Desenho Básico - Intermediário
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através do registro gráfico manual. O desenho como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. O desenho com instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão do desenho na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais do desenho, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, e teoria das cores, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas de desenho a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos de desenho avançados com o decorrer das aulas, como por exemplo, desenvolver histórias ilustradas, também evidenciar e praticar as produções de Desenho de Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho ao Ar Livre
MATERIAIS
- Lápis grafite HB, 2B, 4B, 6B e 8B;
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 180g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Estilete, Apontador, Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Maleta de plástico tamanho A4 para levar os materiais para a aula.
Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
Pintura em Tela
EMENTA:
O aluno terá contato com técnicas e materiais específicos para a o desenvolvimento da pintura em tela e de suas habilidades pessoais, consequentemente ampliará sua capacidade de criação e do pensamento crítico. Trabalhará com observação de paisagens e objetos reais, imagens de obras de arte, fotografias e outros materiais no intuito de que sejam produzidos trabalhos originais.
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno a ampliação de sua sensibilidade, do pensamento artístico e da percepção estética, da autoestima e saúde mental, tanto ao produzir estudos e obras artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer obras artísticas. Apresentar ao aluno a possibilidade de uso e de aplicação de diversos materiais sobre a tela e de várias técnicas. Aprofundar o estudo dos elementos formais da imagem em especial a teoria da cor.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados, buscando fazer uma avaliação diagnóstica do conhecimento prévio dos estudantes sobre a técnica da pintura em tela, partindo então para exposição inicial, oral/dialogada de teorias relacionadas à pintura. A partir dai serão aplicadas práticas de observação e estudos dirigidos de mistura de cores e ténicas de pinceladas ou técnica com espátula da aplicação da tinta e outros materiais sobre a tela.
MATERIAIS
- Tintas (acrílicas ou óleo): azul da prússia; azul cerúleo, amarelo de cádmio; amarelo limão; vermelho de cádmio; verde vessiê; branco titânio e magenta.
- Pinceis: - referência da marca Tigre: - 141 - números: 10 e 16; 815 – números: 14 e 20; - 315 – número:0. (Pode ser outra marca).
- Tela 30X40;
- lápis HB, borracha branca; 20 folhas de papel A4;
- panos de algodão e vidros para a limpeza dos pinceis;
- paleta ou bandejas de isopor;
- espátula.
- Para o uso de tintas a óleo acrescentar à lista: - Secante de cobalto e querosene.HORÁRIOS
Quarta: 18:30-20:30
ou
Quinta: 14h-16h
ou
Sexta: 9h-11h; 18:30-20:30
Artes Teen
EMENTA
Viabiliza para o aluno o desenvolvimento da representação e da capacidade de observação do universo visual através de produções artísticas nas mais diversas linguagens. As Artes Visuais como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas aquilo que se vê e se imagina. As Artes Visuais como instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação, cultivando a autonomia do aluno.
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso, é viabilizar ao aluno uma compreensão das Artes Visuais: Desenho, Escultura, Gravura e Pintura, na história da sociedade, perpassando por suas teorias e técnicas, bem como, movimentos artístico e artistas. Como objetivos específicos, buscaremos executar de maneira prática os conceitos técnicos e fundamentais das Artes Visuais, como por exemplo: linha, forma, perspectiva, anatomia, luz e sombra, composição, teoria das cores, planos e tridimensionalidade, por meio do desenvolvimento de projetos de cada aluno, onde buscaremos proporcionar a autonomia para uma poética subjetiva do estilo e linguagem que os alunos se identificam.
METODOLOGIA
Para as aulas, faremos o uso das metodologias ativas, como por exemplo o Storytelling, onde os assuntos trabalhados em sala de aula passam a virar um narrativa para os alunos, que por sua vez irão materiailizá-la por meio das técnicas das artes visuais a serem estudadas. Além disso, o uso das metodologias ativas, tem como por intuito tornar os alunos autonomos para desenvolverem projetos Artes Teen partindo de conhecimentos e técnicas que serão estudadas a partir da história da Pintura, do Desenho, da Escultura e etc, evidenciando e praticando as produções a partir da Natureza Morta, Paisagens, Retratos, Animais, Arquitetura e Desenho e Pintura ao Ar Livre.
MATERIAIS
- Caixa de Lápis de cor Faber Castell 24 cores;
- Tinta Guache cores: Azul, Vermelho, Amarelo, Preto e Branco;
- Papel Canson para desenho com no mínimo 200g/m2;
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Apontador; Régua e Tesoura;
- Pasta tamanho A4 para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.
- Obs: Outros materiais serão solicitados ao decorrer das aulas, sempre com antecedência.
HORÁRIO
Segunda: 08h-10h ou 15h-17h ou 18h-20h
ou
Quinta:18h-20h
EMENTA
Proporciona ao aluno o início no piano apresentando melodias e exercícios técnicos que busquem uma evolução gradativa junto ao instrumento. De uma forma que procure estimular o interesse do estudante serão realizadas atividades que trabalhem a percepção musical. A teoria musical será proposta aos alunos desde o início do curso. Alunos iniciantes e intermediários serão aceitos porque o curso está disponível para vários níveis.
OBJETIVOS
- Ensinar ao aluno acordes, melodias, escalas musicais, técnica musical e teoria musical
- Trabalhar a percepção musical do aluno
- Estimular a memorização das músicas e dos exercícios
METODOLOGIA
O método procura trabalhar melodia e exercícios de técnica musical de forma simultânea
MATERIAIS
- Lápis,
- Borracha
- Caderno pautado.
HORÁRIO
Segunda: 8h-8:50; 9h-9:50; 10h-10:50; 13:30-14:20; 14:30-15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Terça: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Quarta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Quinta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30- 15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
ou
Sexta: 08h-08h50; 09h-09h50; 10h-10h50; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20; 16h30-17h20;
EMENTA
O curso de violão procura oferecer ao aluno a oportunidade de contatar com diferentes períodos da historia da música, desde a renascença até a música contemporânea. O aluno terá oportunidade de conhecer e tocar estudos de grandes mestres do violão tais como: Fernando Sor, Dionísio Aguado, Mauro Giulliani, Francisco Tárrega, Napoleão Coste, Heitor Villa Lobos, Abel Carlevaro, Agostín Barrios, Antonio Lauro, Léo Brower etc. Também serão trabalhadas diversas músicas folclóricas nacionais e internacionais bem como música popular brasileira, sendo que o Brasil é muito rico em música escrita para ser executada ao violão. Esses estudos e músicas proporcionarão ao aluno um conhecimento profundo da técnica e interpretação de grandes obras musicais compostas ou transcritas para o violão. Para o desenvolvimento de ritmos e ouvido harmônico será trabalhado também duos, trios, e quartetos, onde os alunos através de audições poderão mostrar e desenvolver seus talentos.
OBJETIVOS
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e /ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
MATERIAIS:
- Violão (opcional)
- Caderno pautado
- Lápis
- Borracha
HORÁRIO
Segunda: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Terça: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Quarta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20;
ou
Quinta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20; 13h30-14h20; 14h30-15h20; 15h30-16h20;
ou
Sexta: 08h30-09h20; 09h30-10h20; 10h30-11h20;
EMENTA
- Curso Básico – oferece ao aluno ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades musicais, através de reconhecimento das partes do instrumento, exercícios técnicos, acordes, batida/levadas e repertório;
- Curso Avançado – oferece ao aluno ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades musicais, através do conhecimento de: escalas, formação de acordes, improvisação, leitura musical, sonoridades do instrumento, repertório, entre outros.
OBJETIVOS
Estudar um instrumento musical é uma atividade que vai muito além do simples aprendizado de uma habilidade técnica. Envolve um série de beneficios que influenciam positivamente no desenvolvimento cognitivo, disciplinar,
expressão emocional, autoestima e confiança, bem-estar, trabalho em equipe e social, entre outros.
METODOLOGIA
O processo metodológico será através de:
- Conteúdos musicais aplicados na prática;
- Estudos dirigidos ao processo de aprendizagem do aluno;
- Observação do desenvolvimento musical dos alunos.
MATERIAIS
- Violão
- Caderno (comum).
HORÁRIO
Segunda: 18h-19:30
ou
Terça: 08:30- 10h; 10h-11:30
ou
Quarta:18h-19:30
ou
Quinta: 13:30-15h; 15h-16:30
EMENTA
Oferece a/ao praticante as ferramentas básicas para o desenvolvimento de suas habilidades pessoais como a consciência corporal, lucidez, senso ético e crítico. A prática regular do yoga promove melhora da saúde física, emocional e mental, o que reflete em uma melhor qualidade de vida. Através do autoconhecimento o curso possibilitará que a/o praticante possa desenvolver a sua prática pessoal, com segurança e autonomia.
OBJETIVOS
Facilitar práticas de yoga de forma respeitosa, segura, real e acolhedora; Apresentar as principais técnicas do yoga; Apresentar a possibilidade de uso de diversos acessórios; Auxiliar o/a praticante a despertar as suas potencialidades,
respeitar os seus limites e administrar melhor as suas emoções; Trabalhar pelo menos uma escritura filosófica relevante para embasar a prática; Criar um espaço gentil, acolhedor e livre de preconceitos para trocas genuínas;
Proporcionar um momento de autocuidado, autoestudo, autossuperação e autoentrega ao/a praticante.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados de forma prática, teórica e teórico-prática, sempre buscando levantar o conhecimento prévio dos estudantes. As aulas contarão com uma exposição oral/dialogada da obra estudada, com a prática das
técnicas (respiratórias, de purificação, corporais, de relaxamento/descontração, de concentração/meditação, entre outras) e/ou ambas as formas.
MATERIAIS
- Tapete pessoal/cadeira,
- blocos, faixa/cinto de yoga,
- apoio para joelho e/ou os acessórios que achar pertinente.
HORÁRIO
Turma A (yoga na/com cadeira): terça das 10:30 às 11:30
Turma B: terça das 18:30 às 19:30
Turma C: quinta das 18:30 às 19:30
EMENTA
CURSO DE CERÂMICA I - A proposta deste curso é oferecer aos participantes um primeiro contato com diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas de fácil acesso a todos, proporcionando meios para o desenvolvimento dos trabalhos pessoais. Espera-se que ao final dos encontros os participantes possam ter aprendido um pouco mais sobre como transformar barro em cerâmica, compreender algumas diferentes formas de se trabalhar com essa matéria e que ao transcorrer das aulas todos possam desenvolver suas próprias peças cerâmicas, sejam elas utilitárias ou decorativas.
CURSO DE CERÂMICA II - A proposta do módulo II deste curso é oferecer aos participantes a possibilidade de aprofundamento nas diferentes técnicas e possibilidades de trabalho com a argila. A cada encontro serão apresentados conteúdos teóricos, com exemplos e referências bibliográficas, além de atividades práticas onde os alunos consigam manter uma produção dos trabalhos pessoais com maior propriedade e acabamento refinado. Espera-se que ao final dos encontros cada participantes tenha desenvolvido uma linha de trabalhos com características próprias e que possam vender se assim os quiserem, sendo essas produções utilitárias ou decorativas.
OBJETIVOS
- apresentar diferentes técnicas de trabalho com argila, com aprofundamento em moldes, modelagem e esmaltes;
- compartilhar exemplos de artistas que trabalharam a partir das técnicas apresentadas, tanto artistas do passado como artistas contemporâneos;
- orientar os processos criativos de elaboração dos projetos pessoais de peças cerâmicas (projeto, procedimentos de execução e finalização);
- ter ao final do projeto uma coleção de peças desenvolvidas de forma autoral.
METODOLOGIA
Os encontros serão compostos por uma parte teórica e outra prática, onde os participantes do curso poderão conhecer diferentes formas de se trabalhar com essa matéria.
Especificamente, na parte teórica serão apresentadas formulações para preparação do gesso para moldes, composição química das argilas, conceitos escultóricos e artistas de referência. Os participantes irão experimentar todos os procedimentos conforme eles forem sendo explanados.
Em relação à parte prática, por mais que todos estejam aprendendo o conteúdo teórico ao mesmo tempo, cada um irá aplicar esse conteúdo de acordo com as suas vontades de produção, por isso é tão importante o acompanhamento individual de cada trabalho por parte do ministrante. Junto desse acompanhamento individual serão apresentadas referências específicas para cada participante, possibilitando assim com que eles pensem no seu trabalho e como ele pode se expandir. Ao final do curso, caso seja possível, pretende-se fazer uma exposição com essas produções realizadas pelos participantes.
MATERIAIS
CURSO DE CERÂMICA I
- 5kg Argila,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada)
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
CURSO DE CERÂMICA II
- 5kg Argila,
- 2kg de gesso de secagem rápida,
- objetos para serem moldados,
- folha de acetato,
- estecas,
- 1m fio de nylon,
- jornal velho,
- saquinho plástico tipo de supermercado,
- 1 pedaço de tecido (pode ser camiseta velha, pano de chão… desde que não sintético),
- pedaços de madeira 30x30 cm (não pode ser MDF),
- pote plástico pequeno tipo yogurte ou algo similar,
- fita crepe,
- bloco de anotações,
- lápis,
- pincel macio,
- lixa para massa grão médio,
- esponja de pia (pode ser usada).
- *Observação: A lista de materiais será passada pelo professor no primeiro dia de aula para poder explicar seu uso e as necessidades, para só depois os alunos poderem adquirir.
HORÁRIO
Terça: 09h-11h
ou
Quarta: 09h-11h ou 19h-21h
ou
Quinta: 19h-21h
ou
Sexta: 19h-21h
EMENTA
O Curso esta voltado para dar todas as bases possveis dentro dos limites do público inscrito, para o desenvolvimento da boa fala, dicção, capacidade de comunicação e marketing pessoal.
OBJETIVOS
Apresentar as principais técnicas de Oratória e Apresentação em Público, marketing pessoal, linguagem corporal, dicção e impostação da voz, leitura expressiva, clareza e objetividade no discurso.
METODOLOGIA
BASE DO CURSO DE ORATÓRIA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL – SEMESTRAL - MÁXIMO 15 ALUNOS – UMA HORA DE AULA
- O QUE É A ORATÓRIA E O PODER DA AUTO ESTIMA
- EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
- TÉCNICAS VOCAIS
- EXERCÍCIOS TRAVA LÍNGUA
- A ORATÓRIA AO LONGO DO TEMPO
- TRABALHO COM TEXTOS NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS ALUNOS
- RELAXAMENTO E TÉCNICAS DE CONHECIMENTO SOBRE VALORES E CAMINHOS
MATERIAIS
- ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO;
- CAIXA DE SOM;
- CADEIRAS
- PAPEL E APOSTILA A SER IMPRESSA
HORÁRIO
QUINTA FEIRA
18h30min às 19h30min
EMENTA
A preparação vocal e a compreensão de vocalizes. O gerenciamento da respiração no canto. A agilidade e flexibilidade vocal no canto popular. O timbre e as possibilidades de ressonância no canto. Formantes e articulação para o canto individual e em grupo. Vibrato e sustentação vocal. Extensão e estabilização no canto. Afinação e desafinação vocal. A diversidade na voz e a escolha de repertório. Classificações vocais. Expressão cênica para o canto. Interpretação, dinâmica e performance. Alterações vocais e cuidados com a voz. O manejo da ansiedade de performance no canto individual e em grupo. Aplicação ao repertório.
OBJETIVOS
- Desenvolver habilidade de performance vocal;
- Conhecer a diversidade vocal e suas técnicas;
- Compreender as possibilidades de repertórios
- Apresentações para a comunidade;
METODOLOGIA
- Aulas práticas de canto coletivo com momentos de performance individual
- Apresentações artísticas para a comunidade;
- Aplicação de exercícios vocais;
- Dinâmicas de expressão corporal e vocal
- Análise de performances
MATERIAIS
- Piano,
- microfone,
- caixa de som,
- data-show
HORÁRIOSegunda: 18h-18h50 ou 19h-19h50;
ou
Quinta: 18h-18h50 ou 19h-19h50;
ou
Sexta: 19h-19:50
EMENTA
A disciplina procura elucidar a importância da linguagem teatral na formação do ser, como instrumento de participação política, social e cultural.Trata de fundamentos conceituais do Teatro estruturando camadas de conscientização contempladas pela apreciação, reflexão e prática artística.
OBJETIVOS
Geral: Promover a apropriação de saberes culturais e estéticos por meio do fazer teatral, inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão, bem como identificar e valorizara Cultura Artística Brasileira.
Específicos: Educar a sensibilidade e estimular a criatividade. Buscar e organizar informações sobre o Teatro em contato com diversos recursos. Exploraras competências e habilidades artísticas através do Teatro. Conhecer e valorizaras diferentes formas de manifestações artísticas da Cultura Brasileira.
METODOLOGIA
TEATRO (AULAS DE 1:15) – MÁXIMO 15 ALUNOS – ESPAÇO DO PALCO TERCEIRO ANDAR PROEX.
- NOÇÕES DO QUE É A ARTE TEATRAL
- TEATRO NO TEMPO E ESPAÇO
- EXERCÍCIOS DE VOZ
- EXERCÍCIOS DE CORPO
- EXERCÍCIOS E INTERPRETAÇÃO
- TÉCNICAS TEATRAIS
- MODELOS DE EXERCÍCIOS DE CRIATIVIDADE
- MINI ESQUETES TEATRAIS
- APRESENTAÇÕES DE MINI MONÓLOGOS
MATERIAIS
- Sala de aula ampla e arejada, adequada para as atividades de teatro.
- Roupa adequada para realização das atividades práticas.
- Material didático-pedagógico (textos, impressos, slides, projetor, caixa de som, cabop2-p10 etc.)
HORÁRIO
Sexta: 16:30- 17:45 ou 18:30-19:45
EMENTA
Este curso oferece uma abordagem abrangente da fotografia, desde os conceitos básicos até técnicas avançadas. Os alunos serão introduzidos aos fundamentos da composição, iluminação, exposição e narrativa visual. Através de aulas
teóricas e práticas, exploraremos diferentes estilos fotográficos, desde retratos e paisagens. Os alunos também serão incentivados a desenvolver uma visão pessoal e criativa, expressando-se através da linguagem visual da fotografia.
OBJETIVOS
Familiarizar os alunos com os princípios básicos da fotografia, incluindo composição, exposição e foco.
Explorar uma variedade de estilos fotográficos e gêneros, incentivando a experimentação e a criatividade.
Introduzir os alunos ao uso de diferentes equipamentos fotográficos, incluindo câmeras profissionais, analógicas e
celulares.
Desenvolver habilidades básicas em técnicas de edição e pós-produção de imagens.
METODOLOGIA
As aulas serão uma combinação de teoria e prática, com ênfase na participação ativa dos alunos. Serão realizadas apresentações para introduzir novos conceitos, seguidas de exercícios práticos para aplicação imediata do
conhecimento adquirido. Os alunos serão encorajados a trazer suas próprias câmeras, sejam profissionais, analógicas ou celulares, para as aulas práticas.
MATERIAIS
- Câmeras profissionais DSLR ou mirrorless(opcional)
- Câmeras analógicas (opcional)
- Smartphones com câmera
HORÁRIO
Sexta: 09h-10h ou 15:30-16:30 ou 16:30-17:30 ou 17:30-18:30
EMENTA: O curso "Estamparia Criativa” oferece uma imersão prática nas principais técnicas de estamparia manual, com foco em aplicar essas técnicas em projetos personalizados. Voltado para artesãos, designers e empreendedores, o curso visa capacitar os alunos a desenvolverem produtos únicos, como roupas, ecobags e embalagens, utilizando métodos tradicionais de estamparia.
OBJETIVOS:
Capacitar os alunos na criação de estampas exclusivas utilizando técnicas artesanais.
Fornecer conhecimentos práticos para aplicar estampas em diferentes materiais e produtos.
Desenvolver habilidades para criar uma linha de produtos personalizada (ex: roupas, ecobags, embalagens).
Incentivar a inovação e criatividade na personalização de produtos.
Orientar os alunos a desenvolverem um projeto completo do início ao fim.
METODOLOGIA:
O curso será dividido em módulos teóricos e práticos, com aulas presenciais expositivas, demonstrações ao vivo, exercícios práticos e projetos individuais.
As aulas serão ministradas em um ambiente colaborativo e interativo, permitindo que os alunos aprendam em grupo e individualmente. Cada aluno escolherá um projeto principal no início do curso para aplicar as técnicas aprendidas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Tecido liso (preferencialmente de fibra natural)
Tinta para tecido
Papel vegetal ou de engenharia
Lápis, borracha e régua
Goivas de linogravura, linóleo ou borracha para gravação de carimbos
Rolo de linogravura ou rolo de esponja
Estêncil e tinta spray
Mesa de trabalho e equipamentos de segurança (luvas, avental)
Fita adesiva de papel
Materiais diversos para experimentação (caixas de leite, folhas, texturas
naturais para frotagem)
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS:15
NÚMERO MÍNINO DE ALUNOS:10
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Terça-feira 18:30h às 20:30h
ou
Quinta-feira 09h30 às 11h30
ESTRUTURA DO CURSO:
Módulo 1: Introdução à Estamparia (4 semanas)
História e evolução da estamparia
Apresentação dos diferentes tipos de técnicas manuais
Equipamentos e materiais necessários
Escolha do projeto principal (ex: marca de roupa, série de ecobags, série de
embalagens)
Criação de mood board e paleta de cores
Módulo 2: Técnicas de Estamparia Artesanal e Experimentação (8
semanas)
Linogravura e carimbos: criação e aplicação
Serigrafia: técnicas básicas e intermediárias
Estampagem com estêncil: criação e aplicação
Técnicas de estamparia em materiais diversos (caixas de leite, papelão)
Frotagem: técnicas e aplicações com texturas naturais e artificiais
Criação de texturas e padrões com materiais encontrados no dia a dia
Aplicação das técnicas em tecidos, papéis e outros materiais
Módulo 3: Desenvolvimento do Projeto (4 semanas)
Planejamento do projeto escolhido
Esboço e refinamento de elementos gráficos
Produção de carimbos, telas e estênceis personalizados
Aplicação das estampas nos produtos escolhidos (roupas, ecobags, embalagens)
Módulo 4: Finalização e Apresentação do Projeto (4 semanas)
Revisão e ajustes finais das estampas
Aplicação final das estampas nos produtos
Fotografia e apresentação do produto final
Feedback coletivo e individual
Preparação de um portfólio ou apresentação para clientes
EMENTA:
O curso introdutório à pintura oriental Sumi-ê é um convite à apreciação desta técnica de pintura monocromática em preto e branco, realizadas a partir da tinta “sumi” (à base de fuligem de carvão) e água. Na interação com os materiais desta pintura, os participantes poderão desenvolver a própria gestualidade, a partir de orientações baseadas na literatura tradicional. O exercício desta antiga prática de pintura requer, além da gestualidade, uma contextualização com diversos conceitos orientais, especialmente os japoneses, que serão apresentados ao longo das aulas. Desta forma, participantes poderão também produzir pinturas com sumi e que o olhar possa transitar do antigo para o contemporâneo, do Oriente para o Ocidente.
OBJETIVOS:
- Apresentar a história e a filosofia do sumiê.
- Ensinar as técnicas básicas de manuseio do pincel e da tinta sumi.
- Desenvolver a sensibilidade artística e a capacidade de expressão com simplicidade e harmonia.
- Compreender a relação do sumiê com outros aspectos da cultura japonesa como a caligrafia, e a estética wabi-sabi.
- Incentivar a criação de composições próprias utilizando os princípios do sumiê.
METODOLOGIA:
Aulas teóricas expositivas. Demonstrações práticas das técnicas, exercícios práticos supervisionados. Discussão e análise coletiva dos trabalhos realizados. Projeto final com exposição das obras dos alunos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Tinta Sumi (líquida)1 e/ou Tinta Sumi em barra; Pedra Suzuri, base para preparo da tinta se optar pela tinta Sumi em barra;
- Papeis para caligrafia japonesa1 – Shodo (sugestão: Daiso);
- Pincel oriental (fude) n. 3, ou conjunto1;
- Potes para água, para preparo de diluições e limpeza de pinceis. Tecido ou papel absorvente.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 15
NÚMERO MÍNINO DE ALUNOS: 6
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Quartas: 9:00 – 11:30h
ou
Sexta: 14:00 – 16:30h
OBSERVAÇÕES: O aluno é responsável pela compra do material para a aula.
EMENTA
O Curso esta voltado para dar todas as bases possveis dentro dos limites do público inscrito, para o desenvolvimento da boa fala, dicção, capacidade de comunicação e marketing pessoal.
OBJETIVOS
Apresentar as principais técnicas de Oratória e Apresentação em Público, marketing pessoal, linguagem corporal, dicção e impostação da voz, leitura expressiva, clareza e objetividade no discurso.
METODOLOGIA
BASE DO CURSO DE ORATÓRIA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL – SEMESTRAL - MÁXIMO 15 ALUNOS – UMA HORA DE AULA
- O QUE É A ORATÓRIA E O PODER DA AUTO ESTIMA
- EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
- TÉCNICAS VOCAIS
- EXERCÍCIOS TRAVA LÍNGUA
- A ORATÓRIA AO LONGO DO TEMPO
- TRABALHO COM TEXTOS NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS ALUNOS
- RELAXAMENTO E TÉCNICAS DE CONHECIMENTO SOBRE VALORES E CAMINHOS
MATERIAIS
- ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO;
- CAIXA DE SOM;
- CADEIRAS
- PAPEL E APOSTILA A SER IMPRESSA
HORÁRIO
QUINTA FEIRA
19h30min às 20h30min
EMENTA: Desenvolver a prática dos instrumentos de sopro (flauta transversal ou sax) propiciando a vivência e execução individual e coletiva nas diversas formas de manifestação musical. O aluno deve levar seu instrumento.
OBJETIVOS: Desenvolver a prática dos instrumentos de sopro e percussão propiciando a vivencia e execução individual e coletiva nas diversas formas de manifestação musical.
METODOLOGIA: Aulas praticas, aulas de apreciação musical com e sem instrumentos
MATERIAIS UTILIZADOS: instrumentos de sopro, percussão e corpo. Para o curso de Sopro o aluno deve levar o instrumento.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 15
NÚMERO MÍNINO DE ALUNOS: 5
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
3˚feira
Sopro - 18:00 -19:00
OBSERVAÇÕES: Para o curso de Sopro o aluno deve levar o instrumento. Para o curso de Percussão solicita-se, preferencialmente, que o aluno traga um instrumento, mas essa condição não é obrigatória.
EMENTA: Desenvolver a prática dos instrumentos de percussão propiciando a vivencia e execução individual e coletiva nas diversas formas de manifestação musical.
OBJETIVOS: Desenvolver a prática dos instrumentos de sopro e percussão propiciando a vivencia e execução individual e coletiva nas diversas formas de manifestação musical.
METODOLOGIA: Aulas praticas, aulas de apreciação musical com e sem instrumentos
MATERIAIS UTILIZADOS: instrumentos de sopro, percussão e corpo.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 15
NÚMERO MÍNINO DE ALUNOS: 5
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
3˚feira
Percussão – 19:00h - 20:00
OBSERVAÇÕES: Para o curso de Sopro o aluno deve levar o instrumento. Para o curso de Percussão solicita-se, preferencialmente, que o aluno traga um instrumento, mas essa condição não é obrigatória. Aulas praticas, aulas de apreciação musical com e sem instrumentos. O aluno não deve necessariamente ter um instrumento de percussão para se inscrever.
EMENTA
Este curso avançado de fotografia oferece uma exploração aprofundada de técnicas fotográficas e expressões
artísticas. Os alunos aprimorarão suas habilidades em composição, iluminação, exposição e narrativa visual, explorando
estilos fotográficos mais complexos e artísticos, como o ensaio sensual. Através de aulas teóricas e práticas
incentivaremos a criatividade e a visão pessoal dos alunos, permitindo que se expressem através da linguagem visual da
fotografia.
OBJETIVOS
Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os princípios avançados da fotografia, incluindo composição,
iluminação e narrativa visual.
Explorar estilos fotográficos avançados e gêneros artísticos, incentivando a experimentação e a inovação.
Aperfeiçoar o uso de diferentes equipamentos fotográficos, com ênfase em câmeras profissionais e analógicas.
Desenvolver habilidades avançadas em técnicas de edição e pós-produção de imagens.
Introduzir e explorar a prática do ensaio sensual, abordando suas particularidades e técnicas específicas.
METODOLOGIA
As aulas combinarão teoria e prática, com uma ênfase significativa na participação ativa dos alunos. Cada sessão
iniciará com apresentações e discussões sobre conceitos avançados, seguidas de exercícios práticos e projetos para
aplicação imediata do conhecimento adquirido. Os alunos serão incentivados a trazer suas próprias câmeras
(profissionais, analógicas ou celulares) para as aulas práticas. Haverá também sessões dedicadas à análise crítica e ao
feedback coletivo sobre os trabalhos realizados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Revisão de Fundamentos e Introdução a Técnicas Avançadas
Composição avançada
Iluminação criativa
Exploração de Estilos Fotográficos Artísticos
Fotografia de retrato avançada
Fotografia de paisagem artística
Fotografia conceitual
Ensaio Sensual
Técnicas e ética do ensaio sensual
Comunicação e direção de modelos
Iluminação e composição específicas
Desenvolvimento de Projetos Pessoais
Criação de uma série fotográfica autoral
Planejamento e execução de projetos
Análise crítica e refinamento
Edição e Pós-produção
Técnicas de edição avançadas
Pós-produção artística
Exposição e Portfólio
Curadoria e montagem de exposições
Construção de um portfólio profissional
Apresentação e divulgação do trabalho
MATERIAIS
Câmeras profissionais DSLR ou mirrorless(opcional)
Câmeras analógicas (opcional)
Smartphones com câmera
EMENTA:
- Introdução à Escrita Criativa
- Definição e importância da escrita criativa.
- Diferenças entre escrita criativa e escrita técnica.
- Explorando a criatividade e a imaginação.
- Exercícios iniciais de escrita livre.
- Elementos da Narrativa
- Estrutura narrativa: início, meio e fim.
- Desenvolvimento de enredos e subtramas.
- Criação de conflitos e resoluções.
- Análise de exemplos práticos.
- Desenvolvimento de Personagens
- Criação de personagens memoráveis e tridimensionais.
- Desenvolvimento de biografias e motivações.
- Diálogo: como tornar a fala dos personagens autêntica.
- Arcos de personagens e evolução ao longo da história.
- Ambientação e Cenário
- Construção de mundos: realismo e fantasia.
- Uso de descrições sensoriais para enriquecer o cenário.
- Pesquisa e verossimilhança na criação de ambientes.
- Integração do cenário à narrativa.
- Estilo e Voz do Autor
- Identificação e desenvolvimento da voz própria.
- Técnicas de estilo: ritmo, tom e linguagem.
- Uso de metáforas, analogias e outras figuras de linguagem.
- Análise de estilos de autores renomados.
- Estratégias de Escrita
- Técnicas de brainstorming e mind mapping.
- Planejamento e organização do trabalho escrito.
- Edição e revisão: aprimorando o texto.
- Ferramentas e recursos para escritores.
- Gêneros Literários
- Introdução aos diferentes gêneros: romance, conto, poesia, etc.
- Características e convenções de cada gênero.
- Adaptação do estilo e abordagem ao gênero escolhido.
- Experimentação e combinação de gêneros.
- Publicação e Mercado Literário
- Introdução ao mercado editorial e opções de publicação.
- Processo de submissão de manuscritos a editoras e agentes literários.
- Publicação independente e autopublicação.
- Marketing literário e construção de uma presença online.
- Oficina Prática de Escrita
- Sessões de escrita guiada com temas específicos.
- Feedback coletivo e análise construtiva dos textos produzidos.
- Exercícios de reescrita e aprimoramento de textos.
- Desenvolvimento de um projeto final de escrita criativa.
- Conclusão e Reflexão
- Recapitulação dos principais conceitos abordados.
- Reflexão sobre o progresso e desenvolvimento pessoal.
- Planejamento de próximos passos na jornada de escrita.
- Discussão sobre recursos adicionais e comunidades de escritores.
OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades de escrita criativa.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos participantes.
- Proporcionar ferramentas e técnicas para a construção de narrativas envolventes.
- Preparar os participantes para o mercado literário e a publicação de seus trabalhos.
METODOLOGIA:
- Aulas teóricas e práticas.
- Exercícios individuais e em grupo.
- Leituras e análises de textos literários.
- Feedback contínuo dos instrutores.
- Projeto final que será apresentado e discutido em grupo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
NÚMEOR MÁXIMO DE ALUNOS:
20
NÚMERO MÍNINO DE LAUNOS:
10
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30.
OBSERVAÇÕES:
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O CURSO RÁPIDO DE NOÇÕES DE ESCRITA CRIATIVA
MATERIAIS BÁSICOS
- Caderno de Anotações ou Diário de Escrita
- Para anotar ideias, fazer exercícios de escrita e registrar o progresso.
- Canetas e Lápis
- Várias cores e tipos para diferenciar anotações e marcar pontos importantes.
- Computador ou Tablet
- Para escrever, editar textos e acessar recursos online.
- Programas de Edição de Texto
- Microsoft Word, Google Docs, Scrivener, ou qualquer outro software de sua preferência.
- Acesso à Internet
- Para pesquisas, leituras complementares e acesso a ferramentas online.
EMENTA: O curso procura oferecer ao aluno o primeiro contato com os materiais de gravura e a criação artística com as mais diversas técnicas. Além disso, ele conhecerá diferentes períodos da história da gravura, desde o seu surgimento até a contemporaneidade de forma gradativa. Espera-se que até o final do curso, os alunos desenvolvam sua percepção artística e de mundo, bem como o desenvolvimento de habilidades pessoais através de duas produções em ateliê.
OBJETIVOS:
- Demonstrar diferentes materiais e técnicas de gravura como a xilogravura, linoleogravura, gravura em metal, serigrafia, entre outros.
- Apresentar exemplos de artistas e obras a partir de uma breve história da gravura, relacionando-os com as produções em sala de aula.
- Orientar todas as etapas do processo de criação individual, desde o esboço inicial até a execução e finalização da obra.
- Desenvolver a apreciação e discussão das metodologias e das gravuras produzidas durante o curso.
- Reunir as produções autorais de forma que o aluno tenha um portfólio do curso.
METODOLOGIA:
As aulas serão compostas por um momento teórico, de contextualização de conteúdos (referencial histórico, artistas, obras, materiais e técnicas) e de um momento prático, no qual os alunos iniciarão seus projetos pessoais. Cada aluno terá acompanhamento individual pelo professor em todas as etapas da produção artística.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Materiais básicos: lápis grafite HB, borracha, apontador, régua, tesoura;
- Caderno de esboço;
- Goivas para gravura;
- Tintas para gravura;
- Rolo para gravura;
- Prensa;
- Placa de madeira;
- Placa de linóleo;
- Placa de metal;
- Ponta seca;
- Tecido;
- Papéis de gramaturas diversas (A3 e A4, 180 a 300g/m2, papel de arroz, etc.);
- Colher de pau;
- Baren;
- Espátula;
- Pasta para organizar os trabalhos desenvolvidos no curso.
Obs: outros materiais necessários serão solicitados no decorrer das aulas, sempre de forma antecipada.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 10 alunos
NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 05 alunos
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Quarta-feira – 09h30 às 11h30
ou
Quarta-feira – 18h30 às 20h30
EMENTA:
Neste curso, a partir de uma concepção interdisciplinar entre Arte e Ciência, os alunos podem adquirir uma ferramenta potente para o estudo da Anatomia Humana por meio da uma revisão dos fundamentos da linguagem do desenho; ampliar a percepção visual dos elementos formais como a linha, forma, tons e cores na perspectiva da Gestalt, aliada a utilização de diferentes materiais artísticos; e desenvolver soluções gráficas em práticas do desenho de observação no laboratório de anatomia, com o exercício de intercambio interdisciplinar entre diferentes áreas do conhecimento.
OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades de observação e representação da anatomia humana.
- Aprender técnicas de desenho e de ilustração.
- Estreitar as relações Arte e Ciência na produção de registros com potenciais de ensino, artísticos e científicos.
METODOLOGIA:
Aulas teóricas expositivas. Demonstrações práticas das técnicas, exercícios práticos supervisionados. Discussão e análise coletiva dos trabalhos realizados. Projeto final com exposição das obras dos alunos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Papel para desenho (canson e/ou sulfite) com gramatura mínima de 180g/m2
- Lápis grafite: HB, 2B, 4B e 6B (marca sugerida: Staedtler Mars Lumorgaph)
- Caixa de Lápis de cor (12 cores);
- Materiais básicos escolares: Borracha e Limpa-tipo; Estilete, Apontador.
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 15
NÚMERO MÍNINO DE LAUNOS: 6
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DA AULA:
Segunda feira: 9:30- 11:30 h.
OBSERVAÇÕES: Pré-requisitos: Idade a partir de 18 anos e com experiência prévia em técnicas de desenho.
- Pasta para organizar os desenhos desenvolvidos no curso.