Nepia/UEPG realiza capacitação para enfrentamento à violência

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia), realizou no último mês uma capacitação híbrida com o tema “Intersetorialidade e o trabalho em rede para proteção integral de crianças e adolescentes” para o município de São Miguel Arcanjo (São Paulo). A atividade foi ministrada pela professora Cleide Lavoratti.

O evento também teve parceria com a Associação Sãomiguelense para Sustentabilidade (Asas), organização focada na construção de estratégias voltadas ao enfrentamento às violências na região do Vale da Ribeira, conhecida como o Cinturão da Pobreza no Estado de São Paulo, através do Observatório Popular Cidade do Anjo (Opoca). O encontro contou com a participação de 40 profissionais de entidades governamentais e não governamentais que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

A mesa de abertura contou com a fala da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, que ressaltou o compromisso da instituição com o combate a todo os tipos de violência contra crianças e adolescentes, na perspectiva de construção de uma sociedade que respeite os direitos da população infanto-juvenil e que promova o seu desenvolvimento integral.

Tiago Miguel Knob, diretor do Observatório Popular Cidade do Anjo ressaltou em sua fala a importância do trabalho construído com o Nepia. “O Nepia participou a todo momento da construção e do planejamento do projeto por meio da assessoria prestada pela equipe e agora estamos na fase de execução, através de encontros com a rede municipal de proteção dos direitos da criança e do adolescente em São Miguel Arcanjo”.

O diretor comemora a superação das expectativas, que já eram altas, renovando as esperanças de avanço na estrutura municipal de proteção. “Sem a participação do Nepia seria muito difícil ter esta esperança forte e consciente para trabalhar com força, propriedade, eficiência e eficácia no combate e prevenção às violências e na promoção de direitos”, afirmou.

Projeto

O projeto “Nenhuma Criança e Nenhum Adolescente a Menos”, firmado pela Asas e Opoca com assessoria do Nepia, se estende pelo segundo semestre de 2023, com o objetivo de mobilizar a rede de proteção de São Miguel Arcanjo (SP) para planejamento, pactuação, implementação, monitoramento e avaliação da Política Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

Texto: Amanda Santos | Foto: Gustavo Collins
Skip to content