejar.
MATERIAIS
- Textos a serem entrega a medida do decorrer do curso
Canetas e papel suficiente para número de alunos inscritos
Aparelho de som.
Espaço amplo para atividades
HORÁRIO
Terça: 18h30min às 19h45min
EMENTA
CURSO DE FOTOGRAFIA BÁSICO E AVANÇADO — O Curso oferece uma abordagem abrangente da fotografia, desde os conceitos básicos até técnicas avançadas. Os alunos serão introduzidos aos fundamentos da composição, iluminação, exposição e narrativa visual. Mediante aulas teóricas e práticas, exploraremos diferentes estilos fotográficos, desde retratos e paisagens. Os alunos também serão incentivados a desenvolver uma visão pessoal e criativa, expressando-se através da linguagem visual da fotografia.
OBJETIVOS
Familiarizar os alunos com os princípios básicos da fotografia, assim como técnicas avançadas, incluindo composição, exposição e foco.
Explorar uma variedade de estilos fotográficos e gêneros, incentivando a experimentação e a criatividade.
Introduzir os alunos ao uso de diferentes equipamentos fotográficos, incluindo câmeras profissionais, analógicas e celulares.
Desenvolver habilidades básicas em técnicas de edição e pós-produção de imagens.
METODOLOGIA
As aulas serão uma combinação de teoria e prática, com ênfase na participação ativa dos alunos. Serão realizadas apresentações para introduzir novos conceitos, seguidas de exercícios práticos para aplicação imediata do conhecimento adquirido. Os alunos serão encorajados a trazer suas próprias câmeras, sejam profissionais, analógicas ou celulares, para as aulas práticas.
MATERIAIS
- Câmeras profissionais DSLR ou mirrorless(opcional)
- Câmeras analógicas (opcional)
- Smartphones com câmera
HORÁRIO
Iniciante: Sexta: 09h-10h ou 16:30-17:30
Avançado: Sexta 18:30-19:30
EMENTA
CURSO DE MUSICALIZAÇÃO– Oferece ao aluno noções de ritmo, pulso, prática musical, percepção musical, coordenação motora, criatividade e sensibilidade através de atividades práticas e teóricas que exploram os elementos fundamentais da música.
OBJETIVOS
● Desenvolvimento da percepção sonora (reconhecer diferentes sons e identificar suas características (altura, intensidade, timbre e duração).
● Apresentação de instrumentos musicais (explorar diferentes instrumentos percussão, cordas, sopro e suas possibilidades sonoras.
● Introdução a elementos básicos da música.
● Sensibilização musical
● Desenvolvimento motor e cognitivo por meio de atividades práticas (como tocar instrumentos ou movimentos rítmicos).
● Desenvolver a prática musical de forma lúdica e criativa.
● Expressão e improvisação (permitir que os alunos expressem emoções e ideias por meio da música).
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados, buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes, o curso utilizará atividades práticas como: jogos musicais, dinâmicas de grupo e exploração criativa, buscando envolver os alunos de maneira ativa e prazerosa.
MATERIAIS
- ● Instrumentos musicais básicos de percussão como: clavas, ovinhos/ganzá, reco-reco.
● Piano ou teclado musical (apenas um para o professor).
● Caderno pautado.
● Borracha, lápis, caneta e apontador.
● Materiais como: papel color set, EVA e folhas A4.
HORÁRIO
Terça
08h às 09h
09h às 10h
Quarta
18h15 às 20h15
EMENTA:
O curso introdutório à pintura oriental Sumi-ê é um convite à apreciação desta técnica de pintura monocromática em preto e branco, realizadas a partir da tinta “sumi” (à base de fuligem de carvão) e água. Na interação com os materiais desta pintura, os participantes poderão desenvolver a própria gestualidade, a partir de orientações baseadas na literatura tradicional. O exercício desta antiga prática de pintura requer, além da gestualidade, uma contextualização com diversos conceitos orientais, especialmente os japoneses, que serão apresentados ao longo das aulas. Desta forma, participantes poderão também produzir pinturas com sumi e que o olhar possa transitar do antigo para o contemporâneo, do Oriente para o Ocidente.
OBJETIVOS:
- Apresentar a história e a filosofia do sumiê.
- Ensinar as técnicas básicas de manuseio do pincel e da tinta sumi.
- Desenvolver a sensibilidade artística e a capacidade de expressão com simplicidade e harmonia.
- Compreender a relação do sumiê com outros aspectos da cultura japonesa como a caligrafia, e a estética wabi-sabi.
- Incentivar a criação de composições próprias utilizando os princípios do sumiê.
METODOLOGIA:
Aulas teóricas expositivas. Demonstrações práticas das técnicas, exercícios práticos supervisionados. Discussão e análise coletiva dos trabalhos realizados. Projeto final com exposição das obras dos alunos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Tinta Sumi (líquida)1 e/ou Tinta Sumi em barra; Pedra Suzuri, base para preparo da tinta se optar pela tinta Sumi em barra;
- Papeis para caligrafia japonesa1 – Shodo (sugestão: Daiso);
- Pincel oriental (fude) n. 3, ou conjunto1;
- Potes para água, para preparo de diluições e limpeza de pinceis. Tecido ou papel absorvente.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 15
NÚMERO MÍNINO DE ALUNOS: 6
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Quartas: 9:00 – 11:30h
ou
Sexta: 14:00 – 16:30h
OBSERVAÇÕES: O aluno é responsável pela compra do material para a aula.
EMENTA:CURSO DE FLAUTA TRANSVERSAL – Oferece ao aluno as ferramentas básicas e intermediarias para a execução do instrumento em diversos estilos musicais
OBJETIVOS:
- Fundamentos da estruturação, como escalas, arpejos, progressões harmônicas e intervalos
- Apreciação do repertório da flauta
- Introdução à técnica do instrumento
- Estudo de leitura e fundamentos da música ocidental
- Aprimoramento da percepção auditiva
- Conhecimento do histórico e manutenção do instrumento
- Desenvolvimento de métodos de estudo
METODOLOGIA
Esta metodologia é baseada em quatro pilares: escuta ativa, percepção musical, leitura musical e improvisação, com foco no aprendizado colaborativo e na integração dos aspectos técnicos e artísticos da flauta transversal.
MATERIAIS UTILIZADOS: instrumentos de sopro, percussão e corpo. Para o curso de Sopro o aluno deve levar o instrumento.
• Flauta Trasnversal – Cada aluno deverá ter seu instrumento
• Caderno pautado
• Caixa de som
• Estante de partitura
HORÁRIOS
Quinta:
08h às 9h
13h30 às 14h30
EMENTA: CURSO DE SAXOFONE – Oferece ao aluno as ferramentas básicas e intermediarias para a execução do instrumento em diversos estilos musicais
OBJETIVOS:
- Fundamentos da estruturação, como escalas, arpejos, progressões harmônicas e intervalos
- Apreciação do repertório da flauta
- Introdução à técnica do instrumento
- Estudo de leitura e fundamentos da música ocidental
- Aprimoramento da percepção auditiva
- Conhecimento do histórico e manutenção do instrumento
- Desenvolvimento de métodos de estudo
METODOLOGIA:
Esta metodologia é baseada em quatro pilares: escuta ativa, percepção musical, leitura musical e improvisação, com foco no aprendizado colaborativo e na integração dos aspectos técnicos e artísticos da flauta transversal.
MATERIAIS UTILIZADOS:
• Saxofone – Cada aluno deverá ter seu instrumento
• Caderno pautado
• Caixa de som
• Estante de partitura
HORÁRIO
9h15 às 10h15
14h45 às 15h45
EMENTA
CURSO DE PANDEIRO – Oferece ao aluno as ferramentas básicas e intermediarias para a execução do instrumento em diversos estilos musicais
OBJETIVOS
- Conhecer a história e estrutura do instrumento
- Estudar técnicas básicas e avançadas do pandeiro
- Estudar ritmos tradicionais brasileiros como: samba, baião, xote, choro e etc
- Explorar o pandeiro como protagonista e o papel do instrumento na música moderna popular
METODOLOGIA
A metodologia do ensino do pandeiro popular brasileiro em grupo foca na combinação de teoria e prática, promovendo um aprendizado progressivo e colaborativo. Inicialmente, são apresentadas as bases do instrumento, incluindo sua história, partes e cuidados, seguidas pela postura correta e técnicas fundamentais de execução. Por meio de exercícios rítmicos em grupo, os alunos desenvolvem coordenação, precisão e percepção musical, praticando ritmos tradicionais como samba, choro, forró e maracatu. A prática de repertórios populares, combinada com desafios técnicos e improvisação guiada, visa estimular a criatividade e o domínio do instrumento. A metodologia também utiliza ferramentas como metrônomo e playbacks, além de incluir momentos de feedback coletivo, garantindo a evolução técnica e artística de todos os integrantes do grupo
MATERIAIS
• Pandeiro – Cada aluno deverá ter seu instrumento
• Caderno pautado
• Caixa de som
• Estante de partitura
HORÁRIOS
Terça:
18h30 às 19h30
Quinta:
10h30 às 11h30
16h00 às 17h00
EMENTA: O curso procura oferecer ao aluno o primeiro contato com os materiais de gravura e a criação artística com as mais diversas técnicas. Além disso, ele conhecerá diferentes períodos da história da gravura, desde o seu surgimento até a contemporaneidade de forma gradativa. Espera-se que até o final do curso, os alunos desenvolvam sua percepção artística e de mundo, bem como o desenvolvimento de habilidades pessoais através de duas produções em ateliê.
OBJETIVOS:
- Demonstrar diferentes materiais e técnicas de gravura como a xilogravura, linoleogravura, gravura em metal, serigrafia, entre outros.
- Apresentar exemplos de artistas e obras a partir de uma breve história da gravura, relacionando-os com as produções em sala de aula.
- Orientar todas as etapas do processo de criação individual, desde o esboço inicial até a execução e finalização da obra.
- Desenvolver a apreciação e discussão das metodologias e das gravuras produzidas durante o curso.
- Reunir as produções autorais de forma que o aluno tenha um portfólio do curso.
METODOLOGIA:
As aulas serão compostas por um momento teórico, de contextualização de conteúdos (referencial histórico, artistas, obras, materiais e técnicas) e de um momento prático, no qual os alunos iniciarão seus projetos pessoais. Cada aluno terá acompanhamento individual pelo professor em todas as etapas da produção artística.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Materiais básicos: lápis grafite HB, borracha, apontador, régua, tesoura;
- Caderno de esboço;
- Goivas para gravura;
- Tintas para gravura;
- Rolo para gravura;
- Prensa;
- Placa de madeira;
- Placa de linóleo;
- Placa de metal;
- Ponta seca;
- Tecido;
- Papéis de gramaturas diversas (A3 e A4, 180 a 300g/m2, papel de arroz, etc.);
- Colher de pau;
- Baren;
- Espátula;
- Pasta para organizar os trabalhos desenvolvidos no curso.
Obs: outros materiais necessários serão solicitados no decorrer das aulas, sempre de forma antecipada.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 10 alunos
NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 05 alunos
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Quarta-feira – 09h30 às 11h30
ou
Quarta-feira – 18h30 às 20h30
Artes Teen
EMENTA
O curso de Artes Visuais Infantil é pensado para despertar a criatividade e o potencial artístico das crianças, promovendo o desenvolvimento de sua imaginação e expressão por meio de diferentes linguagens artísticas. As atividades incluem desenho, pintura, escultura, gravura e fotografia, utilizando uma variedade de técnicas e materiais que estimulam a curiosidade e o aprendizado prático. Combinando o encantamento da história da arte com uma abordagem lúdica e prática, o curso proporciona às crianças uma experiência envolvente, ajudando-as a compreender o mundo da arte e a sua conexão com o cotidiano. Os pequenos artistas serão encorajados a experimentar livremente, explorando diversas formas de expressão visual, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades motoras, sensibilidade estética e autoconfiança.
OBJETIVOS
• Apresentar às crianças o mundo das artes visuais de forma lúdica, despertando a criatividade e a imaginação, incentivando-as a explorar e experimentar novas ideias e formas de expressão artística;
• Introduzir diversas técnicas artísticas, como desenho, pintura, colagem, escultura e gravura, de maneira interativa e acessível;
• Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e conceituais ao trabalhar com diferentes materiais e mídias artísticas, ampliando o repertório criativo das crianças;
• Fomentar o encantamento pela arte, promovendo o entendimento cultural e histórico por trás de diferentes expressões visuais de forma simples e envolvente;
• Explorar os elementos básicos da linguagem visual de forma prática e divertida, ajudando as crianças a identificar formas, cores, texturas e composições;
• Incentivar a sensibilidade estética e o pensamento crítico, estimulando as crianças a interpretar e compartilhar suas ideias sobre obras de arte, conectando-as ao seu universo e às suas experiências.
METODOLOGIA
As aulas são planejadas para oferecer um ambiente onde as crianças têm liberdade para explorar o mundo da arte de maneira significativa e criativa, priorizando a liberdade de expressão e o entusiasmo exploratório das crianças, combinando momentos de descoberta prática com conexões inspiradoras à história da arte. As atividades são organizadas em torno de três pilares principais: a expressão artística pessoal, a apreciação criativa e compreensão histórica e cultural, onde através dessas atividades as crianças são incentivadas a explorar materiais e técnicas livremente, permitindo que suas ideias e interesses guiem o processo. Além disso, combinamos a prática e a reflexão de forma dinâmica, com foco em criar um espaço participativo, onde a imaginação e a individualidade de cada criança possam ser valorizadas.
MATERIAIS
- • Lápis com grafite: H, HB ou B, 2B, 4B, 6B e 9B;
• Lápis de cor, régua, borracha ou limpa-tipo, cola e tesoura;
• Pincéis redondos ou chatos, uma unidade no tamanha pequeno, médio e grande (Recomendação: Nº 0, 4, 8, 12
ou 16/20);
• Tinta Nanquim; 1 Bandeja/Paleta/Godê, 1 copo plástico e Pano/flanela macia para limpeza;
• Tinta acrílica, óleo ou guache: 1 unidade na cor branco, magenta, amarelo, ciano;
• Tela para Pintura: 1 unidade 20x30, 1 unidade 30x40;
• Papeis: Bloco A4 200g com 20 folhas, Bloco A4 180g com 20 folhas; Sulfite comum;
• Pasta A3 ou A4;
• Entre outros materiais a serem combinados
HORÁRIO
Terça: 18h30 às 20h15 - Thayssa
Quinta:09h às 11h - Tamiris